"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 21 de maio de 2009

SACO DE GATOS

Com o aproximar das eleições autárquicas, as disputas pelos melhores lugares nas listas, as tricas e as tensões” entre os socialistas começam a surgir na praça pública.
No PS de Coruche vive-se um “clima de cortar à faca”.
Nos últimos tempos, várias têm sido as situações que contribuem para o “estalar do verniz” nas hostes socialistas.

Desde a discussão da lista para a Câmara e dos lugares de Vereadores, passando pelas declarações do Presidente da Junta de Freguesia de Coruche na Assembleia Municipal sobre a crise.
No Biscainho,
é por causa da exclusão de socialistas que cedem o lugar ao Paulino e aos outros dois.
Em Santana,
é a divisão do executivo da Junta, um já diz que não será candidato, "já não se dá com o Banha".
Na Erra, a situação não é melhor, nem a Assembleia de Freguesia conseguem reunir. E na Branca, surgem cada vez mais dúvidas, se é “bom negócio para o PS a compra do Godinho”.


A política de “Festas” na câmara também está a merecer criticas de alguns eleitos afectos ao PS.


Enfim, é o PS no seu melhor… No seu melhor estilo!

37 comentários:

Anónimo disse...

O CESD facilita o acesso aos cuidados médicos caso adoeçam ou sofram uma lesão durante uma estadia temporária num dos 31 países participantes (nos 27 Estados – Membros, assim como na Islândia, Listenstaine, Noruega e Suiça).



O modelo de cartão é igual para todos os países para ser facilmente reconhecido pelos prestadores de cuidados de forma a evitar confusões na leitura da informação, tendo em conta as diferenças linguísticas.



Actualmente o cartão só é de leitura visual e contém somente as informações necessárias à identificação do titular (nome, data de nascimento, nº de identificação de saúde pessoal / nº de segurança social, nome / identificação da instituição de saúde no seu país, código do Estado-Membro emissor e data de validade).



O Cartão Europeu de Seguro de Doença garante ao seu titular o mesmo acesso aos cuidados de saúde que um residente do país que está a visitar, isto é, se os cuidados são gratuitos no país que esta a visitar. O titular do CESD não terá quaisquer encargos.



No caso de esquecimento do cartão, podem pedir ao médico que os está a tratar para contactar a instituição de seguro de doença do país de origem. Será então enviado por um fax um Certificado Provisório de Substituição para que o doente possa receber o tratamento nas mesma condições que um cidadão nacional.



Como pode obter o CESD?



Em Portugal Continental, junto do centro distrital de segurança social (ou caixa de previdência) onde reside ou para onde são canalizadas as suas contribuições, bem como nos seus serviços locais e Lojas do Cidadão;



Junto do subsistema de saúde (instituição responsável pela protecção na doença, por exemplo, ADSE, etc. …);



Os beneficiários do regime geral de segurança social podem ainda solicitar o cartão por correio electrónico. No site da Segurança Social (www.seg-social.pt) encontra o endereço electrónico de todos os centros distritais. O CESD, uma vez emitido, é enviado por via postal para o domicílio do titular.



O CESD é emitido sem encargos para o titular.


Europe Direc

Anónimo disse...

Portugal é um País em crise permanente há séculos. Desde que estupidamente se permitiu a Inquisição e a consequente expulsão dos homens de Ciência e da burguesia judaicas e se iniciou a queda da civilização árabe no século XVI, Portugal e Espanha entraram num declínio acentuado. Claro que se formaram novas “elites” mas não era com aquela nobreza e burguesia “recauchutadas” que se ia a lado nenhum. Daí para cá e apesar de alguns acontecimentos importantes, mais nada de relevante aconteceu estruturalmente (o próprio episódio do Brasil foi apenas uma garrafa de oxigénio) e pior, o País foi-se tornando mais tosco e empobrecido até à entrada na UE. Mesmo a história que nos é ensinada parece que acaba em D. João V e no Marquês de Pombal.

Anónimo disse...

