"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

O redactor principal

Reposição do Busto de Benfeitor de Coruche. (Noticia: “J.C.” Agosto/07, pág.6.)

«Fernanda Pinto, presidente da Assembleia Municipal, eleita pela CDU, devolveu ao executivo camarário a responsabilidade de decidir a reposição ou não do busto que foi arrancado em 1975 sob a força das armas, de militares vindos de Vendas Novas e contra a vontade da população»

Eu já sabia, que o rigor jornalístico não é o forte do redactor principal, mas assim é de mais!
Então não foi “gente ignorante e desclassificada montada em camionetas e tractores” que arrancaram o busto? Como repetidamente tem afirmado o seu jovem director.
Tal é, a obsessão do redactor principal que para mostrar serviço ao seu jovem director, cria uma nova versão, mais dramática sobre os acontecimentos daquele inesquecível 18 de Março 1975.

Uma coisa ficámos a saber o busto só foi arrancado pela pressão das armas, se não
ainda hoje lá continuava!

6 comentários:

Anónimo disse...

é preciso ser ignorante ao quadrado. tanto um como outro. Pedro, muito bem visto.

Anónimo disse...

E agora reparo naquela parte "contra a vontade da população". Caso para perguntar ao homem ESTAVA LÁ? assim é mesmo muita tonteira junta. É CLARO QUE A ESTÁTUA FOI ARRANCADA COM APOIO TOTAL DO POVO DE CORUCHE!

Anónimo disse...

benfeitor??? benfeitor??? mas quem é que este bajulador pensa que é para escrever isto?

Anónimo disse...

Nojo. É a única palavra adequada a este triste espectáculo em Coruche.

Anónimo disse...

Está visto: o redactor principal é gémeo do director desse pasquim salazarento.

Ainda hão-de descobrir uma terceira versão do caso, mais ou menos assim: «Em 18 de Março de 1975, pela calada da noite, um grupo de comunistas, chefiado por Álvaro Cunhal, arrancou e levou para sítio desconhecido o busto do saudoso major Luiz Alberto de Oliveira, benfeitor de Coruche e grande figura de democrata».

No número seguinte do pasquim, informarão: «Graças ao empenho pessoal do nosso Presidente da Câmara, será feita justiça: o busto do major será reposto no lugar que lhe pertence».

E, no número seguinte: «Um bando de arruaceiros, comunistas e congéneres, impediu a reposição do busto do major e que fosse feita justiça. Nem a intervenção esforçada do nosso Presidente da Câmara conseguiu evitar o infeliz desenlace».

Fernando Samuel disse...

Olá, Pedro! Mais uma vez, parabéns pelo teu blog e pela acutilância na abordagem dos temas que escolhes.
Vou iniciar hoje uma série de post's sobre a resistência antifascista. Se quiseres passar por cá, serás bem vindo. Um abraço.