"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Incoerências

Para a construção do Novo Quartel de Bombeiros e da Nova Sede da SIC, a maioria PS que (des)governa a câmara argumenta que só com financiamento do governo central e da comunidade, é possível construir tais infra-estruturas.

Já para o projecto "eleitoral" de reactivação do Transporte Ferroviário de Passageiros entre Coruche e Setil, a maioria PS (em vez de exigir do governo central (PS) que assuma as suas responsabilidades e competências obrigando a CP a reactivar este serviço público) prepara-se para assumir encargos financeiros vultuosos e outros, numa área que não é da competência municipal.
_
Porque razão assume a Câmara responsabilidades que são do Governo e não as que são de sua competência?

_
Por este andar, ainda vamos ouvir o presidente da câmara, anunciar um protocolo com a “Estradas de Portugal – EP" em que a Câmara assume a construção da nova travessia do Vale do Sorraia que o PS (no governo) há mais de 20 anos vem adiando.

30 comentários:

Anónimo disse...

Neste não voto mais, não gosto de pessoas sem rigor e coerencia! Já chega de arrugância! Vota MIC

Anónimo disse...

VOTAR NO MIC É VOTAR NO PDS-RENOVADO

Anónimo disse...

.... PDS???? isso é o quê??

Anónimo disse...

Vota mas é no Bloco!!
O Bloco do Futuro!

Anónimo disse...

Mais uma vez vemos bem quem decerto está aqui para defender e informar os Coruchenses.
Cada um a fazer campanha para sim!
Já leram o post? muito bem Barreirinhas, continua, já todos vimos que esta dos comboios não passa de protocolo eleitoral, caça ao voto!

Anónimo disse...

Então PS(S) já não atacam o blog foram para a praia com o calor ou têm entrada vip no açude da Agolada?
Mais uma dos PS? Já nem podemos visitar os Açudes!

Socialista_Coruchense disse...

... é que realmente já toda a gente percebeu que escrever aqui é uma pura perca de tempo, e se tempo é dinheiro...Este espaço serve apenas para dizer mal de tudo, é uma espécie de Botabaixismo repleto de inveja. Por isso, comunas, preparem-se para levar a 3ª derrota, e depois voltamos a falar.

Anónimo disse...

Aqui fica uma sugestão: coligação CDU/MIC/Bloco.
Para ganharem ao careca devem equacionar tudo, pensem nisto.

Anónimo disse...

Mesmo à arrogantes, "voltamos a falar" depois das eleições!
Socialista Coruchense nós todos é que já vimos é o que realmente vocês fazem (não fazem) em Coruche. Vocês confundem oposição e critica com botabaixismo e dizer mal, tenham dó?!!! Concerta Socialista Coruchense

Socialista_coruchense disse...

... falta-te muito de formação democrática, como é normal nos Comunista. Este executivo foi mandatado pela maioria dos Coruchenses, para governar o concelho de Coruche durante 4 anos. Final este prazo, o povo será soberano na escolha do próximo executivo. Eu aposto que será novamente reconduzido, porque felizmente as pessoas em Coruche, nestes ultimos 8 anos, viram que se fez alguma coisa, isto se comparado com 23 anos de gestão Comunista em que nada se fez.
Portanto tudo aquilo que se disser até lá, é o normal do ser comunista: parasitar as desgraças alheias,gritos e insultos.
Depois das eleições, voltamos a falar.

Anónimo disse...

Ao "xuxualista coruchense" recomendo-lhe que faça uma visita ao Açude do Monte da Barca para ver qual tem sido o mau trabalho do PS na área do ambiente e da promoção do concelho.Recomendava-lhe que fizessem lá a apresentação dos V/candidatos, para assim terem a dimensão da realidade.

Anónimo disse...

Esta dos açudes, merecia um post exclusivo, longe vai o tempo em que havia parque de campismo no açude da agolada, mesmo depois disso e antes de fecharem o açude, ao fds havia centenas de pessoas que vinham de fora, para passar ali umas belas tardes, realmente foi uma pena perder-se o espaço, o açude do monte da barca já nem se fala, o dono partiu mesas, cortou caminhos, e disse, isto é meu e só meu.
É óbvio se fosse eu o dono, não gostava que fossem para lá porcos, sujar tudo, e fazer merda, mas tenham dó, os açudes são um espaço de lazer que todos nos coruchenses temos direito, tenho a certeza que com uma boa vontade a CMC resolvia o assunto. Mas pelos vistos querem é festas, Viva a Maia e o buda bar coruchense.

