"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 16 de julho de 2009

PS NÃO ACAUTELA INTERESSE MUNICIPAL

Ao aprovar o protocolo “Serviço de Transporte Ferroviário de Passageiros entre Coruche e Lisboa”, o PS -lo com uma grande doze de irresponsabilidade.
Estabeleceu compromissos financeiros e outros, cujo volume ninguém está em condições de avaliar.
_
Impunha-se que antes da assinatura deste protocolo, tivesse sido elaborado um estudo económico ou financeiro que permitisse com objectividade avaliar um conjunto de indicadores e só após esse estudo avançar ou não para a sua aprovação.

_
- Quantas pessoas se deslocam para Lisboa diariamente? 100? 200? Ninguém sabe ao certo com rigor!

- Das que se deslocam para Lisboa quantas tencionam optar pela viagem de Comboio?

- Os horários devem ser adaptados às necessidades dos eventuais passageiros e não aos interesses da CP/REFER. Será que os horários propostos servem eventuais utentes?

- O tarifário deveria ter sido previamente definido por forma, que os eventuais utentes possam avaliar das vantagens do transporte do comboio
.


Não basta o presidente da câmara afirmar que diariamente vão para Lisboa centenas de Coruchenses. Para haver rigor neste processo deveria ter sido feito o estudo mencionado, que desse resposta às questões referidas e a outras que ajudassem a câmara a tomar uma decisão final.
Mas o PS assim não entendeu e aprovou o protocolo que responsabiliza a câmara pelas seguintes questões:
_
- Assegurar ligações rodoviárias regulares da vila para a Estação de Caminho de Ferro e vice-versa. Articuladas com os horários dos comboios. (Quanto vai custar à câmara?)

- Executar os trabalhos nos espaços circundantes à estação de Coruche, nomeadamente no que diz respeito à interface e acessibilidades pedonais e rodoviárias. (Quanto vai custar à câmara?)

- Assegurar a manutenção e conservação dos espaços interface e acessibilidades. (Quanto vai custar à câmara?)

- Assegurar a gestão, limpeza e vigilância pública nos espaços afectos aos passageiros, parque de estacionamento e interface, na estação de Coruche com níveis de qualidade a acordar entre as partes. (Quanto vai custar à câmara?)

- Comparticipar em 16.66% dos défices de exploração se os houver, procedendo ao respectivo pagamento mensalmente. (Quanto vai custar à câmara?)



Pela descrição feita das responsabilidades que cabem à câmara de Coruche, fica evidente que este processo foi tratado à pressa, sem qualquer estudo prévio sério que permitisse por um lado apostar na reactivação deste serviço e por outro acautelar o interesse público municipal.


Estranho é que o presidente da câmara, quando confrontado com a necessidade de apoiar os Coruchenses mais carenciados, diga que a vocação da câmara não é dar esmolas e remete para a “caridade” da segurança social.
Para este negócio com a CP/REFER “abre os cordões à bolsa”, da forma como ficou demonstrado, só porque pensa que com assinatura deste protocolo obtém mais uns votos.


ESTA GESTÃO MERECE SER CASTIGADA PELOS CORUCHENSES

22 comentários:

Carlos disse...

já toda gente percebeu que era bom ter esta ligação a Lisboa porém nada justifica que ela exista, não temos assim tanta gente que vá utilizar este transporte, vai ser um investimento sem retorno, um péssimo investimento para Coruche, não vem numa boa altura! E se já se fez e pagou muito por tanto estudo no concelho, não percebo porquê agora que realmente se justifica um estudo rigoroso não se o faz!
Realmente partilho da mesma opinião, desnorte e pressa é que vai com este PS. Que cada vez mais demonstra incompetência e muita demagogia em aprovar este protocolo! Nós Coruchenses é que vamos pagar todo este investimento sem retorno provado para o concelho. Está se a criar um défice gigante para o Município. É isto que o PS nos tem para dar!

Anónimo disse...

Os comunistas acham que não faz falta a ligação ferroviária Coruche - Lisboa! É por isso, que saltaram da CMC. Vocês além de atrasados e retrógrados, não sabem o que é a palavra desenvolvimento! Há efectivamente centenas de pessoas, que usariam este serviço, desde que acessível e com um bom horário!

Anónimo disse...

