"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 17 de maio de 2009

O Novo Modelo de Gestão PS no Poder Local



A avaliar pelo que se passa em Coruche o PS está a testar um novo modelo de gestão, que se for aplicado nos 308 Municípios do país trará uma redução significativa do número de cargos políticos, o que se traduzirá numa enorme poupança de recursos financeiros do estado. Pois com este modelo deixará de ser necessário em cada uma das 308 Câmaras do país a contratação de: Chefes de gabinete; adjuntos; secretários; assessores de imprensa; e outros avençados;
Com este modelo poupar-se-á também muitos milhões de euros, pois deixará de ser necessário eleger vereadores, que como sabemos e a avaliar pelo exemplo de Coruche não têm qualquer utilidade.

Como se consegue toda esta poupança? Perguntar-me-ão!

Pois bem!
È simples.
_
Com o modelo de gestão que está a ser ensaiado em Coruche nem Presidente da Câmara é preciso eleger, basta contratar um "administrador geral" que é suficiente para gerir e dirigir o Município.

Observemos o que se passa em Coruche:

- Para “pensar”, projectar e planear o desenvolvimento económico do concelho, a Câmara PS contratou uma empresa de planeamento e consultoria (“Augusto Mateus e Associados…”);

- Para confeccionar e servir as refeições nas Escolas aos alunos do Concelho, a Câmara PS contratou empresas de Catering;

- Para o abastecimento Publico de água e saneamento, a Câmara PS contratou a Empresa “Águas do Ribatejo”;

- Para as actividades culturais, desportivas, recreativas e de lazer, a Câmara PS contratou a Empresa “Global Share Eventos”;

- Para a segurança e vigilância de edifícios Municipais a Câmara PS contratou uma Empresa;

- Para a divulgação da gastronomia do Concelho, a Câmara PS contratou chefes de Cozinha e restaurantes em Lisboa.

- Para a Limpeza das Piscinas Municipais e outros equipamentos, a Câmara PS contratou uma Empresa;

- Para a recuperação e revitalização do Centro Histórico da Vila de Coruche, a Câmara PS delegou na “S.R.U. – Sociedade de Reabilitação Urbana”;

- Para a gestão de Equipamentos Desportivos e Culturais, a Câmara PS
queria (quer) constituir uma Empresa Municipal;

- Para divulgar a actividade Municipal e fazer propaganda, a Câmara PS “contratou” a RVS – Rádio Voz do Sorraia e “o Mirante”;

- Para a área da Protecção Civil e Bombeiros, a Câmara PS paga “principescamente” a duas Associações (“Associação de Bombeiros Voluntários de Coruche” e “Associação dos Amigos do Ambiente, Protecção Civil e Socorro do Município de Coruche”);


Por tudo isto é legitimo perguntar:

Então o que fazem? E para que servem na Câmara? chefe de gabinete, adjunto, secretários, gabinetes de imprensa e imagem, vereadores e etc?
Se para tudo se recorre a empresas?!


34 comentários:

Anónimo disse...

Todo esse "staff" serve para ir para o quadro da mobilidade que o Sócrates, se ganhar as eleições, se propõe criar!....

Anónimo disse...

E mesmo assim a necessidade é tanta que ainda tem de pedir professoras ao ensimo para montar museus.

julio filipe disse...

Às tuas perguntas finais, é necessário responder: fazem o que constitui a razão fundamental de ser destes eleitos, a saber, usam a política como meio de enriquecimento pessoal e dos amigos, numa autêntica rede/"teia" de cumplicidades, criando um verdadeiro clientelismo político-partidário. Enfim, manifestações deste regime político, podre e esgotado, que urge substituir por um Abril (de) Novo.
Abraço.

Anónimo disse...

ou um Maio (de) Novo!

Anónimo disse...

