"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 20 de outubro de 2012

14 de Novembro


O vigoroso ascenso da luta de massas está a mudar aceleradamente o clima social e político. E a fazer surgir uma curiosa e contraditória rearrumação de forças. Em que algumas fazem o que já se esperava e outras fazem o que se esperava à mistura com posições que não devem passar sem registo.

Para exemplificar: a UGT e o sr. Cardeal Patriarca.

A UGT, naturalmente, cabe no primeiro grupo. Perante o anúncio pela CGTP de uma Greve Geral para 14 de Novembro, que diz o Secretariado Nacional da central amarela (4.10.2012)? Reconhecendo uma série de maldades na política de «austeridade» do Governo (e escondendo o vergonhoso acordo de concertação que com ele subscreveu), o que tem a dizer é que a convocatória é «divisionista e sectária», e que a UGT aposta no «diálogo social tripartido». Porque a CGTP não a foi consultar sobre a convocatória, ou seja, decidiu – e bem – não retardar o desenvolvimento da luta que tivera uma tão grandiosa expressão em 29 de Setembro (e para a qual a UGT nada contribuiu, ao contrário do que aconteceu com muitos trabalhadores filiados em sindicatos que a integram) com semelhante e inútil consulta.

O sr. Cardeal Patriarca cabe no segundo grupo. Em declarações recentes (v. http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=92740) disse várias coisas, das quais ressaltou sobretudo o considerar que manifestações – que afirma compreender – e greves «não resolvem nada». Naturalmente que os trabalhadores – incluindo muitos trabalhadores católicos – têm opinião diferente. Mas não foi só isso que o sr. CP disse. Disse que a crise está «difícil para muitos, não para todos». Disse que uma das raízes da crise está em que «o mundo financeiro passou a ser uma fonte de lucro sem produção económica». Disse que cabe a cada português ser «protagonista da solução». E não será verdade que, em todos estes pontos, podemos estar de acordo com o sr. CP? Com uma rectificação: da mesma forma que a crise é para muitos mas não para todos, também não serão todos os portugueses os protagonistas da solução. Será a esmagadora maioria, serão os trabalhadores e o povo os protagonistas da solução. E, com desculpa do sr. CP, com um grandioso passo nesse sentido a 14 de Novembro.

43 comentários:

Carlos Miguel Ramalho disse...

O Pedro Barreirinhas, já reparas-te que o que vocês fazem neste momento tem nome. Olha agora que o mercado está aberto, que a câmara de Coruche tem as contas em dia, e as coisas até só correm mal para a vossa corja, apontam para todos os lados, eu como não tenho a vossa opinião sou o analfabeto, a câmara por vocês pagou o campo relvado da estalagem e por ai adiante, a isto eu chamo de HOLIGANISMO POLITICO, não encontro outro nome.
Para que não se subam os impostos podemos cortar na despesa e reduzir o IRS, e que podíamos começar por cortar nos privilégios da função pública que se podem reformar mais cedo e que têm uma segurança Social melhor, não é justo que os funcionários públicos sejam Portugueses de primeira e os outros de segunda, quanto a essa questão não respondes-te porquê? não tens opinião formada? Podemos também reduzir os tachos no parlamento, o estado de são Paulo tem 94 deputados para 20 milhões de pessoas, nós temos 230 deputados para 10 milhões de habitantes.

Anónimo disse...

Analfabeto não por ti mas pelos teus filhos

Anónimo disse...

Ramalhete isto aqui não é discos pedidos, vai mas sim tu ter com a tua corja, jogar uma setas e beber umas minis. E não assines, sujas mais o teu nome. és uma vergonha.

