"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 5 de maio de 2013

O TABU


Avolumam-se os rumores de que no PS Coruchense, está em curso uma fratricida e cínica luta pelos lugares elegíveis na lista de candidatos à câmara.

Dionísio Mendes, actual presidente, impedido por força da lei de se recandidatar não dá espaço ao seu vice-Chico Oliveira para poder afirmar-se e finalmente anunciar, oficialmente, a sua candidatura a presidente, coisa que deseja fazer à vários meses, Mendes terá mesmo recusado a proposta do aparelho socialista para renunciar ao mandato, o que permitiria, que o "Chico" pudesse nestes últimos meses, surgir com mais protagonismo e outra visibilidade e finalmente, dissipar as dúvidas e hesitações daqueles que na estrutura local e regional do PS acham que não reúne condições para o lugar.

Mendes, de forma mais ou menos clara vai convencendo os seus mais "próximos" que nestes doze anos viveram à sua "pala" em lugares de nomeação (e com isso fizeram "bom dinheiro") para apoiarem a  drª "Kimanda" de forma a que, mesmo não sendo a primeira da lista, seja no limite a segunda, o que lhe permitirá em caso de vitória continuar a dirigir a câmara.
Neste processo são seus mais destacados apoiantes o "plantador de favas", a "arranca Pregos" e a "loira". Sendo que, relativamente ao "cromo de Santana" este está hesitante, entre apoiar a "Kimanda" ou o "Chico".


Também há quem defenda, que a exemplo do que se passa em Almeirim, em Coruche possa haver um movimento de "independentes" com origem em alguns dos actuais eleitos e assessores do PS para concorrer à Câmara e Assembleia Municipal.

O que não deixa de ser estranho é que Chico Oliveira foi anunciado oficiosamente como candidato vai para seis meses e depois de todas as principais forças politicas terem já divulgado os seus candidatos, o PS ainda não o tenha feito, a pouco mais de quatro meses das eleições.

Enfim, são as lutas pelos "tachos" a que os socialistas já nos habituaram.

20 comentários:

Anónimo disse...

Sempre fui sou e continuarei a ser do Partido Socialista mas não é o Chico que leva o meu voto. De incompetência já chega tem sido como os outros ou pior e também aprendeu rapidamente a ser mentiroso.

Anónimo disse...

mas o mendes levou o teu voto!?! era mais sério queres ver? olha a saga da Kimanda!!!

Anónimo disse...

Então ainda não foi apresentado oficialmente?! Até nisto este blogue é aldrabão.

Anónimo disse...

então onde é que foi a festa? oficialmente ele ainda não foi apresentado.

Anónimo disse...

ele é candidato a candidato. Deixa lá ver é se não é a Kimanda.

Camilo disse...

há ai malta que não sabe o que significa oficiosamente...

Anónimo disse...

eu tou a ver mas é a 1ª dama Kimanda a ficar a mandar em nome do Mendes.

Anónimo disse...

muito bem essa senhor chega, conquista e vença. Não contem comigo para a vitória dela. Prefiro 100 galhardos a uma kimanda.

Anónimo disse...

muito bom post.

Anónimo disse...

Dos dois venha o diabo e escolha.
São os dois vaidosos e convencidos e incompetentes.

Anónimo disse...

