"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 10 de novembro de 2012

Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro

(Álvaro Cunhal em contacto com trabalhadores da Reforma Agrária. - Couço 1985)


Sessão Pública

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

10 DE NOVEMBRO
16H, HOTEL ALTIS PARK, OLAIAS, LISBOA



Dossiers

CONTRIBUTO PARA A HISTÓRIA E LUTA DO PCP E DO POVO PORTUGUÊS
Exposição, 2006
UMA VIDA DEDICADA AOS TRABALHADORES E AO POVO AO IDEAL E PROJECTO COMUNISTAS
Dossier em www.pcp.pt, Agosto de 2010

7 comentários:

Anónimo disse...

"[...] Contra todos os democratas portugueses e particularmente contra nós, comunistas, são desencadeadas ferozes perseguições e histéricas campanhas de mentiras e calúnias. Para nossa alegria, basta saber que, apesar de tais perseguições e campanhas, o nosso Partido conta com o apoio activo ou a simpatia dos operários, dos camponeses, de todos os trabalhadores honrados, manuais ou intelectuais, da nossa juventude, das mulheres de Portugal, dos povos coloniais, de todos os democratas sinceros.
Vamos ser julgados e certamente condenados. Para nossa alegria basta saber que o nosso povo pensa que se alguém deve ser julgado e condenado por agir contra os interesses do povo e do país, por querer arrastar Portugal a uma guerra criminosa, por utilizar meios inconstitucionais e ilegais, por empregar o terrorismo, esse alguém não somos nós, comunistas. O nosso povo pensa que, se alguém deve ser julgado por tais crimes, então que se sentem os fascistas no banco dos réus, então que se sentem no banco dos réus os actuais governantes da nação e o seu chefe, Salazar.[...]"
(da intervenção de Álvaro Cunhal no Tribunal Plenário, frente aos juízes fascistas, em Maio de 1950)

Anónimo disse...

Com 9% ( alias nem a 9 chegam )querem uma politica patriotica e de esquerda!.. o povo unido são 9%??

Quem são os comunistas para falarem no povo? Esse mesmo povo depois em eleições democraticas são só 550 mil ou nem isso, como pode alguem ou um partido falar que o povo quer outras politicas, das duas uma ou o dito povo são 500 mil e os capitalistas 9 milhoes.

Querem melhor sondagem que as recentes eleições nos Açores, onde os partido que assinaram com a troika PS + PSD + CDS tiveram 90% dos votos, e os dois partidos anti-troika PCP + BE 6%. Como é os açoreanos são burros???não querem uma nova politica de esquerda??

E o 25 de Novembro é já daqui a alguns dias!!!

Anónimo disse...

Viva Cunhal! Viva o PCP!

Anónimo disse...

e mesmo só com 9% geram tanta oposição ... têm o meu respeito e quem sabe no futuro o meu voto! Já que todos os outros só me falham!

Respect!

Anónimo disse...

Adorei o ler o "Até Amanhã Camaradas"

Anónimo disse...

Toda a Força ao PCP

Anónimo disse...

"Enquanto o capitalismo e o socialismo existirem, não poderemos viver em paz. No fim, um ou outro terá de triunfar" Neste momento os capitalistas vão à frente! porém as coisas começam pouco a pouco a mudar!