Socialista_Coruchense disse...

... para além da falta de formação democrática, tens também manifesta falta de informação, e isso é mais grave. Como deveria saber, o Instituto de Conservação da Natureza em 1998 retirou ao Açude do Mt. da Barca e ao da Agolada, o estatuto de sitios classificados, porque em boa verdade, não havia sustentebilidade cintifica para tal. Para além do mais e como deveria saber, esse espaço tem um legitimo proprietário, que desde sempre tem manifestado o seu desacordo total pela utilização ao publico de um espaço que é sua propriedade. A Autarqui por diversas missivas tem tantado um acordo que até agora não foi possivel. No entanto já foi manifestado ao ICN a vontade da autarquia em que sejam reclassificados estes espaços como sitios de interessse municipal. Convêm portanto, que o sr. quando fala(escreve) saiba o que diz e não mande papaias para o ar tipo revolucionário de meia tigela. É que não estamos proprimente em 1975, quando os srs. entravam em tudo o que era propriedade privada e diziam que "agora isto é nosso" e que passados uns anos a estragar e delapidar património alheio, abandonaram os terrenos e ficaram com o dinheirinho nos bolsos ganho com a exploração do património alheio. Possivelmente conheço melhor que o sr. tanto o açude do mt. da Barca como o da Agolada. Melhor este ultimo, dado residir nas próximidades, e ninguém mais do que eu ficou trista com esta situação. O ideal seria, óbviamente um entendimento mais alargado entre a autarquia e o proprietário, e que estes espaços fossem regulamentados e regulados, com melhoramentos e introdução de de novas infraestruturas, onde o proprietário, claro está, deveria cobrar por um serviço prestado e concordo, até limitar a afluência de pessoas que me recordo bastantes vezes prejudicava a fauna e a flora do local.Portanto não me chocaria absolutamente nada, pagar para usufruir de condições óptimas tipo praia
fluvial....porque tudo na vida tem um preço e já não estamos própriamente nos tempos da reforma agrária. Agora existe democracia e justiça. e já agora da próxima vez que aborde um assunto, faça o favor de se informar, para não me fazer perder tempo !

Anónimo disse...

Jovem Coruchense DIZ:

Primeiro agradeço que me trate como cidadão que sou e não como militante do PCP, e quero esclarecer-lhe que não tenho a mínima obrigação de saber as directivas do ICN, porque não trabalho lá e muito menos na CMC.
Segundo, não me ouviu dizer que queria invadir nada, porque tenho propriedades minhas e não gostava que me as invadissem.
Por fim, falei como cidadão, e das saudades que tenho de vir da fajarda, passar pelo açude, ver centenas de pessoas a divertirem-se, de ir ao açude a pesca, de ir fazer o percurso de manutenção e de sentir o ar puro.
E tenho a certeza como eu há muita gente que sente o mesmo.
Quanto a pagar para ir ao açude, isso já não concordo consigo, tá certo que há um proprietário, mas também é certo que o interesse publico esta por cima disso.
Quem sabe se com um bom protocolo entre a CMC e o respectivo proprietário não resolveria o assunto.
Acho que temos o direito de desfrutar das coisas boas que têm o nosso concelho, especialmente a natureza. Não podem fazer nada Sr socialista?

Anónimo disse...

Os estudos como se vê só são indispensáveis quando se trata de desculpabilizar a falta de tabalho e de atenção da gestão xuxialista porque para o TGV Coruche/Setil mandaram os estudos à fava.

Anónimo disse...

Já que este blog é frequentado por todo o tipo de partidos, deixo aqui umas ideias.

- Façam um passeio para bicicletas e peões entre Coruche e a erra.

- Façam um espaço multiusos onde possa haver uma exposição e/ou concertos

-Dinamizem o rio para desportos aquáticos e pesca desportiva.

