"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 4 de julho de 2009

Democracia e (ln)justiça











_

Um estudo da “SEDES” apresentado no seu congresso que se realizou ontem sobre “a qualidade da democracia em Portugal” concluiu que o maior problema da democracia é o descrédito da justiça.


Devido a um caso recente com contornos eminentemente políticos, de que tive conhecimento, ocorrido no tribunal de Coruche, sou levado a concordar com a conclusão daquele estudo.

Com efeito, a postura do juiz durante e após a leitura da sentença deixou a assistência perplexa. Ao contrário do que é habitual, o magistrado além de nunca ter olhado para o arguido durante a leitura da sentença, no final da mesma não lhe dirigiu uma única palavra, saindo apressadamente da sala de audiências.


Quem assistiu ficou com a convicção que terá sido por má consciência.

4 comentários:

Anónimo disse...

Não foste o único a reparar!!! Foi um clima muito estranho, vi algumas gotas de suor no magistrado, não deveria ser do calor que lá havia ar condicionado.

Anónimo disse...

A Democracia e a Justiça mudam consoante o poder politico, isso ninguém tem duvidas.

Anónimo disse...

curiosamente os comunas não comentam esta ... Vá digam o que se passou no tribunal. qual foi a sentença.

Anónimo disse...

Uma vergonha foi o que aconteceu no tribunal de Coruche, melhor uma imcompetencia, não sei quem é a Srª Juíza mas aqauela decisão depois do que o delegado do ministério público disse, só pode ser um linchamento. O que o homem fez em benefício de outros louvável em termos sociais, imoral por discriminação negativa, não justifica tal decisão e, então se comparados com Felgueiras, Torres, Valenmtins e outros que tais, tudo indica que foi para o bolso deles então...