"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sexta-feira, 6 de março de 2009

A 6 de Março de 1921

Comemora-se hoje o 88 aniversário do PCP
_

_____

A 6 de Março de 1921, na sede da Associação dos Empregados de Escritório, em Lisboa, realiza-se a Assembleia que elege a direcção do PCP.

_

Estava fundado o Partido Comunista Português. Nele confluem décadas de sofrimento e luta da classe operária portuguesa, as lições das grandes vitórias da classe operária internacional, os ensinamentos de Marx, Engels e Lenine.

_____

Com a fundação do PCP a classe operária portuguesa encontra a sua firme e segura vanguarda.

-

_

De então para cá, o PCP foi – é – um partido interveniente e activo, contra a política de direita, lutando pela construção de uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e exploração, a sociedade socialista e comunista.

_

_

Viva o PCP

40 comentários:

Anónimo disse...

Parabens ao PCP!

Anónimo disse...

E diziam que no tempo do fascismo eram maltratados
Oh para eles todos gordinhos e de bandeirinha no ar, todos contentes como se fossem alternativa a alguma coisa.
Alguns comunistas até lagostas comiam enquanto pernoitavam nas celas, eu fui preso uma vez, sei bem que isto é verdade e muito mais teria a dizer.
VIVA O PS, a ÚNICA FORÇA VIVA que LUTOU no SALAZARISMO e que no FASCISMO COMUNISTA DO PREC, SALVOU OS PORTUGUESES DE UMA TERRÍVEL DITADURA ONDE O POVO ERA MORTO A TIRO OU À FOME!

Fomos nós com a nossa força, que vos derrotamos. Não foi a Igreja, nem o PSD, nem muito menos os CDS-PP! Se em Portugal hoje existe uma democracia, deve-se ao SENHOR Mário Soares, destilem o veneno que quiserem, eu sei que vós doi.

Ah.. e VIVA O PS CORUCHE, nós cá estaremos para ajudar essa grande equipa, que tem feito mais pelos coruchenses, dos que voçes em 30 anos

Anónimo disse...

"Brigadas Socialistas disse..."

nada!!! O PS nem existia antes do 25 de Abril, uma mentira pegada este comentário mas o que se pode fazer, somos livres dizer o que quisermos...



Viva o Partido Comunista Português

Anónimo disse...

Viva o PCP
Viva o Partido dos Trabalhadores

Anónimo disse...

Meus caros!
Os Socialistas Verdadeiros (PS), existem em Portugal desde pelo menos 1875!

Anónimo disse...

já me esquecia, VIVA O PS, o partido do POVO, das MASSAS TRABALHADORAS! VIVA, VIVA O PS CORUCHE, que deu vida a esse lindo regaço ribatejano, depois da miséria e da apatia!
Estamos cá para vos desmascarar

Anónimo disse...

nem sabes o que dizes nem dizes o que sabes... o partido do Povo das massas trabalhadores, qual PARTIDO?

PS é e foi o partido do capital
basta ir ao jornais e ver...

BPN
CGD
CIMPOR
FREEPORT
AUTARQUIAS

Anónimo disse...

Liberdade, foi essa a grande conquista do cravo, liberdade que poderemos agradecer á nossa historia, que permitiu a revolta como força de mudança. Abriram as portas ao pensamento em forma de palavras, trouxeram uma liberdade á tanto esperada, todos nos vergamos sobre toda esta coragem. Agora se forem espreitar na bancada do poder na assembleia das ideias que nos ditam o percurso da nação, estão lá com muitas cores de camisolas senhores que outrora lutaram com convicção no PCP e hoje tem outra cor partidária. Por isso parabens PCP por existir e por ter dado á nossa politica a escola de muitos homens que hoje já não vestem a camisola fundamentalista do comunismo mas que olham a esquerda como o espaço onde se vive em paz pela igualdade com deveres e direitos entre todos os homens.

Anónimo disse...