Ainda o "tratamento" da homossexualidade
Ana Matos Pires

Por via de um artigo de opinião por mim assinado no Público de dia 19 deste mês que fiz questão de lhe enviar, e na sequência de uma troca privada de correspondência, recebi do Professor Doutor João Marques Teixeira o mail que, com a sua autorização, me parece importante dar a conhecer publicamente.



Obrigado. Já tinha lido no seu blog. Inelizmente gerou-se uma grande confusão quanto ao conteúdo das minhas opiniões sobre o tal artigo e sobre o que eu entendo ser obrigação ética de um psiquiatra ou outro técnico de saúde mental em responder às solicitações dos seus clientes (independentemte da natueza das suas opções). Como deve ter percebido a questão como eu a coloco não é o tratamento da homosexualidade (digo mesmo que é tão absurdo como querer tratar um heterosexual da sua heterosexualidade, mas isto nunca foi referido em nenhum comentário, provavelmente porque não interessava) mas dos pedidos dos clientes (uns doentes outros apenas clientes de uma acção psicológica ou psicoterapêutica) que têm necessidade de pedir aos técnicos ajuda para os problemas que enfretam (alguns desses problemas podem estar relacionados com a sua orientação sexual - por muito que alguns não acreditem isto é uma realidade clínica não escamoteável). Mas, algo se passou que me ultrapassou, não sabendo ainda bem com que intençoes. A seu tempo talvez se consiga clarificar essas intenções.

(...)

Anónimo disse...

está online o site oficial das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo.


Um site bastante interactivo e que aposta na componente multimédia, com fotos e vídeos, mapas interactivos entre outros.

Estejam atentos às notícias. O Site irá estar em permanente actualização. Para isso contamos também com a vossa participação através do envio de sugestões, histórias ou outros textos, informações importantes sobre as festas e sobre o concelho de Coruche. Fotografias e Vídeos de edições anteriores também são bem vindas. Contactem o webmaster do site das festas para mais informações.

Visitem www.festasdecoruche.com e deixem os vossos comentários, críticas e sugestões.

Também podem seguir a conta das Comissão de Festas no twitter www.twitter.com/FestasCCH.

Anónimo disse...

quem paga isso?

Anónimo disse...

A SOLUÇÃO +E O VOTO NO MIC! CHEGA DE PARTIDOS, SÓ DIVIDEM!

Anónimo disse...

Os Coruchenses estão cada vez mais perplexos pela "forma socrática"de tentar calar as vozes independentes e critícas do executivo PS em Coruche.Se as noticias que se publicam neste blogue não são correctas têm direito ao contraditório. Não confudir e insultar os visitantes deste espaço de informação e liberdade, com noticias fora de contexto próprias de seguidores das ideias do "Querido Major".

Anónimo disse...

Oh Pedro mas isto não é uma lista de candidatos do PS.Isto é uma lista de reformados e velhos ex-CDU, que querem vir curtir devaneios da 3ªIDADE com o MENTES!.....

Anónimo disse...

Dionisio Mendes convida Ministro da Agricultura para vir a Coruche dia 29 de Maio.
De certeza que é para reabrir a Zona Agrária e devolver a Coruche o "orgulho de ser Coruchense".

Anónimo disse...

A candidatura de Pedro Namora, que concorre como independente pelo Partido Popular Monárquico (PPM), “está relacionada com a profunda discordância da indicação do nome de Maria das Dores Meira como cabeça de lista da CDU à câmara sadina”. O casapiano adianta que pretende “impedir que essa senhora seja eleita e formular as propostas alternativas à sua gestão”. Além disso, Pedro Namora, que acredita que “é perfeitamente possível ganhar a câmara de Setúbal”, afirma que as suas expectativas se devem ao facto de ter “muitos amigos em Setúbal e uma boa relação com a população”.



Comunista há vinte e seis anos, Pedro Namora indigna-se com a escolha do nome de Dores Meira pela concelhia, apesar de ter “apontado os erros desta dentro do partido”. Assim, “por ter um respeito profundo pelo PCP”, entregou o cartão de militante. O presidente do PPM, Nuno da Câmara Pereira, garantiu-lhe que, concorrendo como independente, podia “manter as características ideológicas comunistas, evitando a necessidade de reunir as assinaturas para formalizar uma candidatura”.



