"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 25 de julho de 2009

Sempre de cócoras perante os Poderosos

De cócoras perante os Poderosos e Endinheirados é esta a maneira de estar do PS, seja ao nível do governo central, seja no plano municipal. Em Coruche exemplos não faltam. Hoje e até porque estamos no Verão, trago para reflexão o “Açude da Agolada”. Espaço de lazer, com grande qualidade ambiental, frequentado anos a fio por milhares de pessoas de Coruche e “de fora”.

O PS com a sua politica destruiu o Açude enquanto espaço de lazer, livre e aberto a todos os cidadãos.

Com a chegada do PS à Câmara, em 2002, e a pretexto de pôr termo a um litígio judicial com a proprietária, os socialistas na câmara capitularam perante as exigências da dita. Nem o Presidente da Junta de Coruche “piou”, ele que tanto gosta de auto-exaltar as suas "qualidades" de “coruchense” e de usar expressões do estilo “só por cima do meu cadáver”, enfim fanfarronices!
Assim temos que os socialistas aprovaram na Câmara, com a oposição da CDU, em 3 de Novembro de 2004, um documento intitulado “TERMO DE TRANSAÇÃO” que na prática transferiu a gestão do Açude para a proprietária como esta pretendia há anos, ficando para a Câmara todos os encargos relativos à vigilância no Açude, apoio médico aos utentes sempre que necessário e a limpeza e conservação do espaço e dos equipamentos. Como se verifica tudo que implicava despesas e responsabilidades ficaram para a Câmara, a gestão do parque de estacionamento, das entradas e dos equipamentos Municipais, passaram para a proprietária – QUALQUER CIDADÃO PODE E DEVE REQUERER A CONSULTA DESTE “TERMO DE TRANSAÇÃO” SE DÚVIDAS TIVER SOBRE O QUE AQUI É DESCRITO. ESTE É UM DIREITO DE QUALQUER MUNÍCIPE.

Não é (nunca foi) a propriedade dos terrenos do Açude que está (esteve) em causa, mas sim os direitos dos cidadãos do Concelho e “de fora” a usufruírem do Açude e do espaço envolvente, que foi criado pela Câmara Municipal logo após o 25 de Abril. Aliás à exemplos em Concelhos vizinhos, em que as populações podem livremente usufruir de Açudes e outros espaços de lazer que são propriedade privada, como são os casos da Barragem de Magos em Salvaterra e do Gameiro em Mora, cujo os acessos e circulação são livres e gratuitos.



PS: Sempre de cócoras perante os Poderosos

16 comentários:

A DIREITA EM CORUCHE disse...

O terreno, o açude e os acessos sãom particulares
Têm dono
Jám não estamos no tempo da REFORMA AGRÁRIA

Anónimo disse...

Realmente é uma pena já não podermos ir ao açude, se tem dono a CMC que compre os terrenos, se o proprietário não quer vender, a CMC pode sempre utilizar o direito de interesse publico:)
Não se trata de tar nos tempos da reforma agrária, a 5 anos atrás também não estávamos e íamos todos ao açude:) E já agora porque é que a câmara há de pagar qualquer coisa, por mais insignificante que seja se o açude é privado?

Anónimo disse...

Anónimo da 20:40 Realmente não tens amor nem por ti, nem por Coruche nem por ninguém, deves ser o dono do açude, porque acho que só mesmo esse é que acha que aquilo é dele e só dele, eu tenho muita pena, se um dia um filho meu não poder ir andar para o açude de bicicleta, ir ao açude pescar, ir ao açude passear, ir lá fazer seja o que for como eu fui e como muitos jovens foram.
É realmente uma pena perder-se um espaço de lazer como esse para o interesse de uma única pessoa.

Anónimo disse...

Anónimo da 20:40 Realmente não tens amor nem por ti, nem por Coruche nem por ninguém, deves ser o dono do açude, porque acho que só mesmo esse é que acha que aquilo é dele e só dele, eu tenho muita pena, se um dia um filho meu não poder ir andar para o açude de bicicleta, ir ao açude pescar, ir ao açude passear, ir lá fazer seja o que for como eu fui e como muitos jovens foram.
É realmente uma pena perder-se um espaço de lazer como esse para o interesse de uma única pessoa.

A DIREITA EM CORUCHE disse...

Não somos os donos do açude, mas temos pena, pois que a herdade da Agolada é uma boa herdade.

Jeremias disse...

É claro que a propriedade é do homem, foi a mãe dele que a pariu e, assim sendo ele pode fazer o que lhe der na gana, com a complacência do sr mentes e outros da sua laia, até daqueles que noutros tempos achavam o contário. Modernices!
Ora o dito Açude foi um sitio classificado de interesse ambiental, mas os algozes do mesmo ps, tal como destruiram a Reforma Agrária tambem encontraram forma de destruir a legislação que regia estes sitios com interesse publico.
Não é por acaso que se hoje tivermos a urgente e natural necessidade de cagar quando vamos numa estrada,. mesmo nacional, não há remedio senão fazê-lo na berma da dita porque os tais senhores a quem as mães lhes pariram as terras têm tudo vedado a arame farpado, que para cúmulo é pago por todos nós, através de chorudos subsidios.
Arre Porra, o acude é de todos, ainda por mais se é a câmara que com o nosso dinheiro o mantêm!!!