O passado já foi, já passou...
O Presente e FUTURO agora é com o PS!
Viva a Liberdade!
Viva o Desenvolvimento!
Sempre contra as ditaduras de direita ou de ESQUERDA (PCP/CDU).

Viva Coruche!

Anónimo disse...

O PS não traz nada para o país nada para o concelho. Nem no futuro irá trazer! Mas enquanto muitas pessoas andarem enganadas, o PS sempre continuará no poder mas o que é certo é que isto cada vez está pior para muito pior continua, até um dia!

O que me espanta mais, é darem tanta importancia ao PCP, ás pessoas do PCP, e a necessidade de indicar o PCP como um Partido sem soluções, será que estas soluções que o PCP tem não são as soluções certas! será que objectivo não é mesmo esconder estas soluções, que de certo não são as soluções melhores para o capital, mas sim para os trabalhodores.

Por isso eu acredito mais no PCP como nunca acreditei e por isso vou votar CDU nas proximas eleições e não me importem que não ganhem mas que fiquem com mais força com mais representatividade que me defendam quando eu ficar sem trabalho (o que não falta muito com este andar)

Sim, viva o PCP

Marques

Anónimo disse...

Concordo plenamente acho que está na altura de mudar e de ver outras forças no poder.
E depois criticar agora o que tenho visto é as coisas saltarem de PS para PSD para PS e para PSD-CDS PP e para PS.
O país está mal e mal continua a crise existe está para fica e não podem culpar o PCP nem outras forças que nunca estiveram no poder e acho que isto é comum a todos por isso eu também vou votar CDU e como jovem trabalhador estudante quem até agora foi a "minha" fabrica foi a CDU com a deputada Ilda Figueiredo e sito explica muita coisa, quem na realidade anda no terreno haver os problemas.

Gostei do blog e vou voltar, apesar de não ser de Coruche
um abraço

Anónimo disse...

O PCP teve muito poder antes do 25/04, embora depois tenha perdido o poder todo! A verdade, é que o poder esteve nas mãos do PCP durante o PREC, durante 2 anos! Os portugueses lembram-se da terrível experiência! Estivemos entregues à aos ataques epilépticos de gente perigosa! Fizeram queimadas de livros, torturaram pessoas, usaram a censura, a policia politica do PCP (COPCON) onde estavam assaltantes... e elementos terroristas mais tarde acusados pela morte de dezenas de pessoas! Tentaram implementar campos de re-educação, agiam sempre na traição a Portugal, pela negação da nossa essência, vendendo Portugal, enchendo os seus bolsos, ocupando palácios para camaradas poderem usufruir! Foi pena o Melo Antunes.. ter intervido por vós, estiveram a beira de desaparecer, mas o povo já vos conhece e o Povo não insiste no erro!
Vocês ainda eram mais FASCISTAS do que os FASCISTAS!
Viva o PS, a verdadeira força democrática!
Viva Coruche! Abaixo o PCP, órfão de uma ideologia morta e responsável pela dor a milhões de pessoas! VIVA O SOCIALISMO DEMOCRATICO! ABAIXO O FASCISMO COMUNISTA!

Anónimo disse...

que ódio

Anónimo disse...

COPCON! que pensamento louco! que discurso louco. Não fales do que não sabes.

Anónimo disse...

Ó camarada que escreve vários comentários, para parecerem muitos! Não me trate por tu, que não o conheço(a) de lado nenhum e posso ter o dobro da sua idade! Limite-se a discorrer sobre a sua maneira de ver o mundo e não engane quem o lê!

Anónimo disse...

Pedro: Viva o P.C.P., muitos mais 88 anos, para bem dos trabalhadores e do povo!

Sobre esse anónimo "Brigadas Socialistas": Com tanta raiva, com tanta falsidade, com tantas entradas iradas, bem se confirma que, a coberto da palavra "socialista", se escondem desgostosos fascistas, saudosos do outro "nacional-socialismo".
Numa palavra: mete nojo!

