"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Só num país SOCRÁTICO! (5)

Portugal agrava fosso entre ricos e pobres para pior nível europeu
Crise?! Só para alguns!
.

100 Mais ricos valem 22,1% do PIB (Público 15.08.2007)

«As grandes fortunas portuguesas cresceram 35,8 por cento este ano face a 2006, um aumento influenciado pelas movimentações e investimentos na bolsa portuguesa, segundo um ranking da revista Exame. As 100 maiores grandes fortunas de Portugal valem, este ano, 34 mil milhões de euros, um valor que equivale a 22,1 por cento do produto interno bruto (PIB) português (a preços correntes) e que supera os cerca de 25 mil milhões registados em 2006. Este crescimento é, em parte, justificado pelo desempenho do PSI 20. Depois de ter subido 29,9 por cento em 2006, o principal índice da bolsa portuguesa cresceu, nos primeiros seis meses deste ano, 18,8 por cento. Um cenário de desempenho que influenciou não só a riqueza dos milionários que costumam ser nomes habituais desta lista mas também as novas fortunas presentes neste ranking. Belmiro de Azevedo, o dono da holding Sonae, continua a ser o homem mais rico de Portugal, tendo duplicado este ano a sua fortuna de 1779,5 milhões de euros para 2989,3 milhões de euros.»

5 comentários:

Anónimo disse...

Onde e quando é que isto vai parar!

Anónimo disse...

Nem mais Pedro! Crise???? Não!!! Só para alguns!!!

Anónimo disse...

De há 31 anos para cá é assim:
um governo (PS ou PSD) toma posse e diz que o governo anterior deixou o país «numa grave crise» - então, por efeito da crise, pioram as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores; e, também por efeito da crise, os lucros do grande capital sobem, sobem, sobem;

Ao fim de um/dois anos, o governo (PSD ou PS) diz que «começou a retoma económica» - então, por efeito da retoma, pioram as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores; e, também por efeito da retoma, os lucros do grande capital sobem, sobem, sobem;

Passa mais um ano e o governo (PS ou PSD) diz que «a recuperação económica é um facto» - então, por efeito da «recuperação económica», pioram as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores; e, também por efeito da «recuperação económica», os lucros do grande capital sobem, sobem, sobem.

Depois, o governo (PSD ou PS) é substituído por outro governo (PS ou PSD)e diz que o governo anterior deixou o país «numa grave crise»...

Anónimo disse...

Se conseguissemos fazer perceber aos portugueses que:-para tudo isto melhorar, bastva só...o Partido Comunista Português ter vinte por cento dos votos a nivel Nacional, tudo seria diferente para melhor.
José Manangão

Fernando Samuel disse...

Almeida Garrett (século XIX) formulou uma pergunta que, em síntese, era isto: quantos pobres são necessários para fazer um rico?
A resposta é: muitos, muitos, muitos.
Basta olhar para este Portugal com uma centena de ricos muito ricos e com milhões de pobres muito pobres.
Mas, Socrates diz (tal como Belmiro e os seus colegas...)que Portugal é um país «próspero», «avançado» e, especialmente, cheio de «modernidade».
Perante isto, só nos resta... muito: lutar, lutar sempre!