"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 12 de agosto de 2007

Não resisto a fazer alguns comentários

Ao ler isto e isto.

Afirma JCP que 1991 foi o “Ano de viragem das festas , politizadas até aí pela CDU que governava a Câmara Municipal de Coruche.”

Não resisto a fazer alguns comentários:

Se a “viragem” e a “reposição das tradições” foi em 1991 não se percebe então porque insiste o actual Presidente da Câmara em afirmar que 2002 foi o ano da “entrega das festas ao Povo” e da “reposição das tradições” – que tradições? Rodeios brasileiros? Largadas de toiros à moda dos Açores? Sobre isto, JCP nada diz. Onde está a sua sensibilidade para os valores e as tradições Coruchenses, que em 1991 diz ter aplicado na organização das mesmas?
.
___
Escreve ainda JCP: “O Cortejo Etnográfico e do Trabalho voltou a ter ,nesse ano,a presença de Campinos e muitos jovens envergando trajes dos finais do sec XIX , inicio do sec XX . Os ranchos folcloricos e Juntas de Freguesia, algumas Casas Agricolas e Instituições , e as centenas de portas a que bati solicitando o empréstimo desde peças de vestuário a objectos usados nas fainas da lavoura ou na decoração de casas rurais tiveram uma colaboração importante na preparação das figurações integradas no Cortejo ena Exposição.”
.
Não diz JCP, que foi muito bem pago, para bater ás “centenas de portas” como diz ter feito. Não corresponde assim à verdade a afirmação: “Honro-me , como Coruchense de ter dado o meu modesto contributo para isto.”
.
___
Sobre a apreciação feita por JCP ao papel do actual Presidente da Câmara, quando afirma que “O então vereador da Cultura Dionisio Mendes teve papel importante na decisão da Câmara da altura para que as Festas retomassem o caminho da tradição e fossem abandonados modelos "politicos" que nada tinham a ver com Coruche e com as Festas.”

Como eu compreendo JCP. A vida em 1991 era difícil, hoje continua, o dia de amanhã é incerto e nada melhor de que estar sempre de bem com quem exerce o poder.
P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade.
(António Aleixo)

2 comentários:

Anónimo disse...

Comentários necessários...

Anónimo disse...

lol.aguardemos pela resposta