O pior post que li aqui neste blog, tenha paciencia, mas o facto de criticar apenas por necessidade tira-lhe todo o crédito. Aqui está o tipico comportamento de quem diz não ao progresso.
Que se preocupe com os desfavorecidos, com as injusticas socias, entre outros problemas que merecem um olhar atento de todos nós é uma coisa, agora usar tudo para fazer uma campanha anti-ps já comeca a tornar-se evidente demais.É por este tipo de atitude e critica que essa terra nunca passou de cepa torta, é uma vila cara, habitação cara, alimentação cara, fechada ao desenvolvimento, porque todos invejam as posições de topo, são todos mais espertos que os que ocupam os lugares de comando dos destinos dessa vila, sejam quem for que exerca a função. Isto é um bloqueio evidente do que se pode fazer por essa terra, por este tipo de atitudes é que em vez de andarmos para a frente ficamos parados no tempo e com mentalidades isoladas do resto do mundo.

Anónimo disse...

Bem vocês PS ou não conhecem o protocolo aprovado ou não sabem mesmo do que estão a falar.
Este investimento como foi feito não vai ter vantagens para os Coruchenses.
Os horários já foram apresentados e não são "boms" para nós!
O investimento vai ser pago todo pela Câmara que neste momento não vive bem financeiramente. As obras e todos os arranjos à volta são suportados pela Câmara.
Este investimento vai provocar um rumbo na gestão financeira e económica da câmara.
A isto não se chama progresso! Mas sim irresponsabilidade politica no desenvolimento do concelho, estamos a fazer uma coisa sem perceber nem apresentar retrocesso. Fazer por fazer chama-se desnorte e falta de caracter!
Já se perguntaram porque é que o transporte de passageiros por comboio já saiu do Concelho à anos, talvez porque já não se justificada e não compensava pelos números de utentos. É essa a realidade! A isto não se chama progresso! Chama-se irresposabilidade!

Anónimo disse...

Isto caracteriza bem o PS Coruche:

«Estranho é que o presidente da câmara, quando confrontado com a necessidade de apoiar os Coruchenses mais carenciados, diga que a vocação da câmara não é dar esmolas e remete para a “caridade” da segurança social.
Para este negócio com a CP/REFER “abre os cordões à bolsa”, da forma como ficou demonstrado, só porque pensa que com assinatura deste protocolo obtém mais uns votos.»

Anónimo disse...

"que usariam este serviço, desde que acessível e com um bom horário!"

Anonimo das 10:27, já viste os horários??? Vamos ver quantos utentes vão usar este serviço! Desenvolvimento sim isto tem tudo de desenvolvimento, não somos contra mas somos contra as coisas mal feitas e este é mais um caso, mas por isso tu és PS e eu voto CDU! Gosto de gente séria e competente!

Anónimo disse...

Uma vergonha esta actitude do PCP, de criticar por criticar. Tenho que concordar com o cartaz do PS que diz "uns limitam-se a dizer mal".
É claro que esta é uma boa notícia para Coruche, é óbvio. Ainda que depois tenha que sofrer alguns ajustes, nos horários por exemplo. Se não fosse um bom serviço, este processo não teria o total envolvimento da câmara de salvaterra e da câmara do cartaxo.
O PCP de Coruche merecia ter outro tipo de pessoas à frente, seria melhor para todos existir um PCP credível, que fizesse política com seriedade, não isto...

Anónimo disse...

"Gosto de gente séria e competente!"

Mas eu nem sequer sei que são as pessoas do PCP em Coruche!

Já foram!!!

Anónimo disse...

Agora não tem outra frase que "é criticar por criticar" tenham dó de nós, olhem bem para o que estão a fazer em Coruche

Claro que há envolvimento das outras camaras, mas não está ainda protocolos assinados, porque lá nos outros concelhos há discussão e debate não se avança para as coisas sem estudos!!!

Só gente formatada e com palas é que não percebo este post muito pertinente. é por estas e por outras que não irei votar no PS desta vez!

«Estranho é que o presidente da câmara, quando confrontado com a necessidade de apoiar os Coruchenses mais carenciados, diga que a vocação da câmara não é dar esmolas e remete para a “caridade” da segurança social.
Para este negócio com a CP/REFER “abre os cordões à bolsa”, da forma como ficou demonstrado, só porque pensa que com assinatura deste protocolo obtém mais uns votos.»

Anónimo disse...

Acho que este post é muito importante e revelador para esta questão e não é um post do PCP mas sim do entre linhas entre gente, e concordo com estas questões aqui levantadas.
Acho que isto aparece agora de uma forma apressada e sem discussão, são as pressas do PS para mostrar obra, que não foi feita em devida altura. È a prova provada que as obras aparecem todas nas vésperas, rigor, coerencia e caracter não são qualidades deste presidente PS

Anónimo disse...

Não vejo aqui nada a dizer que o PCP é contra esta ligação Coruche - Lisboa. Não sejam demagogicos!!!!