- Façam a sede aos bombeiros coitados que já não têm onde dormir.

- Podiam fazer uma sede conjunta para a SIC e outras colectividades culturais, nesse mesmo complexo podiam fazer uma sala de ensaios para bandas da terra.

Anónimo disse...

"pagar para usufruir" é a frase que tão bem define, e foi aqui escrita pelo socialista coruchense,o que é o PS(e o alternadeiro PSD)na Câmara ou no Governo. Sabemos bem o que é pagar para usufruir educação, saúde, lazer, cultura, justiça, etc. Muito me (nos) separa dessa mentalidade que não se "choca" com o pagar por serviços "óptimos". Alternativa é romper com esta ideia, que tentam a todo o custo replicar, de que nos devemos resignar ao que não podemos controlar (i.e à ambição desmedida pelo lucro). Mas é que não nos resignamos MESMO!

Socialista_Coruchense disse...

...em resposta ao jovem coruchense, que curiosamente é meu conterrâneo (Fajarda)começo por lhe pedir desculpa por o tratar como militante do PC, efectivamente só o ecrevi, porque este blogue é vermelho e comunista da cabeça aos pés.Adiante... também eu sou do tempo que iamos a pé e de bicicleta para o açude da Agolada, passando pela passagem de nivel, aproveitando a distração do guarda e comendo uns morangos e umas melancias pelo caminho e até depois uns anitos mais tarde lá levei algumas namoradas... Realmente tenho saudades desses tempos. Mas tenho que reconhecer, que os tempos são outros, e que após a decisão do ICN, o proprietário que até aqui estava constantemente em litigio com a Autarquia, ganhou outro folgo e outra legitimidade e impôs condições que a Autarquia como pessoa de bem teve que negociar. Não funcionário nem da CMC (felizmente) nem do ICN, e também não sei se este foi o melhor acordo. Mas uma coisa é certa, aquele espaço e aquele açude têm dono, e se o espaço fosse seu ou meu, também não gostaria de o ver demasiado ocupado, com campismo selvagem, rallys diurnos e nocturnos, corte de pinheirinhos para o Natal, casa de banho vandalizadas, lume acendido fora dos locais próprios, etc. e eu assisti a um pouco disto tudo. Óbviamente que concordo consigo, que seria louvável um entendimento entre as duas entidades, que pudesse beneficiar a comunidade. Mas deverá concordar que tudo tem um preço, e que o legitimo proprietario, porque se trata de propriedade privada, quererá rentabilizar um espaço que é seu e não público. Concordo plenamente, que se limite, por exemplo o nº de pessoas por dia neste espaço, para que o mesmo possa dar o tal prazer que procuramos.Por outro lado sempre podemos esperar pelo resultado do pedido da autarquia ao ICN, para reclassificação dos dois Açudes.´.. É que dizer mal de tudo e todos não chega, é preciso ser realista.
Para si um abraço do amigo Fajardense!(que por acaso é militante - por convicção - do Partido Socialista)

PS - nota de rodapé para o "Aldeia Vermelha" > com o tempo acabarás por resignar, como de de resto em quase todo o mundo os Comunista resignaram de desapareceram, a bem da Comunidade. Mantêm-se ainda os regimes totalitários da China, da Coreia do Norte,e de Cuba onde impera a falta de respeito pelos direitos humanos, as prisões arbitrárias e as perseguições politicas, espelho este de um regime - o de Salazar - tão odiado e combatido por vós Comunistas, mas que agora o fazem de igual ou pior forma. E daí, felizmente a alternativa de poder nunca passar por vós, porque povo que é soberano é inteligente já conhece o vosso botabaixismo e a vossa má lingua. porque em boa verdade, vocês nunca apresentam alternativas, nem propostas. Eu percebo, é mais fácil dizer mal, e por isso "pela boca morre o peixe".

Anónimo disse...

Ao xuxialista coruchense quero relembrar que qualquer cidadão (ainda)tem o direito de frequentar e pescar em qualquer açude ou barragem privada ou pública deste País (é um direito constitucional ok?).Mas como os xuxialistas são mais papistas que o Papa, parece que até esse direito nos querem tirar.
Relembrar que desde a decisão do ICN em 1998, já passaram 11 anos, tempo mais que suficiente para resolver a situação dos açudes,se tivesse havido trabalho,competência e vontade politíca.