Carlos disse...

Nem mais Jeremias!

Anónimo disse...

A grande parte das áreas protegidas em Portugal são particulares e não é por isso que não têm uma legislação que as protege.

Os açudes são particulares mas até meados do proximo ano a classificação de sitio classificado mantêm-se, até lá depende da camara fazer alguma coisa para fique com outra classificação que permita a utilização.
Eu por mim duvido que façam alguma coisa.

Anónimo disse...

O dono não quer lá ninguém, no entanto pelo facto do açude ser classificado recebe subsidios extra do ministerio da agricultura

Anónimo disse...

Este executivo PS este Presidente é muito fraquinho, acabam por ficar "Sempre de cócoras perante os Poderosos"

Rufia disse...

Não sei porque se invoca falar tanto de reforma agrária para desculpabilizar a má gestão do PS nesta como em outras áreas.Que se saiba o açude foi classificado como àrea de Paisagem Protegida pelo ilustre Coruchense Arquitecto Ribeiro Teles, tal como o do Monte da Barca e o Centro Histórico da Vila de Coruche.Este Coruchense que nunca se assumiu como pessoa de esquerda tomou estas decisões vanguardistas e de promoção e valorização concelhia, que duraram até ao momento de o Mentes assumir o poder local e como homem que se diz de "esquerda moderna" tomar decisões de lambe-botas dos agrários e pôr no lixo o trabalho de todos os seus antecedores.Longe vai o tempo em que o sr Mentes até a Fonte da Sesmaria Nova (Ao lado do Açude da Agolada)exigia a sua reconstrução e devolução à comunidade e também é do mesmo dono......trapalhices à.... Mentes!

Anónimo disse...

Bom Post Rufia!

Jeremias disse...

Concordo contigo Rufia.
O Sr. Mentes é isso mesmo!

Anónimo disse...

Açude do monte da barca:

Situa-se a cerca de 9,5 km da vila de Coruche e tem uma albufeira com cerca de 2,5 km de comprimento, numa área de 884ha. Envolvido por maciços de sobreiro e pinhal, constitui um espectáculo de rara beleza, convidativo para passeios a pé, desfrutando plenamente o ar puro e a tranquilidade. Propicia também a prática de desportos aquáticos e da pesca.

Isto é o que diz na pagina da CMC, em locais de interesse.
Agora digam-me lá como é que uma pessoa lá vai, se os donos cortaram tudo o que é estradas e partiram tudo o que é infraestruturas de Apoio, Mesas, bancos, caixotes do lixo, tudo.. Na pagina dizem uma coisa mas na realidade fazem outra.

o proprietário disse...

É curioso como todos os senhores que aqui escrevem sentenças têm um total desconhecimento da realidade. O Açude da Agolada não foi feito pela Câmara, nem pelo PS nem pelo 25 de Abril, nem tão pouco para espaço de lazer. Foi feito pela família do proprietário à umas centenas de anos para fins agrícolas, de onde, caso não pensem no assunto, sai comida para vocês e para os vossos filhos.
É triste ver tanta gente invejosa. Se respeitassem seriam respeitados, assim não merecem respeito nenhum. E para que fique registado, a grande parte dos encargos de manutenção não são suportados pela Câmara.
É por mentalidades como as acima descritas que o país está neste estado. Em vez de produzirem qualquer coisa ficam-se pela inveja e cobiça.

o Trabalhador disse...

Perguntas de um Operário Letrado

Quem construiu Tebas, a das sete portas?
Nos livros vem o nome dos reis,
Mas foram os reis que transportaram as pedras?
Babilónia, tantas vezes destruida,
Quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas
Da Lima Dourada moravam seus obreiros?
No dia em que ficou pronta a Muralha da China para onde
Foram os seus pedreiros? A grande Roma
Está cheia de arcos de triunfo. Quem os ergueu? Sobre quem
Triunfaram os Césares? A tão cantada Bizâncio
Sò tinha palácios
Para os seus habitantes? Até a legendária Atlântida
Na noite em que o mar a engoliu
Viu afogados gritar por seus escravos.

O jovem Alexandre conquistou as Indias
Sózinho?
César venceu os gauleses.
Nem sequer tinha um cozinheiro ao seu serviço?
Quando a sua armada se afundou Filipe de Espanha
Chorou. E ninguém mais?
Frederico II ganhou a guerra dos sete anos
Quem mais a ganhou?

Em cada página uma vitòria.
Quem cozinhava os festins?
Em cada década um grande homem.
Quem pagava as despesas?

Tantas histórias
Quantas perguntas