"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Festas do Castelo (2)

Cortejo
_
Ao ler no jornal “O Mirante” (09/08/07), as declarações da responsável do cortejo nomeadamente, quando refere que irá ser retratada no cortejo a «vivência» das «casas abastadas» na vila de Coruche. «Em que as empregadas e cozinheiras vinham do norte para servir os grandes senhores».
Suscitou-me a seguinte reflexão:
Será que o objectivo do cortejo, hoje no séc. XXI, é exaltar e evidenciar a vida miserável que levavam aqueles e aquelas que vinham do norte do país «servir» nas casa dos grandes latifundiários, onde como todos sabemos naquele tempo, antes do 25 de Abril, eram vítimas das mais diversas formas de exploração, levando uma vida miserável para que os senhores “feudais” vivessem na opulência.
Não temos nós presente, como eram humilhadas, desrespeitadas e usadas para “todo serviço”, pelos grandes senhores e feitores.
É a vida de sofrimento e de exploração que se pretende exaltar?
A Câmara Municipal pode e deve preservar, as vivências, usos e costumes, as memórias e o património das nossas gentes e da nossa terra com a dignidade que se impõe e nunca numa perspectiva saudosista de um passado que não queremos voltar a viver e que parece que alguns terão saudades.

Pode-se e deve-se valorizar a tradição popular, tendo presente o passado mas sempre numa perspectiva de progresso social.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente estou farto da exaltação daquele tempo em que andava descalço. Estou farto de retratarem esse tempo como se fosse uma coisa boa.
Parece que ainda me dói os pés!

Anónimo disse...

Tempo, dos Filhos dos Homens que nunca foram meninos

Anónimo disse...

Já noutro local das conspirações e por outro motivo lancei um alerta que (ELES ANDAM AI) mas parece que ninguem quer ouvir.
Para infelicidade nossa ELES ANDAM AI e com uma força maior que antes.
A raivinha está lá.
Parece mentira mas até a nossa Camara mailo nosso presidente parecem estar a dar o rabinho a essa gente.
CUIDADO CAMARADAS onde poderem não os deixem mandar senão ...