O "poster" tem razão, é uma questão de contratos. Porque muito que uma ideologia conte para uma pessoa a partir do momento em que nos pagam um vencimento para trabalhar por essa causa há que fazer o trabalhinho de casa. E bem feito!. O pior é quando se vai sendo dispensado de concelho para concelho por falta de resultados.

Anónimo disse...

Que grande capacidade de análise! Quem escreve estas linhas devia candidatar-se à câmara dada a clarividência evidenciada à altura, certamente, de um Luís Freitas Lobo para o futebol. Só que excepto MIC's e micoses ninguém se acusa. De um lado atiram-se pedras do tamanho das de calçada mas ninguém tem tomates para avançar. (Então o município está tão mal e o homem desacreditado, basta chegar e vencer!)
Do lado de quem reina parece que se anda a ver se destapa um tachito em Lisboa para deixar a terrinha e as chatices.
Coruche está bem entregue está!
Sherlock Holmes

Anónimo disse...

A miséria tinha de cabar. Os fulanos não fazem nada que se aproveite, e ainda enchem os bolsos a compadres e amigos.É tudo
rico. São arrogantes quanto baste, mas, gerir bem o dinheiro dos contribuintes, está quieto. Têm de aproveitar enquanto lá estão que por mim vão desta para melhor nas próximas eleições.

Anónimo disse...

Mas porque? O actual presidente da câmara vai ser deputado do ps, ou quer ser, na assembleia da República?

Nós por cá todos bem disse...

O presidente da CMC quer ser deputado, duvidam?
Os restantes ficam decapitados e Coruche sem dinheiro.
Sempre a mudar Coruche. Para pior.

Anónimo disse...

Se o PCP ou o MICC ganharem as eleições, estão tramados!!
A CMC está de pantanas, tem uma dívida enorme (esperem pela pancada), acho que o melhor castigo para o Dionísio seria continuar a enganar os Coruchenses.

A DIREITA EM CORUCHE disse...

Não votei no PS, nem nunca irei votar, mas concordo com a gestão da actual Câmara.
Uma Câmara deve ter o mínimo de funcionários e dar a maior parte dos seus serviços a empresas externas.

Nós por cá todos bem disse...

Sobre o comentário da DIREITA EM CORUCHE, acrescento que só te faltou dizer que o melhor é não haver Câmara Municipal. Assim é que esse comentário ficava completo e sempre evitavas votar numa direita qualquer já que não existia CMC. Eu nunca votei PS, nem votarei mas não ponho em causa os funcionários como fazes. Quanto a quem deve ficar, o presidente que está lá que fique e não vá para deputado, quem afundou a CMC que afunde com ela. E os paus mandados também.

Nós por cá todos bem disse...

Não tem nada a ver com este post, mas chegou-me aos ouvidos que o tal senhor Venda da Lamarosa, é candidato a vereador. Será mesmo? Não me admirava nada.

António Ferreira disse...

Abstenho-me de comentar a quase totalidade das afirmações descritas,com a excepção da que diz respeito "A Câmara paga principescamente a duas associaçõs de bombeiros". O conhecimento que tem deste caso revela que está bem informado. Vá fazer voluntariado nos bombeiros e viva como um principe.Boa noite.

Anónimo disse...

VOTEM MAS É NO MIC!

Anónimo disse...

Senhor António Ferreira daqui Paulo Parreira, penso que não seja assim uma questão de estar bem informado, chama-se interesse! (às vezes fico espantado, com essas de ele é que anda bem informado, anda por que quer! quem procura encontra nem tudo é secreto, hoje até conseguimos saber que empresas são formadas ou fechadas está tudo na net, caro Antonio Ferreira)
Leia as actas das Reuniões da Assembleia Municipal que estão no site da CMC ou gostava que os pagamentos principesco não fossem públicos! Isso do "voluntário" viver como um príncipe é dito por si, não?
Ser voluntário não é para todos, não é?
Uma coisa é ser Voluntário dos Bombeiros de Coruche outra coisa é pertencer à "empresa" - “Associação dos Amigos do Ambiente, Protecção Civil e Socorro do Município de Coruche”
Não nos mande areia para olhos que todos percebemos o post (acho eu!)