Um abraço.

Anónimo disse...

entao deves ter 80 anos tás perto de ir embora menos mal

Anónimo disse...

viva o Partido Comunista Portugues unico partido que defende o socialismo!

Anónimo disse...

entre o nacional-socialismo e o estalinismo qual é a diferença...?
O estaline (comuna pois) exterminou mais de 30 milhões de pessoas, familias inteiras, será que isso o desculpa e vos iliba de responsabilidades também perante a história?

Socialista a 100%!
Sempre contra o fascismo, seja de esquerda ou direita, sempre ao lado das massas trabalhadoras!

Anónimo disse...

Brigadas Socialistas, continuarão na vigia a este antro a bafio, mentira e fuga perante a verdade da história mundial! Somos democratas (vocês não), a nossa força, está na discussão, não na prisão de pessoas e atropelo das liberdades individuais de cada um, sempre fomos justos e respeitamos todos os portugueses, não nos vendemos a moscovitas, não destruímos a economia de um pais, pelo contrário, estimulamos a mesma e fazemos os países crescer.. não os tornamos em coreias, albânias, cubas, zimbabwe's... nem somos imperialistas como os soviéticos!
Tanto exemplo de comunismo no mundo e nem um vos permite entrar nesta discussão com seriedade e clareza de factos!
São assim mesmo os comunistas... nós temos a força da juventude com o partido, vocês terão apenas.. boas recordações em que faziam o que bem lhes apetecia, sem dar chavo a ninguém e às gerações vindouras!

Anónimo disse...

Cada vez mais criticam o PCP, cada vez mais dizem que PCP está ultrapassado, cada vez mais mentem sobre o PCP, cada vez mais dizem que o socialismo comunismo é uma farsa, cada vez mais eu acho que a solução passa pelo PCP pela CDU pelos comunistas, dizem mal por dizer, dizem mal sem olhar a verdade, julgam se donos absolutos e totalitários dela.
Para mim e para muitos (e com desgosto de muitos) o PCP está mais forte, resiste a todas as investidas capitalistas e imperialistas destes pseudo-Socialista que nada mais sabem fazer do que olhar para os seus umbigos.
Desde o fim da união soviética o mundo está pior, as pessoas estão piores, a realidade é crise e crise, falta alimentos, falta valores, falta honestidade, a sociedade está no salve-se quem poder, a guerra existe e continua a paz tarda, eu continuarei a lutar ao lado do PCP pois o PCP é meu e de muitos mais trabalhadores.
Viva o PCP que resiste e vive à 88 anos, tomara muitos partidos chegarem a esta idade... vamos ver!

"Brigadas Socialistas" honestidade, clareza e rigor nunca foi o forte do PS (pseudo socialistas)

Anónimo disse...

ehheeeh...
Mensagem educada e com conteúdo, respeito isso! Mas as concepções históricas estão erradas e a verdade é que o PCP é um beco sem saída... para a melhoria da vida do Povo Português!
PS Triunfará... em todas as linhas mais uma vez! O PCP é um partido residual, se há pessoas que o rebatem, é porque não compreendem como pode haver portugueses a agitarem determinada bandeira estrangeira... o PCP está a perder o seu espaço até para o bloco!
Veremos!

Anónimo disse...

Brigadas temo pela tua saúde mental. Para além de "ligeiramente" desorientado eu ainda nao percebi o que queres dizer com a fábula (sim, fábula!) de que o p"s" existia antes do 25 de Abril. Está bem que existia o mário so ares mas, esse senhor nao se deu nada mal com o fascismo: fazer férias de luxo num país tropical e com criados pretos foi o máximo que lhe aconteceu. Mas isso sabes tu muito bem. Assines como facho negro, como brigadas (eu percebi a piadola das Schutzstaffel= brigadas nacional-socialistas) ou anónimo é claro como água que estás doente.