Segundo o candidato do PPM, “a gestão CDU é absolutamente ruinosa”. O advogado acusa o executivo de “nada ter feito pela habitação social degradada”. Além disso, considera que “a cultura tem sido uma área completamente desprezada”. Também os atrasos no Polis resultaram do “erro que foi o afastamento de Demétrio Alves, responsável pelo gabinete do Polis, uma pessoa com provas dadas”.



Em relação às mudanças na equipa de vereação da CDU, Pedro Namora apelida de “golpe de estado” o afastamento de Carlos Sousa e Aranha Figueiredo. De acordo com o candidato, “a partir daí a lista ficou destruída”. A saída de Eusébio Candeias na lista candidata à vereação CDU é “uma constatação de que está a desempenhar funções uma pessoa sem o mínimo de preparação”. No entanto, “a desilusão mantém-se com a permanência de André Martins, que contribuiu para a privatização dos serviços de recolha do lixo”.

Anónimo disse...

Porra e o gajo era do PCP há nda mais nada menos do que há 26 anos. Porra! Como eles mudam!!!!

Anónimo disse...

Pedro, parece que o teu blog tem um virus!
É um "trojãosocialista"

Quando os incomoda, incomoda mesmo!
Grande blog!

Anónimo disse...

Os fulanos estão à rasco com isto, não têm meios termos e vai de tentar entupir os comentários. Mas a liberdade desses senhores, que até estão a receber o nosso dinheiro, é coisa do tempo dos majores, não falo do mic falo dos ps ou não foram eles que receberam com pompa as assinaturas.

Anónimo disse...

Força Pedro.....o do blog. não o outro que anda a tentar entupir os nossos comentários.
Quando acabar a mama conversamos.

Anónimo disse...

Cuidado que a ditadura socrática está a tentar chatear a malta neste blog.
Os pss andam à toa e como sempre fizeram tentam por todos os meios vender o peixe, mas nós não vamos calar-nos.Eu nem sou do PC,nem sou de Coruche, mas gosto deste blog.

Anónimo disse...

Bem podem tentar fazer propaganda mas eu este ano! Voto mesmo CDU

Anónimo disse...

Porra, com o PS nesse estado a conquista da câmara e das juntas deve ser canja para a CDU. Aí é que não há lutas, nem chatices, é tudo ao serviço do colectivo. Nem há presidentes de junta de desertar. Nem votações de eleições desiguais. É por isso que todas as concelhias já têm candidatos apresentados e em Coruche nada.

Lili disse...

Caro anónimo das 11.55 pode mesmo crer que a CDU vai ganhar a Câmara e a maioria das Juntas de Freguesia. A sua ironia vale o que vale: zero. A vontade, o trabalho consequente da CDU e a receptividade que temos tido da população em Coruche é muito boa. Estamos a trabalhar para estar à altura da expectativas da população.
______________________________________Caro P. Barreirinhas a solidez dos teus argumentos não é questionável e é por isso que depois a caixa de comentários se entope com "coisinhas". Até amanhã camaradas, TODOS À MARCHA!

Anónimo disse...

Não exagere ó Srª Dª. Lili. Eu não tinha assim tanta certeza disso, temos que ver quem é o candidato da CDU e de todos os outros como é óbvio, seus objectivos politicos colectivos para este concelho, porque de promessas está o inferno cheio. Se houvesse um pouco de transparência na politica a palavra promessa sairia das campanhas politicas. Ainda estou á espera que apareça um homem sério que não prometa nada a ninguem mas que faça alguma coisa.

Anónimo disse...

Todos os programas ligados ao Plano Tecnológico da Educação, do qual o Magalhães é o mais emblemático, estão em causa. Para a Comissão Europeia, o Governo português não agiu de modo transparente, porque as empresas foram tratadas de modo desigual

Anónimo disse...