Anónimo disse...

Para António Ferreira e Paulo Parreira... Ao contrário da Associação do Bombeiros Voluntários de Coruche a Associação dos Amigos do Ambiente, Protecção Civil e Socorro do Município de Coruche não tem lucro ao fim do mês. A ABVC até contabilista tem e quase todos os meses chula quase 500€ á câmara para despesas administrativas e ainda serve para alguns dos seus associados irem (no Natal) jantar para o ramiro e ir para a borga até ás 5 da manhã numa carrinha cedida pela própria câmara. Essa ABVC conseguiu em tempos andar a pagar 3 tvcabo quando na corporação só há duas, onde está a outra?

Meus senhores, o tempo que falam destas associações falem antes do que o sr. presidente fez áquela corporação, não há pessoal, os carros para incêndio chegam a demorar 20 min para sair, há uma viatura para reparar à mais de um ano e dizem que não há dinheiro mas para gastar nos foguetes do 25 Abril já há dinheiro, as ambulâncias caem de podre, agora vão desmontar 2 ambulâncias velhas e com as peças fazem só uma, é uma vergonha... A população devia estar preocupada pois o socorro pode estar comprometido, se for no caso desses autarcas e afins eles ligam imediatamente para o quartel e exigem que se faça o serviço de imediato, até pedem logo o inem e se for um civil tem de esperar, até nisso eles querem ser melhores. Até se diz por aí que para os amigos lá dos autarcas poderem jogar futebol os bombeiros tiveram de parar uma instrução porque estava a fazer fumo para cima dos atletas... tenham vergonha!!!
Só se vê é festas da cambada do autarca e agora é só obras finjidas, rua com eles, impecilhos!!!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

censura? cai a mascara com facilidade aos autores do blogue!

Pedro Barreirinhas disse...

Todos os comentários com termos menos próprios e ofensivos, serão apagados.

Carlos disse...

A malta do Lápis azul anda para aqui a falar de censura, essa malta “Clean”.
Pedro não te preocupes que aqui o resta da malta sabe bem e percebe bem o que fazes! Isto não é como outros blogues (Também anónimos!!! Mas que não fazem oposição nem opinião) aqui da terra, que é só car… e fo….
Em relação ao post, muito bem escrito, muito bem apanhado, como isto anda em vez de votarmos em Partidos Políticos com projectos e ideais, votamos em Empresas! Escolhemos que empresa queremos que manda no Concelho ou que x de empresas queres para cada área municipal.

Anónimo disse...

O que me admira é que um comentário sem nada de ofensivo tenha sido eliminado. ficam admirados com o que se diz e não agrada. Posso dizer que fui eu que eliminei vários posts colocados nest blog e quando quiser voltarei a fazer e se não colocarem o post eliminado...bloquearei este blog definitivamente para que saibam fazer e aceitar críticas nem que as mesmas sejam feitas com a mais ironia de Portugal e portugueses...para isso passem nos bombeirso e o orgulho da vossa diarreia mental seja curado com uma mangueira de 70mm que els usam para os amigos do pedrocas e companhia. Por isso coloquem novamente o comentário sob pena de vos queimar o vosso bloguwesinho.
saudações revolucioárias e a luta continia.
Assina TChe Guevara de Coruche.

Anónimo disse...

Enquanto pessoas sérias e com as melhores das intenções vêm a este blog comentar as várias aventuras que se passam na Camara, que de outra forma nunca se vinham a saber,pois esta tem a comunicação na mão,vem este anónimo das 15.47 dizer as maiores barbaridades .
Não merece que se diga mais nada,os
eleitores nas eleições tratam-lhe da saúde.
Não me passava pela cabeça algum dia estar a dar força a um comunista. FORÇA PEDRO

Anónimo disse...