Anónimo disse...

Jovem coruchense diz:

Socialista_Coruchense, afinal parece que você é que invadia terrenos para roubar morangos e melancia:)
Devia ser do PCP quando era pequenino.
Agora essa dos açudes já podia ter sido resolvido à muito tempo, Nós (Coruche), não podemos ser reféns do ICN, e muito menos do Dono, Afinal uma simples pessoa, mesmo sendo o proprietário não tem o direito de privar centenas de pessoas de uma coisa "que sempre foi delas".
Por lei parece que até tem, Mas tenho a certeza que vocês CMC, tem instrumentos para dissuadir o proprietário, como por ex aumentar-lhe até ao limite máximo os impostos municipais.
Quanto ao limite de pessoas, isso já é relativo, já vi o açude com muita gente, mas nunca vi o açude com falta de espaço.
Quanto a ordem, e óbvio que tudo tem de ter regras, quem não compre é multado ou preso.
As coisas bem-feitas, era ser um espaço semi publico, em que os lucros da fauna e flora revertiam para o proprietário, e que a parte de vigilância e manutenção pertencesse a CMC.
Assim o dono podia ETAR descansado, que havia quem cuidasse do recinto sem ele ter de pagar, e nós podíamos ir lá quando quiséssemos sem ter de mostrar o BI ou Sem ter de Pagar 5 euros para quem não é de Coruche.

Socialista_Coruchense disse...

... começo por lhe recordar, que em 1998 a autarquia ainda era (des)governada pelo partido comunista, na pessoa de um presidente que não sendo natural de Coruche, nunca se importou muito com o desenvolvimento da terra, e aí está o exemplo, também ele não conseguio persuadir o ICN, nem renogociar com o proprietário a situação que hoje se apresenta.

Anónimo disse...

Sr. socialista, se bem me lembro o açude só tem portões, há 5/6 anos no máximo, Ai já são vocês no comando.
Eu quero é saber o quê é que vocês podem e devem fazer, Isso sim é que interessa
Se não podem fazer nada são tão inúteis e incompetentes como o Brandão.

Socialista_Coruchense disse...

Imagine agora que a propriedade onde está inserido o Açude era sua. e que finalmente estava desvinculado perante um organismo estatal da obrigação de servir o interesse publico, e que sobretudo estava farto da forma como tinha tratado anteriormente o seu espaço e que além disso agora lhe era possivel rentabilizar o espaço, ou seja : quem quer ir ao MEU Açude, paga. Aquilo que se pode e deve fazer, a Autarquia tanto quanto sei - porque não trabalho lá nem preciso, nem sequer tenho ligações próximas com os eleitos - já o começo a fazer, ou seja, está a pressionar o ICN, para que considere o local como de "interesse municipal" o que na prática e no limite obrigaria o proprietário, segundo algumas condições a impor aos visitantes, a não poder cobrar dinheiro pelas entradas. Mais do que isto, teremos que reconhecer não é muito fácil, porque como disse anteriormente, e pode ser fácilmente confirmado por dois técnicos locais do ICN, cientificamente tem pouca fundamentação a classificação do espaço em termos de nidificação de aves, ou da presença constante de outras. Não existem no local espécies protegidas, nem de flora nem de fauna. Resumidamente, o processo deveria envolver também o proprietário, no sentido de o fazer compreender as vantagens que poderiam advir para ele, se transformasse o espaço em área de lazer, tipo praia fluvial, condicionada, que poderia com o apoio da autarquia optimizar as infraestruturas existentes e outras a construir.
óbviamente que o proprietário teria que rentabilizar um espaço que é seu, e que se calhar com esta solução também ficaria condicionado na sua actividade agricola. E volto a afirmar, que não chocaria absolutamente nada ter que pagar um valor "razoável" para usufruir da excelente paisagem do Açude. E na composição deste valor a autarquia teria sempre uma palavra a dizer. Se para entrar-mos em piscinas ou complexos balneares publicos, construidos com os nossos impostos, temos que pagar e não reclamamos, porque razão não deveriamos pagar para entrar num espaço que poderia ser publico-privado??

rufia disse...

