"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Assembleia de Freguesia de Couço - MOÇÃO

A Assembleia de Freguesia de Couço ao tomar conhecimento de que um movimento dinamizado pelo Director do Jornal de Coruche visa a reposição da estátua, reabilitação e culto de personalidade a um oficial do exército, Luís Alberto Oliveira, profundamente ligado ao Fascismo (Ministro da Guerra, de Abril de 1933 a Outubro de 1934) decidiu manifestar de forma veemente o seu protesto contra essas mesmas pretensões.
Lembra esta Assembleia que durante o exercício ministerial de Luís Alberto Oliveira, aconteceram assassinatos políticos, deportações para a Fortaleza de S. João Baptista, o Decreto-lei de instituição da P.V.D.E., o Decreto-lei da fascização dos sindicatos, que proibia os sindicatos livres, a criação do SPN (Secretariado de Propaganda Nacional) que se tornou o instrumento fundamental da manipulação ideológica e orientadora do fascismo, a proibição de todos os partidos políticos e organização secretas e, a lei que obrigava os funcionários públicos a assinar a declaração anticomunista como prova de aceitação da Constituição fascista.
A liberdade de imprensa, conquistada depois do 25 de Abril de 1974, não é compatível com a campanha de branqueamento do fascismo, dos fascistas e o denegrir dos antifascistas, em particular dos comunistas que demonstram, de forma honesta, a justeza das suas convicções antifascistas.
É com a certeza de representarmos o Povo do Couço, membro Honorário da Ordem da Liberdade, e que sofreu durante a Ditadura fascista mais de duzentos anos de prisão no total e mais de trezentos dias de tortura, um Povo com uma História profundamente inscrita na História de Resistência ao fascismo em Portugal, que sabemos ser justa a nossa pretensão.
A Assembleia de Freguesia de Couço delibera por unanimidade:
1.Denunciar e condenar o branqueamento do Fascismo e seus protagonistas;
2.Saudar os resistentes antifascistas, reconhecendo o seu papel decisivo para o derrube da ditadura fascista;
3.Opor-se a qualquer tentativa de reposição da estátua de Luís Alberto Oliveira e recomenda aos órgãos competentes que assumam igual posição.
4.Remeter a presente moção ao Exmo. Senhor Presidente da República, ao Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República, ao Exmo. Senhor Primeiro-Ministro, a todos os Grupos Parlamentares, à Senhora Presidente da Assembleia Municipal de Coruche, ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Coruche, ao Senhor Presidente da Junta de Freguesia do Couço, à Associação 25 de Abril e à União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Fascismo NUNCA MAIS!
.
Assembleia de Freguesia de Couço em 21 de Junho de 2007
.
(In Jornal "MAIS REGIÃO" AGOSTO/07)

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma moção necessária! De um povo que muito sofreu com o fascismo, e que muito lutou e luta contra ele e contra a sua reabilitação, isto é não apagar a memoria, é mostrar a historia verdadeira e a historia que não queremos mais. Não queremos a estátua de um homem que representa Salazar! O regime Fascista!
É com agrado que vejo que na minha terra existe um jornal plural, um jornal que é MAIS REGIÃO, mais noticia, mais opinião, mais seriedade, mais rigor e mais coerência – Um Jornal QUE É DE Coruche! E por sua vez, é com tristeza que vejo a existência em Coruche de um jornal singular, formatado, limitado, de pensamento único, retrógrado, antiquado, manipulador, de ideias mortas, sem noticias – Um jornal de Lisboa para Coruche!

Anónimo disse...

De Lisboa mas é de Lisboa " a capital do império".

Anónimo disse...

Pois deve ser de Lisboa! a sede é em lisboa, e muitas assinaturas vieram por fax de lisboa, porque tambem muitos dos artigos quem os escreve são de lisboa não são coruchenses!nem sei se sabem onde fica coruche! onde fica? Claro que as noticias estão a cargo do redactor principal que é coruchense.

Anónimo disse...

o redactor principal é muito anjinho. Um dia a coisa sai-lhe furada e ele é que ainda tem de responder pelas ideias dos outros. É o típico testa de ferro. Já agora a Assembleia do Couço esteve muito bem e em unanimidade. FASCISMO MNUNCA MAIS!

Anónimo disse...

Fascismo Nunca Mais!!!

Anónimo disse...

É uma campanha que tem a finalidade unica - denegrir a Liberdade - conquista essencial de Abril. O fascismo em Portugal para estes Senhores - director do Jornal de Coruche - CDS, Presidente da Câmara de Coruche - PS e outros apaniguados fopi um passeio turistico em que ninguem morreu, ninguem foi torturado, não houve medo.
As torturas sofridas os direitos suprimidos, o que foi isso - uma invenção de uns quantos comunistazecos!!!
Mas o Povo tem que abrir os olhos porque eles não dormem - os algozes.
FASCISMO NUNCA MAIS! VIVA A LIBERDADE! 25 de ABRIL SEMPRE - estão na ordem do dia, não se pense que está tudo bem - ACORDA MANEL!!!