O que aqui vejo escrito é prova que isto foi feito com muita irresponsabilidade do PS, prejudicando em muito o concelho, mas isto só não vê quem não quer!
Não confundam discusão e oposição com "dizer mal".

um abraço, muito bom post!

Viva Coruche disse...

Mesmo à comuna, dizer mal por dizer! Seja qual for a atitude vocês dizem sempre mal! Não conseguem estar calados! É a velha cassete! Aliás vocês são os tais que ganham sempre, mesmo quando perdem! :D

Viva o PS!

Anónimo disse...

Força Barreirinhas,Eu não sou do PCP mas gosto muito deste blog, aqui podemos ver as borradas que PS de coruche faz, Quanto ao tema, acho que é bom para coruche ter uma ligação a lisboa de comboio, mas temos de saber até que ponto é que é rentavel, por exemplo eu vou todos os dias para lisboa, e não me serve o comboio.
Acho que só pode ser bom para quem vá para o parque das nações ou para perto de santa apolonia, ou então para pessoas de idade que não tenham carro e tenham de ir ao medico a lisboa. Agora resta saber quantas pessoas é que vão de utilizar este novo transporte.

Anónimo disse...

E quanto aos xuxialistas que vêm aqui dizer mal por dizer, vejam é se fazem alguma coisa de jeito, e trabalhem, que o vosso mal é não fazerem um cu.

Anónimo disse...

Eu partilho da mesma opinião do Anónimo das 17:24

Anónimo disse...

Força Barreirinhas,Eu não sou do PCP mas gosto muito deste blog, aqui podemos ver as borradas que PS de coruche faz, Quanto ao tema, acho que é bom para coruche ter uma ligação a lisboa de comboio, mas temos de saber até que ponto é que é rentavel, por exemplo eu vou todos os dias para lisboa, e não me serve o comboio.
Acho que só pode ser bom para quem vá para o parque das nações ou para perto de santa apolonia, ou então para pessoas de idade que não tenham carro e tenham de ir ao medico a lisboa. Agora resta saber quantas pessoas é que vão de utilizar este novo transporte.

17-07-2009 17:24

Anónimo disse...

QUEIRAM OU NÃO NÓS TEMOS A MAIORIA! SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS O FUTURO DE CORUCHE COMO QUEREMOS, POR ISSO DEIXEM NOS TRABALHAR, SOMOS NÓS QUE DECIDIMOS E MANDAMOS!!!

VOCÊS PCP(s) NÃO CONTA, NEM VOCÊS NEM O PSD, NEM MIC, NINGUÉM QUE APAREÇA. FALAMOS TODOS DEPOIS DAS ELEIÇÕES! MAS DEPOIS NÓS JÁ DECIDIMOS MUITA COISA QUE NÃO VÃO CONSEGUIR ALTERAR.

Anónimo disse...

A DITADURA AÍ ESTÁ NO SEU MELHOR!!
JÁ NEM SEQUER A ESCONDEM: ELES QUEREM; PODEM E MANDAM, NEM QUE SEJA FAZER COISAS QUE PREJUDIQUEM CORUCHE: VOCÊS CORUCHENSES NÃO TÊM NADA A VER COM ISSO (eu não sou de Coruche). ELES É QUE PÕEM E DISPÕEM. VOCÊS ^NÃO CONTAM!!
Leiam bem o comentário do anónimo das 19:04h.
Vejam mas é se mudam isto, a minha ajuda têm-na, pois mesmo não sendo de Coruche é aqui que eu voto...

Anónimo disse...

Agora até escrevem a fazerem-se passar por alguém do PS... uma vergonha esta forma de estar na vida pública! Uma vergonha... apresentem ideias e projectos, deixem-se do simples bota-abaixo. Digam-nos quais as vossas propostas estruturantes para o concelho.

Anónimo disse...

Anónimo das 13:16, não inventes, não temos culpa de vocês terem pequenos ditadores como apoiantes.


São estas pessoas que queremos para Coruche? Eu não!

Anónimo disse...

Que estranho não ter havido estudos! Então os "Estudos" Augusto Mateus???
Já saíram do Concelho?? Que vergonha, tomam se decisões importantes sem ouvir ninguém e dizem eles que são democráticos, pois então?

Anónimo disse...

Neste módulos de o município paga tudo, de horários desencontrados com as necessidades da população coruchense, não me interessa ter uma Estação de Comboios só por ter, uma Ligação que só dá prejuízo ao Municipio!
Lucro nunca ela vai dar mas já que dá prejuizo que servi alguns Coruchenses que o possam utilizar este serviço. Porque eu com estes horários vou para Coruche como sempre de Autocarro, já que não tenho carta de carro.
Assim não

Anónimo disse...

muito bom post!
Muito pertinente!

Uma abraço