Anónimo disse...

http://kontra-korrente.blogspot.pt/2012/10/policarpo-como-cerejeira.html

«Quando Passos Coelho, na pele de António Oliveira Salazar, acusa os comunistas de instigar a violência e de ser inimigo da paz social, José da Cruz Policarpo cumpre com distinção o papel de cardeal Cerejeira. Se se tratasse de uma película de cinema ou de uma peça de teatro, a interpretação ímpar daria lugar a prémios pelo feito artístico. Como se trata da realidade, não só é mais uma prova cabal de que caminhamos a galope para a negritude de outros tempos mas também de que os inimigos do capitalismo e da Igreja Católica continuam a ser os mesmos: os trabalhadores combativos e organizados.

Os que mais se dizem contra o aborto e a prostituição são os que mais contribuem para que as mulheres não tenham outra opção quando confrontadas com a inesperada gravidez ou com a tragédia de não ter dinheiro para alimentar os filhos. Que o digam as trabalhadoras que recebem menos que os seus colegas. Que o digam as trabalhadoras lançadas para o desemprego. Os que mais se dizem contra a eutanásia e o suicídio são os que mais contribuem para que milhares de doentes crónicos e terminais abandonem os tratamentos por falta de dinheiro. Que o digam os inúmeros casos de vítimas de cancro às quais foram recusados tratamentos ou os doentes de parkinson que têm de percorrer o país à procura de medicamentos imprescindíveis que escasseiam nas prateleiras das farmácias.»

Anónimo disse...

Respeitem quem trabalha! é o que eu digo para a Igreja! Respeitem os trabalhadores que muitos são católicos.

Anónimo disse...

Só um atrasado mental é que acha que por reduzir o nº de deputados vai reduzir a despesa do estado. é uma ilusão! pois o orçamento da assembleia vai se manter o mesmo. e mais só alguém com demência precoce é que classifica os funcionários públicos como portugueses de primeira. só se for os 1º a pagar os impostos, os 1º a serem despedidos e os 1º a verem as reformas reduzidas! mas também só tu, só tu poderias pensar assim!

Zack disse...

Eu como português, trabalhador! Faço parte da solução para este país ! Adiro à GREVE GERAL! Por mim, por todos! 14 de NOVEMBRO PÁRA TUDO!

Ana - Funcionária da CMC disse...

Se me permite, Carlos Miguel Ramalho você não tem mais que pensamentos balofos.

Anónimo disse...

é vergonhoso! e ainda por cima vem do couco.

Carlos Miguel Ramalho disse...

Desculpem lá o analfabeto,etc, etc, mas pelo que vejo a vossa democracia consiste em manter e lutar pelas desigualdades, e neste caso é o que se passa. O que é, ou o que fez um Funcionário publico para se reformar mais cedo ou para ter uma segurança social mais vantajosa. Nada, não fez nada a não ser a sua obrigação , trabalhar, e teve a sorte de alguma cunha, cor politica , etc, o ter posto na função pública. Cada vez que necessitamos de alguma coisa do Estado é um problema, porquê? É simples porque alguém que recebe para trabalhar não o faz com brio,é por isso que o Estado na sua maioria trabalha mal, porque os funcionários estão se a cagar +para as pessoas, ao fim ao cabo trabalham para o Estado e o trabalho está garantido.
Naturalmente que o Ideal seria elevar todos os Portugueses ás condições de FUNCIONÁRIO PUBLICO, mas como não há dinheiro e trata-se de arranjar outros meios de arranjar receita sem aumentar o IRS, e uma das opções é sem duvida retirar essas benesses aos funcionários do Estado.
Aqui o atrasado mental também em resposta ao anonimo. Só te posso dizer o seguinte nos países mais desenvolvidos existem quase 3 vezes menos deputados que em Portugal, nunca deixaram de ser democráticos e esses países são potências económicas Mundiais no caso do Brasil é actualmente a 6ª potencia económica Mundial. É obvio que para quem não tem votos não tem deputados, mas isso é a democracia.

Funcionário Publico - Lincenciado disse...

Analfabeto então concluo que deves te tar a queixar de funcionários públicos como o Orvalho! Esses sim levam o Pais à falência, e como este à mais! e são estes que são os de primeira e é esta gestão de pessoas é que deve de mudar no estado! a culpa disto está no PSD, CSD e PS estes é que andaram pelo país a abrir mais empresas públicos, a criar mais assessores e secretários, a enterrar incompetentes nas chefias das admistração das finanças, nos centros de segurança social, nos centros de saúde, etc.