Anónimo disse...

Rapariga Vermelha Olá!
Tinha que idade quando a união soviética se eclipsou? Eu já tinha muitos anos de luta contra os fascismos e as injustiças, devo dizer que fiquei impressionado como havia tanta miséria por aquelas bandas? Você não se lembra pois...
Em relação à piadola que faz em relação ao PAI da democracia representativa, nem vou responder, pois reflectem a cassete do PCP de sempre, onde a mentira continua a prevalecer! Apenas é doente quem não vê a verdade à sua frente...
Demonstrámos com a nosso vigor, na última semana, que o PS é a única força politica, capaz de fazer as reformas, encaminhar Portugal no rumo certo, reduzindo o déficit e melhorando o nosso poder de compra. Estamos no caminho certo, rumo à maioria! Viva o PS, Viva Mário Soares, a grande figura do 25 abril, viva o PS Coruche!

Anónimo disse...

Camaradas,responder às idiotices de alguem que se declara nazi e se diz do PS é uma perda de tempo.
O PS não é um partido que tem no seu seio muitos democratas, muitos homens e mulheres que ajudaram a transformar este país.
Os seus dirigentes é que nunca seguiram uma linha que respeitasse os Estatutos, tal como não repeitam a Constituição por eles aprovada.
Viva o PCP o partido que está com o Povo.

Anónimo disse...

Em Coruche o PCP comemorou ontem os 88 anos de vida do PCP.
Um jantar convívio foi mais uma vez o pretexto para que várias dezenas de comunistas e simpatizantes se encontrassem no Farnel.
Angelo Alves do CC numa intervenção atentamente escutada pelos presentes avisou das tarefas que se avizinham e das dificuldades agravadas com a crise internacional.

Anónimo disse...

Nazi?
Anonimo não me ofenda!
Chamarem-me NAZI OU ESTALINISTA, levo isso como um atentado a todos os socialistas deste País, que lutaram ao lado do POVO, na luta o contra o anti-semitismo bacoco (vocês odeiam os judeus e mataram mais do que o vosso amigo Hitler)
Sempre contra os nazismos imperialistas, sempre contra os colonizadores do URAIS ou expansionistas como Hitler!
Vou trabalhar e só devo voltar a ligar-me segunda, aproveite... para ripostar e sentir-se vencedor do debate!
Viva o Partido SOCIALISTA
Abaixo os anti semitas (nazis e comunas)
Abaixo todos os racistas!
ABAIXO O PCP, que defende a miséria para todos, menos para os do cartão.

Anónimo disse...

Eu fico impressionada é com a miséria que vejo por estas bandas e que cresce a cada dia que passa.E, claro, impressionada com a tua miséria intelectual. Já não me devia admirar. Diz Olá! Olá! Olá!, a quem quiseres mas nao a mim que não me conheces de lado nenhum e vai papaguear como verdadeiro papagaio acéfalo, que és,desse partido "socialista" medíocre, cretino, ladrão e mentiroso.Aqui, na Rússia e na China.-----------------------------------------------
Se há merda que me faz logo chegar a mostarda ao nariz é paternalismos da treta com a idade.Foda-se.

Anónimo disse...

Surge aqui indicio de uma demência precoce, talvez seja da idade extremamente avançada.

Anónimo disse...

Camaradas deixem o Sr. brigadas falar.. afinal somos pela liberdade de expressão e por isso não deixaremos que deixe de exprimir as suas frustações e angústias.. sim porque na verdade este senhor sofre com o facto de depois de 88 (54 dos quais em clandestinidade) o PCP aind persitir e não desistir da luta diária contra o capitalismo ( e claro o seu tão querido PS)!! Hoje e sempre o PCP continuará a luta e não baixará os braços perante as dificuldades... Viva o PCP!!!!

Anónimo disse...