Tebnham dó dos homens da Branca e do Biscainho, venderam-se a troco de uma mão-cheia de nada.
Onde estão as promessas que lhes fizeram?
Aqui no Biscainho é uma vergonha, nem a junta nem a câmara fazem nada, veja-se a estrada municipal é um buraco pegado.

Nós por cá todos bem disse...

Os psssss resolveram começar a fazer pub nos comentários do blog. Deve ser alguém que na calma de um gabinete de assessor vai gastando tempo e dinheiro público, no entanto é um direito que o assiste e nenhum comentário desses de pub foi apagado. Isto é democracia. Embora queiram transformar Coruche numa dionisiocracia. Força Barreirinhas.

Anónimo disse...

Oh rodovalho, tás com uma bela vida! é almpçar com a fátima campos ferreira é andares na net a colocar comentários da treta! Vai lá vai. A maminha está a saber-te bem não é?
Este ano tiramos-te do poiso, começa já a pedir ao ps um novo lugarzinho, mas fora de coruche. Devias ter vergonha.
CDU ao poder!

A DIREITA EM CORUCHE disse...

Pensamos que quem anda a entupir este Blog não é o PS, mas sim o MIC.
Deviam ter vergonha, pois que, por este Blog sabemos muitas das novidades da nossa TERRA.
Senhores Comunistas-continuem!

Anónimo disse...

O anónimo socialeiro das 6.39 devia falar era do que se passa com a presidente de Alpiarça (PS)que foi corrida do poleiro,ou da Camara de Almeirim onde os PS fizeram una lista alternativa à oficial pra derrotar o Presidente Sousa Gomes.Quem tem telhados de vidro é melhor estar calado!...

Anónimo disse...

Ó Pedro (das minis) mas tu n trabalhas? Desde que se lembraram de entregar a gestão da câmara às empresas privadas é um fartote de boa vida! Os coruchenses tratam de vocês, este ano não é como na ultimas eleições, os trabalhadores estão conosoco

Anónimo disse...

O sereno, orvalho ou rocio é um fenômeno físico na qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas pela diminuição brusca da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrario da evaporação.

É um fenômeno vinculado a capacidade do ar para incorporar e reter vapor de água. Para uma dada temperatura há um conteudo máximo de vapor que pode ser incorporado ao ambiente. Esta capacidade máxima cresce a medida que a temperatura do ar aumenta. Assim, ao nível do mar, um ambiente a 30°C pode conter um máximo de 27 g de vapor/kg de ar seco. No mesmo ambiente, a 0°C, só pode incorporar um máximo de 4 g de vapor/kg de ar seco. Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água. Uma das formas de produção do sereno tem a ver com o esfriamento noturno do solo e da camada de ar adjacente devido a perda de energia por emissão de radiação infravermelha. A formação do sereno é muito comum nas noites de tempo tranquilo e calmo, quando a temperatura baixa do solo afeta o ar, fazendo o vapor atingir o ponto de saturação.

Anónimo disse...

“Se há força política capaz de retirar a maioria absoluta ao Partido Socialista nas legislativas, essa força é o Bloco de Esquerda.”, disse Miguel Portas ontem numa sessão pública em Viana do Castelo. Para o cabeça de lista do Bloco, as eleições europeias são o primeiro passo nesse sentido. O eurodeputado mostrou-se optimista com os resultados de 7 de Junho: “Encaramos com confiança esta disputa eleitoral”.
Antes, Alda Sousa, quarta candidata da lista do Bloco às europeias, já se tinha referido às sondagens que continuam a dar ao Bloco o terceiro lugar, dizendo que as sondagens são favoráveis, mas alertando que estas não votam, e o que conta realmente são os votos na urna. Alda Sousa pediu um cartão amarelo ao governo e apelou a uma grande mobilização dos eleitores para as urnas no dia 7.
O primeiro orador da noite foi Jorge Teixeira, do Bloco de Esquerda de Viana, que fez um curto histórico da crise económica actual, denunciando que as medidas que estão a ser postas em cima da mesa para resolvê-la assentam nas mesmas receitas que nos conduziram à crise.
À tarde, em Viseu, Miguel Portas já se reunira com a associação comercial e com a direcção do Instituto Politécnico e participara numa animada distribuição de propaganda no centro de Viseu, com excelente acolhimento.