CONTRA ESTA GESTÃO, OK EU SOU! AGORA NÃO SOU CONTRA OS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS NO GERAL PORQUE NO GERAL E NO MEU CASO O MEU TRABALHO É MAL PAGO A MINHA REFORMA NUNCA MAIS CHEGA E MAIS VOU ME REFORMAR QUANDO TU TAMBÉM TE REFORMARES. E SE QUISERES FALAR DE ADSE TAMBÉM PODES, PARA ALÉM DE DESCONTAR NO MEU ORDENADO PARA SEGURANÇA SOCIAL TAMBÉM DESCONTO PARA ADSE AGORA IMAGINA QUANTO LEVO PARA CASA DE 750€.

Custa-me ouvir as tuas barbaridades ressabiadas e mal fundamentadas como se tu não fosses mais um que contribuiu e contribui para esta situação do país! Porque se tu esta contra esta mal gestão do estado porque é que votas nestes canalhas,opurtunistas que só destroem o nosso país! será que não és igual?

Não entendo o teu anticomunismo se não foi os comunistas que tiveram qualquer influencia nesta situação do paìs, aliás foram os únicos e tu podes pesquisar onde quiseres que desde de 1990 que avisam para esta situação que diziam o pais caminha para um afundamento da economia e por sua vez das finanaças e para o fim da soberania! e olha onde estamos!!! Mas culpa não é dos comunistas! São de pessoas como tu!

PS: A diminuição de deputados é mais uma que nada vai ajudar para diminuir a despesa! é falso! é mais uma manipulação, não tenhas dúvida! NÃO VAI DIMINUIR NADA A DESPESA. Mas podes continuar com a tua tens tudo o teu direito mas fundamenta, não vale apena ir ao wikipédia copy paste aqui, já chega, não achas? São Paulo vs Portugal! Ramalho, por favor! "feira de Borba com o olho do cu" mas quer dizer também não se pode exigir mais! AH TENHO UMA SOLUÇÃO PARA TI PARA AS TUAS DISSERTAÇÕES FAZ O BLOG? AN QUE DIZES?

Anónimo disse...

Carlos Miguel Ramalho tu queres mesmo continuar a assinar com o teu nome. hehehe que comédia

Carlos Miguel Ramalho disse...

Esqueceste-te de informar que embora descontes para a SS e para a ADSE recebes do Patrão uma compensação por teres esses dois descontos, basicamente fala com seriedade. Quando ao meu anticomunismo é falso aquilo que vocês defendem é tudo menos comunismo, e tem um nome próprio, chama-se oportunismo, a propósito o roubo de estado não vem de 1990 vem muito antes disso, antes disso já o Mario Soares tinha pedido a intervenção do FMI. Quanto a assinar o que escrevo, não me incomoda dizer a verdade e dizer o que penso, pelo menos eu gozo da liberdade que o povo Português me deu e que parcialmente até agradeço ao PCP, que à data teve um papel importante no 25 de Abril, mas não foram os únicos como alguns dizem " o 25 de Abril é dos Comunistas e pronto". A minha participação partidária, já acabou á muito, talvez á 20 anos, e o motivo foi o mesmo poder conservar a liberdade de pensar por mim e de não ser condicionado ao pensamento de terceiros. Quanto ao numero de deputados embora discorde da tua opinião aceito-a mas continuo a não entender passamos a vida a dizer que os deputados são
bandidos, ladrões, tachistas, etc, quando se quer reduzir os parasitas são todos contra. Eu defendo essa redução e jamais penso ou considero que, com essa medida se caminhe para uma politica de partido único, afinal não somos Cubanos.

Anónimo disse...

Suplemento do patrão !!!e sabes o valor do suplemento?

Funcionário Publico - Lincenciado disse...