Depois de ler o post e demais comentários, fico convencido que o edil não quer deixar a cadeira ao putativo cabeça de lista indicado ou indigitado pelo PS local...
A inscrição em tempo de sua putativa mulher no PS trazia água no Sorraia, a não assinatura do edil e da Galhardo (reputada militante) na proposta do candidato da concelhia do PS, foi um pau de 2 bicos e, hoje chegado, não há candidato oficial. Nem oficioso.
Há candidato a candidato que se arrasta e que se coloca em bicos de pés para ser edil e se quiser ser um autarca terá que aceitar a senhora do edil em lista como vice ou elegível.
Assim seja! E, rogai por nós…santos e pecadores.
Já nada espantaria o rebanho se fosse a indicada pelo edil à distrital, fazendo crer que o presumível candidato não tem competências, nem qualidade para se sentar na cadeira do quero, posso e mando...porque essa característica tem-na a sua hipotética e sua desejável futura presidente que salvaguardando a interpretação, não terá tantas acções hipotecárias perante a Thémis quanto o seu já reformado do estado, este estado que, também agora, virou pelintra.
Assim, continuaria em jogo, o jogo do poder, do quero e do mando com o candidato a candidato a ser o servil da sobrevivência de um dinossauro politiquês que veio do PCP e, se necessário fosse, até se emboscaria no CDS para sentir o sabor autoritário de um edil de segunda liga!
O que se assiste é um escândalo e uma desavergonhada forma de se gerir a democracia dos que muito mais se servem do que servem os munícipes. De tropeção em tropeção chegamos a Maio e perguntamos, como coruchenses, que candidato tem o PS?
Quem são os elencados na lista do PS?
A luta é fratricida e a orquestra toca desafinada!
Porquê?
Porque não há maestro! Poucos entendem a/e de música. Só querem é ter uma pauta com clave de dó ou de ré para parecerem músicos da orquestra que se mortifica.
Então?
Como se explica a actual situação?
Explica-se com o jogo das chefias do maior empregador do Concelho a fingirem que gostam deste e desta, que apoiam este ou esta, que nada afectaria a linha seguida do edil, que engoliriam sapos para que se acomodassem aos poleiros...sem ondas nem ruídos, com azia mas sem arrotos. Para a mesa haveriam os convidados desses fingidores. Aceitariam ou não. Na contagem o saberiam…
Fosse este ou esta o putativo candidato, é vê-los a arrastarem-se e a rastejarem em volta dos candidatos a candidato para conquistarem um sorriso, um abano de cabeça e os putativos candidatos a contarem as armas que nem eles sabem se contra si vão disparar.
Tiros (muitos) serão de pólvora seca mais para serem ouvidos do que para atingirem os alvos.
O futuro dirá das razões da razão de um voto a mais ou a menos!
E, atrás do arbusto, como o outro, lá teremos a mão a acenar a quem mais o aprouver.
O Povo é quem mais ordena! Saudações revolucionárias!


(Post escrito ao abrigo do Artigo 21º, Artigo 37.º da CRP e da "liberdade para transmitir informações e ideias por quaisquer meios independentemente de fronteiras" (artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948).

Anónimo disse...

Um partido que tem como representante maximo em Coruche o Banha, querem o quê?

Anónimo disse...

O Mendes é a mão atrás dos arbustos, que rasteira o Oliveirinha, para depois levantar em ombros a bela Dra.kimanda, para que o povão possa bem ver.Em seguida faz sondagens para ver se o pessoal está a gostar da novela e seus intervenientes,incluindo a inteletual e sempre fiel cabeçinha loira!...

Anónimo disse...

Mas o Oliveirinha é o candidato faz-de-conta?...ou estão à espera que desista para emergirem os salvadores mendistas?....

Anónimo disse...

O PS com o oliveirinha não ganha eleições nenhumas, ainda não abriram a pestana?.

Anónimo disse...

Mas sem o Oliveira,tb ninguém acredita que as kimandas consigam chegar a algum lado, pois os coruchenses estão a ficar fartos de tantas festas e festarolas para distraír o pessoal e esquecer a crise nacional e municipal.A hora é de mudança!

Anónimo disse...

Eu vou votar no Oliveira,porque sei,se ele ganhar,que irá correr com a kimanda e seus apoiantes.

Formiga disse...

Como existem elementos do Povo que, ainda, votam nestes mais do mesmo...

Anónimo disse...

Para mim candidato só há um, o Zé Marcelino e mais nenhum!

Anónimo disse...

O Chiquinho lá vai ficando para trás...
Em qualquer lugar onde se devesse fazer aparecer há sempre alguém que o faz desaparecer...
Oliveirinha da serra nem para caçar te querem...

Vejam se o encontram nas fotos...

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/316311_333465890112690_1132649653_n.jpg