Achas que por apagar não aparece outro blog, temos mais força ainda para continuar! Afinal começa a ser prova, que o que aqui está é verdade! e vos afecta!

Força Pedro
A Luta Continua

Inês disse...

Eu li o comentário antes de ser eliminado! e na minha opinião, muito bem apagado! Comentário ofensivo, besta e de provocações baratas.
Têm vergonha e deixa-te dessas ameaças porque existe muitas outras coisas que se podem fazer, como queixa a blogspot, identificação de IP, até porque a blogspot oferece segurança a quem lhes paga o domínio (não sei se é assim que diz) e tu não sabes se este blog é pago ou não!

E se não é, Pedro informa-te que esta malta quer brincar aos mauzões e por sim ou por não. Eu vou te enviar um email com informação.

Um abraço

Anónimo disse...

Oh Tche Guevara tem cuidado porque o Pedro não vende "gato por lebre".Aliás o Pedro é um gatarrão de pelo eriçado e unhas afiadas que vai continuar a miar muito e a arranhar....arranhar sempre!

António Ferreira disse...

O que se escreve neste blog:
- Ataques constantes aos eleitos da Câmara Municipal (eleitos pelo POVO).
- Ataques às instituições leia-se "BOMBEIROS".
- Ataques a tudo o que seja poder.
Fala-se do antes e do depois.
- Será que tudo o que foi feito no tempo da CDU foi tudo mau? Nada se fez? Penso que não.
- Será que tudo o que foi feito na actual Câmara PS foi tudo mau? Nada se fez? Penso que não.
Só se diz...e eu que votei neles fui bem enganado, ou eles nunca me enganaram e não é agora que vou votar neles.
Eu gostava de ver críticas construtivas, isentas e acima de tudo propostas válidas...que é coisa de que não se fala.
Gostava de ver descrito neste e noutros blogs outro tipo de linguagem, que não a da ofensa, da provocação.
E já agora deixem de ser anónimos.
Uma boa noite para todos.

Paulo Parreira disse...

António Ferreira aqui ninguém ataca os Bombeiros vai lá ver os Posts bem, ou será que és daqueles que defende o Capitão, ele já voltou? (desculpa estar a ironizar contigo)
E aqui quem é que ataca o Povo e os eleitos do Povo, só existe opinião leia-se oposição, sabes é bom haver oposição.
A Gestão PS, essa sim, "ataca" bem os Coruchenses isso sim, quando isenta a Nestlé de impostos, sabes o que é que a CDU propôs ou acordas-te agora para autarquia, para a politica local.
A gestão PS "ataca" o Povo quando dá a estratégia e "quase" a gestão municipal a Empresas.(a ironizar mais uma vez contigo, desculpa, não leves a mal)
Em tempos de contenção, de crise, de recessão, o PS "esbanja" dinheiro da autarquia em festas e festinhas.
Quando Promete e não cumpre, "ofende" o Povo que o elegeu - PS.
Será que o Povo que tu dizes que elegeu(é verdade! elegeu) não tem o direito a mudar (gostavas que não mudasse, claro eu também não gostei quando a CDU perdeu a Câmara).
Não queiras deturpar todas as verdades que são escritas aqui, nem venhas com demagogias como as de - E PROPOSTAS NÃO HÁ? QUEREMOS SOLUÇÕES?
Poupa-nos um bocadinho!
Se este blog é tão falso e mentiroso, porquê não "agarras" nos POSTs e desmente contrapõe amigo! Mostra-nos que está tudo mal ou bem.
Não faças é retórica.
É essa dos anónimos, não tarda também temos que saber quem vota em quem CDU, PS, PSD ou outras forças politicas.

Boa noite amigo

Nós por cá todos bem disse...