Não foram os comunistas que colocaram isto neste estado! estamos na linha da frente da luta! podes dizer o que quiseres mas não passam de como já foram ditos nos comentários anteriores de pensamentos balofos! Não penses que só por pensares és livre!

Digo tu não és contra esta politica nem és por outra diferente !!!

Os deputados "bandidos, ladrões, tachistas, etc" a qual tu te referes com aquilo que tu defendes vão se manter por lá! agora pensa! Esses que tu adjectivas fazem de certo parte do PSD, CDS e PS os meus em que tu votas e lhes dás poder! Sabes espinha dorsal, falta dela talvez isso tenha sido o motivo à 20 anos como tu disse-te!

Cuba não passa só mais de uma provocação, mas essas deixo-as para os teus amigos de balcão.

PS: suplemento (ADSE e de SS), por mim ser pensante podes dizer o valor? trago para casa liquido 741.29. tenho um filho e sou casada. Faz a tua avaliação e o teu calculo! e depois podes fazer com ordenado do Orvalho dizem que superior a 2500€.

Só uma pergunta se despedirem e vão despedir mais funcionários Públicos achas que despendem quais? os que trabalham e levam pouco para casa ou os que pouco fazem e ganham muito?! quais são aqueles que serão afectados? dos 40 mil quem sai?

Mas o que revolta é que tu falas falas mas dá-lhes poderes!

Funcionário Publico - Lincenciado disse...

PSD, CDS e PS os meus em que tu votas lê-se os mesmos em que tu votas

Anónimo disse...

paga mas é as cotas em atraso! becs becs "ah eu pago o que devo" "eu não devo nada" "eu pago a minha divida" VAI MAS É MESMO PAGAR O QUE DEVES!!! tanso! ele não saiu porque quis foi mas foi posto a correr é só mais uma zita são zitas da vida !! OPORTUNISTA! Agora imaginem este animal como presidente de junta era só o caos! Como não sabe ouvir o não da maioria prontos birra, como o D.M. foi logo isto é só pensamento único lá lá são os absolutistas lá lá sectários mas depois quem não sabe ouvir a maioria somos nós! Já foi tarde à 20 anos já foi tarde. "vai de retro!"

Carlos Miguel Ramalho disse...

Ao Funcionário Publico Licenciado, lamento que pessoas nas mesmas condições que a Srª não se possam também reformar mais cedo e ter igualmente uma segurança Social privilegiada, mas se não é para todos não é para ninguém, caso contrario não existe qualquer justiça social nisso. Quanto à seriedade dos tachistas só te esqueceste do PCP, ainda não vi ninguem do PCP renunciar ás subvenções vitalicias, vi que para parecerem mais sérios que os outros o PCP dizer " O facto dos eleitos comunistas não prescindirem de acederem a essa subvenção enquanto estiver em vigor, não ilude o facto de ser orientação do PCP a não utilização dessa verba em proveito pessoal e de esta ser colocada ao serviço dos trabalhadores e do povo português, do seu esclarecimento e da sua luta" . Quanto ao pagamento de quotas enquanto fui SÓCIO de um Partido paguei a minha parte quando me desvinculei de Sócio deixei de pagar, e é assim que se deve fazer.

Anónimo disse...

Paga o que deves!!! FASCISTA

Anónimo disse...

Já quem digo por ai que é o cromo do couço

Anónimo disse...

Fala fala mas mete lá os votos neles!

Anónimo disse...

vai te embora oh Zita

Marques disse...

Tu não te desvinculas-te nós todos é que dissemos para ires embora. NÓS

Anónimo disse...

Este Vota PS! Para a Câmara e Votou Passos Coelho agora anda aqui a cantar de galo! Vai Trabalhar!

Anónimo disse...

Este cromo do Ramalho é aquele xuxa que é do Couço mas vive em Olhão?Éum bom tontaças!......

Anónimo disse...