Anónimo disse...

Publicado em: O Gaiense, 16 de Maio de 2009

Iniciámos o período das eleições para o Parlamento Europeu (PE), em que Portugal vai eleger os seus 22 deputados. Mas, afinal, o que é um deputado do Parlamento Europeu? Ou será que se trata de um deputado “ao” Parlamento Europeu? Vejamos, antes de mais, o que dizem os tratados.

Segundo os tratados actuais, o PE é “composto por representantes dos povos dos Estados reunidos na Comunidade”. Esta formulação é, no entanto, diferente no Tratado de Lisboa (que não está em vigor), onde se afirma que o PE é “composto por representantes dos cidadãos da União”.

Esta alteração será meramente de estilo ou corresponde a uma melhor definição do perfil da função? Por outras palavras, os nossos deputados serão os representantes de Portugal na União ou os representantes portugueses dos cidadãos europeus?

De facto, depois de eleitos, os eurodeputados portugueses exercem a sua função organizados em grupos, não no grupo dos portugueses, mas sim em grupos parlamentares organizados em função das suas diversas orientações políticas. E, de um modo geral, votam de forma diferente uns dos outros, alinhados com o seu grupo político e não todos em conjunto, como representação do país. Actuam segundo aquilo que entendem ser o interesse dos cidadãos de toda a União, e as suas decisões afectam, normalmente, os cidadãos dos 27 Estados-Membros. Acresce ainda o facto de os eleitos num país não terem de ser cidadãos desse país, como já tem acontecido em vários casos.

Neste sentido, a formulação do Tratado de Lisboa parece ser mais adequada do que a actual. Nem tudo é mau num mau Tratado.

Anónimo disse...

COMÍCIOS. Graças a Deus que «passou a era dos comícios», disse Manuela Ferreira Leite, para os quais também disse não ter «jeito». De facto, note-se-lhe bastante a falta de jeito, e não só para os comícios. Se tivesse um pouco mais de jeito, seguramente que não teria dito o que hoje disse. É que os comícios cheiram a povo, a sardinhas e a copos de tinto, pelo que dizer-se livre dos comícios (os que ainda há promete escapar-lhes) é o mesmo que dizer-se aliviada de quem lá vai. Sim, eu sei que já devem estar por aí a surgir as explicações do costume, dizendo que a intenção era outra, que perceberam mal o que ela disse, que interpretar assim as coisas só por má-fé. Mas são tantas as evidências de que Manuela Ferreira Leite não tem vocação para o cargo que desempenha que de pouco lhe valem.

Anónimo disse...

Que grande azar, termos aqui um assessor a fazer lixo

Anónimo disse...

Será antes lixo de assessor?

Anónimo disse...

EH pá, passem por cima do lixo dos fulanos que estão nos gabimetes a viver à nossa custa e têm tempo para tudo, mas parece que a mama se lhe está a cabar, daí o medo. O que importa é que as noticias de coruche nos cheguem através deste blog e por quem o segue, o resto não interessa.

Anónimo disse...

Sabiam que nas Câmaras governadas pela CDU os funcionários que não quizessem ir à festa de Natal tinham que ir trabalhar...?
Ouvi ontem na caminete.
(continua)

Anónimo disse...

ha ha ha ha para o fulaninho das 20:51
Ao titulo faltou - assanhados.

Anónimo disse...

Estou a estranhar como é que com estas alusões entre o Orvalho e o seu gabinete e a infantaria da praça Vermelha ainda não deu em sessão de chapada no meio da rua ou coisa do género. Podem-se menos que Israel e Palestina. Irra!
PS: A mim tb já me chamaram de Orvalho. E até de Rodovalho. Tb n sou...C...lho! Apenas..anónimo observador

LolaRidge disse...

anónimo observador, aqui da Praça Vermelha: GFY! enjoy it