"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

terça-feira, 19 de maio de 2009

Qual é a Missão da GNR?

Várias têm sido as tomadas de posição dos órgãos autárquicos municipais reclamando a necessidade do reforço do número de efectivos da GNR para os postos de Coruche e Couço.
No concelho verifica-se o aumento dos assaltos e da criminalidade, que provoca na população um sentimento de insegurança e medo.
_
O Comandante do posto da GNR alega não ter os efectivos suficientes, o Presidente da Câmara repete sistematicamente, quando confrontado com o problema, que vai tomar medidas e pedir reuniões ao ministro da tutela, etc., etc. O que é um facto é o agravamento da situação a cada dia.
_
Que o número de efectivos da GNR é insuficiente, é uma evidência. E isso resulta desde logo da política do governo PS que manda fechar esquadras e postos da GNR e reduz o número de efectivos.
Agora o que não se compreende é porque estavam nos passados dias 12 e 17 do corrente mês, elementos da GNR no interior da loja do Pingo Doce fazendo patrulhamento e segurança. Não havia nenhum problema de ordem pública e a segurança no interior de qualquer espaço privado é da responsabilidade dos seus proprietários.
A situação é ainda mais chocante quando há localidades do Concelho que passam semanas sem que por lá passe uma patrulha da GNR.
_
Mas no domingo estiveram no Pingo Doce dois elementos da GNR durante horas!

17 comentários:

Anónimo disse...

O Pingo Doce paga, e eles vão lá, é assim a vida. o que é que podemos fazer, quem deve fazer pressão com o governo, ministro, não faz!

Anónimo disse...

O que me preocupa enquanto cidadão e contribuinte é o direito à segurança de pessoas e bens mas, hoje isso parece não preocupar o Presidente da Câmara. Todos sabemos que os efectivos da G.N.R. são insuficientes e certamente que a Câmara não estará à espera de contratar uma Empresa para o confirmar.
Os últimos assaltos falam por si.

Anónimo disse...

Pois é, por isso é que houve o debate sobre segurança que o MIC prganizou e que o Presidente da Câmara não foi e deu aquela barraca.

Anónimo disse...

O debate do MIC tem muito que se lhe diga.

Tem que haver pressão por parte do presidente para que venham mais GNR para o Concelho, quase que há assaltos todas semanas, se é que não há mesmo!

Anónimo disse...

Ora, caro Barreirinhas, a solução está à vista e, como se viu no Pingo Doce, é elementar.
Fazemos uma colecta à população e pagamos a uns quantos GNRs e, aí teremos a almejada segurança.

Nós por cá todos bem disse...

A solução ainda está mais à vista no que respeita a segurança. Este governo PS legislou e aprovou no sentido dos seguranças duma empresa qualquer de segurança poderem andar armados de "shotguns". Não é extraordinário? O governo não cria condições, diminui os efectivos, fecha esquadras e agora permite que um vulgar segurança ande de "shotgun" em punho. Fazemos o seguinte, criamos uma empresa e vamos andar armados. Não é?

Outra coisa, as forças de segurança estão em tudo o que é obras a fiscalizar, são pagos quase a 100 euros/dia, segundo me contaram e aí sim, é mais importante vigiar obras do que os cidadãos.

Entretanto podemos avançar com a empresa de segurança e começamos a comprar "shotguns".

Anónimo disse...

O tempo que o governo PS coloca os GNR a apagar fogos meta-os nas esquadras e quartéis. Ó... esqueci-me... se eles apagarem fogos com umas carrinhas todas foleiras dá mais nas vistas... é bom para a campanha...

Anónimo disse...

Venham mais cinco, venham mais cinco e traz uma migo também!
Venham e apareçam nas urnas para votarem!!!
Votem, votem, votem!!!
Vamos todos votar PS!!!
Votar PS!!!
PS!!!
PSSSSSSSSSSSSSSSSSST,
Ouviram Votem PS!

Anónimo disse...

O cabeça-de-lista do PS às Eleições Europeias defendeu que as próximas eleições “são particularmente importantes” para o futuro da União Europeia, e que “é necessário um novo rumo para a Europa”, que “só o Partido Socialista pode dar”.

Anónimo disse...

José Sócrates reforça medidas combate à crise

Anónimo disse...

José Sócrates destacou a relevância do programa Novas oportunidades e garantiu que a iniciativa se vai manter nos próximos anos: “Tenho a certeza que este programa é um dos mais importantes para que o país vença o défice de qualificações".

Anónimo disse...

A Guarda Nacional Republicana é uma força de segurança de natureza militar, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas e dotada de autonomia administrativa, com jurisdição em todo o território nacional e no mar territorial.

Apesar de ter sofrido os reflexos directos dos períodos de crise ou de ameaça à ordem e à segurança, aumentando ou diminuido os seus efectivos com variações de amplitude da ordem dos 8 mil efectivos, manteve, contudo, como características praticamente inalteráveis e fundamentais, a sua organização militar, a dupla dependência governamental do Ministro da Defesa e da Administração Interna e a sujeição ao Código de Justiça Militar.

Pela sua natureza e polivalência, a GNR encontra o seu posicionamento institucional no conjunto das forças militares e das forças e serviços de segurança, sendo a única força de segurança com natureza e organização militares, caracterizando-se como uma Força Militar de Segurança.

Anónimo disse...

Todas as crianças têm direito de crescer em segurança, num clima de tranquilidade, sem medos nem receios.

É obrigação de todos nós tornar esse direito uma realidade.

A segurança dos seus filhos é uma prioridade para a Guarda Nacional Republicana e para a Polícia de Segurança Pública.

O desenvolvimento da actividade policial tão perto quanto possível das populações, a visibilidade das forças de Segurança e a sua efectiva capacidade para resolver os problemas concretos dos cidadãos corresponde ao que hoje se designa por Policiamento de Proximidade.

Neste âmbito, o Programa Escola Segura contribui para criar as condições de segurança que as crianças merecem – no caminho para a escola, nos seu interior, nas suas imediações, onde quer que se encontrem. Para que se sintam apoiadas e protegidas.

Não é essa a tranquilidade que deseja ?

Informe-se junto das forças policias e da escola como pode colaborar neste programa.
Para que os seus filhos se lembrem amanhã que cresceram hoje em liberdade e segurança.

A DIREITA EM CORUCHE disse...

VIVA A NOSSA GNR

Trabalhador da DAI disse...

Não percebi os comentário anteriores?
Mas se calhar estamos a ler post diferentes não sei!
O que eu sei é que se a GNR está no Pingo Doce é porque é paga para fazer segurança, mas não me digam que agora, para uma ourivesaria ter segurança e não ser assaltada também tem pagar à GNR para patrulhar a área, a rua.
Acho que está mais que na hora da autarquia, Câmara PS exigir ás autoridades competentes mais efectivos para Coruche face ao aumento notório de criminalidade no concelho.

Anónimo disse...

Oh boy do PS... larga o osso e deixa de andar aqui a fazer pub ao teu governo da treta!

Anónimo disse...

Ao amigo "Socialeiro" que anda a infestar este blogue, bem nos podia informar o que faziam os 7000 polícias,hoje,todos juntos, nas ruas de Lisboa.
Davam vivas ao Sócrates e ao PS, ou não?.......Dá-nos noticias.