Tomando Farinha 33 valerás por 3!
Pouca da nossa juventude está perdida, ainda bem! Aos rapazes que aqui escrevem, falta-vos o melhor da vida, experiência e saber.
Qualquer pessoa externa a esta discussão, vê a forma como recorrem ao insulto, escapando-se sempre à contra-posição das ideias com factos!
Há coisas que são sempre assim...
Sra. Dolores, são pela liberdade de expressão? essa é para rir, não insulte quem sofreu, quem foi preso às vossas mãos, quem foi torturado, que viu livros a serem queimados!
VIVA O PS, VIVA A ACÇÃO REFORMADORA DOS SOCIALISTA, RUMO A UMA EUROPA LIVRE E JUSTA!
Partido Socialista, a força democrática que nos salvou de duas ditaduras! Viva! Somos fortes e temos uma doutrina.

Sempre a descobrir as carecas de gente hipócrita e mentirosa!
Voltaremos!

Anónimo disse...

FREE TIBET!

Anónimo disse...

O Dr. Abel Matos Santos Explica!

Anónimo disse...

who?
Sempre na exposição da verdade!
Brigadas Socialistas!
3 Jovens da JS, com ligação familiar e identificativa ao Couço e a Coruche.
Não nos rendemos a ataques mesquinhos, somos orgulhosos da nossa maneira de estar na vida! Somos COERENTES!

Anónimo disse...

Temos quem nos doutrine e nos explique os vossos métodos! Um grande abraço para esse grande "cromo"! Grande lutador pela liberdade e pelo Povo! Sofreu para nós hoje vos podermos desmascarar, o nosso Obrigado

Anónimo disse...

Temos a verdade do nosso lado...
Lutamos todos os dias, ao lado de quem defende a justiça e a liberdade individual! Vocês NÃO!!!!
VIVA O PS NACIONAL, VIVA O PS CORUCHE

Anónimo disse...

Soluções para a terra nada, é só dizer mal, bota abaixismo puro! São assim mesmo os sectários do partido comunista! Portugal está com o PS e o PS está com Portugal...
Força Sócrates, mostra-lhe como se fazem reformas!
Força Dionísio Mendes, mostra como se tira um concelho da apatia e do desgoverno, como se desenvolve a terra e se melhora a vida do habitantes desse lindo pedaço tão ribatejano!

Anónimo disse...

É um spam, não dar importancia!

Fernando Samuel disse...

VIVA O PCP - Partido da Resistência antifascista, durante a qual foi o único a não obedecer à ordem salazarista para se dissolver, e a optar pela luta, assumindo as consequências dessa opção: as perseguições, as prisões, as torturas, por vezes a morte.
VIVA O PCP - Partido de Abril, da conquista das liberdades, dos grandes avanços revolucionários e civilizacionais, da Constituição da República Portuguesa, então o mais avançado e progressista texto constitucional da Europa;
VIVA O PCP - partido da resistência à contra-revolução iniciada pelo primeiro governo institucional, chefiado por Mário Soares, em 1976, e prosseguida por sucessivos governos PS/PSD/CDS que têm vindo a liquidar tudo o que de mais democrático, avançado e progressista a Revolução de Abril nos trouxe, fazendo chegar Portugal à dramática situação em que se encontra hoje;
VIVA O PCP - Partido do Futuro, que luta hoje contra a política de direita de Sócrates/PS - que serve os interesses exclusivos do grande capital - e por uma política que sirva os interesses da imensa maioria dos portugueses: os que trabalham e vivem do seu trabalho, os que já trabalharam e lhes vêem ser negadas as pensões e reformas dignas a que têm direito, e os que legitimamente querem entrar no mundo do trabalho e só vêem à sua frente obstáculos, dificuldades e muros.
VIVA O PCP - o PARTIDO!

Anónimo disse...

Essa cassete já todos sabemos!
Nós gostávamos era de ouvir argumentação palpável... contraposição de factos.

É só isto que têm para dar?
Achamos que conseguem melhor.