"...ficam admirados com o que se diz e não agrada. Posso dizer que fui eu que eliminei vários posts colocados nest blog e quando quiser voltarei a fazer e se não colocarem o post eliminado...bloquearei este blog definitivamente para que saibam fazer e aceitar críticas nem que as mesmas sejam feitas com a mais ironia de Portugal e portugueses...para isso passem nos bombeirso e o orgulho da vossa diarreia mental seja curado com uma mangueira de 70mm que els usam para os amigos do pedrocas e companhia. Por isso coloquem novamente o comentário sob pena de vos queimar o vosso bloguwesinho...".

Incrível este comentário de autoria do Anónimo das 15.47. Um perfeito atentado à liberdade de expressão. Eu também li o comentário que foi apagado e também eu digo que era ofensivo e provocatório, por isso bem apagado.

O que é curioso é que esse tipo de Anónimos não mostram a cara. Eu não mostrei até aqui mas se esse Anónimo ou outros se identificarem, eu de imediato também o farei.

Força Pedro, bom trabalho. E volto a frisar que, no meu caso pessoal nunca votei à esquerda, o que não me impede de concordar com ideias de esquerda e sobretudo concordar, com a informação do que se passa entre nós.

"Por cada homem que tomba, dois se levantam"

Anónimo disse...

A mim não afectam com essas provocações. Eu votei PS e agora não vou votar, voto CDU.

Jeremias disse...

Os algózes, estão aí, com medo, com raiva, fazendo lembrar outros tempos.
Só eles têm razão e quem discorda é comunista.
Vergonhosamente ameaçam, mas caro Pedro, este é o caminho certo, continuam que as centenas de vistantes diários estão contigo!

Anónimo disse...

O cabeça-de-lista do PS às Eleições Europeias defendeu que as próximas eleições “são particularmente importantes” para o futuro da União Europeia, e que “é necessário um novo rumo para a Europa”, que “só o Partido Socialista pode dar”.

Vital Moreira falava em Oliveira do Hospital, num debate subordinado ao tema “A Europa e o Desenvolvimento Regional”, em que também interveio António Campos, antigo eurodeputado e um dos fundadores do PS.

O candidato socialista reforçou que o próximo Parlamento “vai ter poderes mais significativos em termos legislativos”, e que, até 2020, a União vai ser confrontada com as opções que forem tomadas pelo Parlamento que for constituído na sequência das eleições de 7 de Junho.

“A União é este espaço de civilização democrática, onde as pessoas são mais livres e mais iguais”, acrescentou. “A nossa vida, a nossa segurança e a nossa qualidade de vida estão ligadas à União Europeia”.

Vital Moreira recordou, ainda, os momentos mais importantes desde a adesão de Portugal à antiga CEE, salientando que o PS se evidenciou em todo o processo: “Se há um partido europeísta, esse partido é o PS”, concluiu.

Anónimo disse...

Ninguém pode acusar o PS de não ter sempre colocado os interesses do país à frente dos interesses particulares, mesmo quando eles são os interesses do PS.

Anónimo disse...

Vital Moreira, Capoulas Santos, Ana Gomes, Rui Barreiro, Elisa Ferreira, Correia de Campos e Manuel dos Santos reúnem, amanhã, com vários parceiros sociais, numa série de encontros que se prolongam ao longo de todo o dia, em Lisboa.

Às 8h15 Vital Moreira, Capoulas Santos e Ana Gomes encontram-se com os representantes da CGTP–IN, na sede da organização sindical. Às 10h00, a comitiva socialista segue para a sede da UGT.

Às 11h30, Vital Moreira, Capoulas Santos e Rui Barreiro reúnem com os representantes da Confederação dos Agricultores de Portugal, na sua sede.

Elisa Ferreira, Correia de Campos e Manuel dos Santos reunem, às 15h15, na sede da Confederação do Comércio de Portugal, com os representantes desta instituição. A mesma comitiva segue, às 16h30, para a sede da Confederação do Turismo, e, às 17h30, para a sede da Confederação da Indústria Portuguesa.