Ao xuxialista de linguagem salazarenta que está tão preocupado com o bem estar dos latifundiários mas esquece que o dever da autarquia é defender o bem estar da maioria da sua população, de que sempre o acesso aos acudes da Agolada e Monte da Barca foram utilizados pelas populações sem que fosse necessário "privatizá-los" como a autarquia fez numa atitude de lambe botas.
Por outro lado não se percebe que com tantas visitas do ministro da Agricultura ele e o Mentes foram incapazes em oito anos de xuxialismo de resolver esta questão dos Acudes da Agolada e Monte da Barca.
Para terminar quero informá-lo que os açudes podem ser privados mas as águas são sempre PÚBLICAS e como tal ninguém poder impedir o seu acesso ou a prática da pesca.

Anónimo disse...

Ao xoxialista Fajardense que conhece e sabe tanto de Açudes era bom ir à Câmara informar-se do que é que esta fez para impedir a degradação do Açude do Monte da Barca e da substituição do património municipal que foi destruido.Que eu saiba é dever e obrigação da Autarquia zelar pelo bem público.Por isso vá á Câmara para o informarem de quais foram as posicões que esta tomou contra os autores do património que foi destruído (Bancos, mesas,contentores de lixo, fogareiros etc) que era de todos os coruchenses.

Anónimo disse...

Jovem coruchense diz:

Se o açude fosse meu, acreditem que podia lá ir quem quisesse mas com ordem como é óbvio.
Não queria lá a ciganada toda a roubar os carros de quem ta no percurso de manutenção, Nem pessoas a roubar pinhas e pinheiros.
E obvio que ninguém quer isso, por isso é que existe uma coisa de se chama dialogar com as autoridades competentes, volto a insistir que é fácil arranjar um bom protocolo com o dono, para nos meses de verão, ou melhor época balnear, o açude estar aberto 24 por dia.
Basta porem lá um ou dois seguranças e pagarem-lhes, e Agora perguntam vocês: Pagar? Quem? Já que não se importa de pagar podia ser você a pagar Sr. socialista, mas na minha opinião devia ser a câmara, porque eu já pago muitos euros de imposto municipais, e prefiro ir ao açude no verão que por exemplo ir a feira dos stocks.
O dinheiro não chega para tudo e cabe a vocês gerir o que nos vos pagamos de impostos.

Com uns euros a menos nas festas que fazem, podiam ter os dois açudes a trabalhar perfeitamente com condições organização e ordem.
E podíamos ir lá todos quando quiséssemos sem problemas.

Deixo aqui o desafio, e comprometam-se a resolver esse problema no vosso cartaz eleitoral.

Anónimo disse...

Não tenho Partido Politico, mas o que é isso do MIC pessoas sem ideias que escrevem no site vamos fazer: ( e depois não escrevem nada de jeito?) Coruche Tem que evoluir e não é o MIC que o vai Fazer , pelo contrário O MIC são pessoas que querem "tacho".
Caros Amigos Bem ou Mal Corche nos Ultimos Anos tem crescido, E todos nós vimos isso...

Anónimo disse...

eu realmente adoro esta gente que acha que desenvolvimento são festas e recordes para o guiness, cambada de novos ricos saloios e pacóvios.

Anónimo disse...

Ó meus amigos o Mendes nunca fará nada pelos açudes pois ele nunca fará nada contra os de "sangue azul". Ou ainda não repararam que ele tem um complexo de inferioridade em relação a eles, e tudo que faz é lamber-lhes as botas e dar-lhes rendimentos.

Anónimo disse...

Voces Falam muito Repito Falam porque não sabem sequer o que é trabalhar ....
Coruche Está mau, mas não é com o MIC que vai ficar melhor...
Neste Momento todos querem Tacho e dizem isso, mas nas listas do MIC as propostas que eles dizem que vão fazer parece uma andedota, tenham paciencia caros amigos...
Se gostam realmente de Coruche e o querem desenvolver deixem lá ficar quem faz pouco mas ainda faz qualquer coisa...