Hó carlos não mudaste nada já te esquceste quando estavas na mundial confiança e que a camara Carlos Gomes te enchia o cu de dinheiro com os seguros e grandes almoçaradas há conta de nós todos ,pois isto já não te lembras tens memoria de pulga

Anónimo disse...

Analfabeto azias, já vale tudo! hehehe Sem Argumentos!

Carlos Miguel Ramalho disse...

Por acaso eu tenho razão, vocês atiram em todas as direcções o Carlos Ramalho que faz seguros é o meu PAI.

Carlos Miguel Ramalho disse...

Até dão tiros no Pé, então agora até o Carlos Gomes era corrupto e entregava os seguros ao meu Pai, sem consulta de outras propostas, de facto vocês fazem acusações gratuitas pena é que o façam sempre no anonimato, e isso para mim é prova que são acusações gratuitas, pois quem diz a verdade não tem necessidade de se esconder. Já agora o analfabeto tem um reparo a fazer " Hó Carlos " não leva H.

Anónimo disse...

Melhor do que esta saga do ramalho é a entrevista dada pelo boy orvalhadas, o homem do presidente, ao mirante.É do mais fútil e pimba que se pode imaginar....

Anónimo disse...

Li a entrevista daquele garoto Pedro Orvalho que mais não é do que um triste da sociedade actual.
Há burros de Miranda com mais inteligência que o rapazito, nem sabe que as favas não se plantam, semeam-se!.

Anónimo disse...

esse o analfabeto já gosto, gosta e inveja!

Carlos Miguel Ramalho disse...

Gostava mesmo muito que se identificasse.
No entanto já percebi que te falta qualquer coisa para o fazeres.
Agora por favor explica o que roubei, e a quem, eu ou algum familiar meu, posso dizer te já que ninguém da minha família alguma vez fez Dumping, ninguém roubou terra a ninguém, ninguém roubou cortiça a ninguém.

Carlos Miguel Ramalho disse...

Portanto se os tens no sitio ientificas-te e é simples vais provar no sitio certo que sou ladrão, e como tal sou condenado por roubo. Estás á vontade é só dizeres.

Anónimo disse...

poupem-nos

Anónimo disse...

Já chega de palermices e banalidades.Ide catar as pulgas pra outro lado!....

Carlos Miguel Ramalho disse...

Ao AR, quando estiveres com vontade, ou à vontade para provares o que escreves-te estou à tua disposição.

Anónimo disse...

tás à nora, de baixo do teu nariz nem vês. vai continuado com as tuas bojardas. Esse nem de ti se lembra. Patético!

Carlos Miguel Ramalho disse...

Não não estou à nora até porque NAQUELA ALTURA NÃO ERAM PERMITIDAS COMISSÕES NOS SEGUROS EFECTUADOS A ORGANISMOS DO ESTADO, e só por aí se prova que tudo o que foi escrito não passa de uma mentira, de uma difamação, como tal a publicação"interpeta como quiseres a questão do teu pai com o carlos gomes eu não disse que o carlos gomes era currupto eu disse é que encheu o cu do teu pai neste caso de dinheiro é evidente o bom ladrão por si se julga ." já foi eliminada pelo Google. Mas ainda não fico satisfeito.

Anónimo disse...

Olá Carlos, não sei que és mas fica aqui uma questão, então se estás tranquilo porquê de esse "stress" todo?

Desculpa não me identificar e antes que digas, "não tenho tomates"!!! Mesmo é verdade sou uma menina!

Anónimo disse...

Existe cá para mim aqui seres que querem é destablizar, vão mandando umas coisas para ao ar, só para destruir o blog, umas coisas acertam, outras nem por isso. agora cabe a outros terem a inteligência mas são muito poucos. depois existe uns que veêm espalhando magia! Verdadeiros Zé Cabras da Blog-esfera.

Carlos Miguel Ramalho disse...

Eu não estou a stress-ar com nada, até porque eu não caluniei ninguém, nem sequer difamei ninguém, alguém o fez e não fui eu, muito provavelmente os " Zé Cabras da Blog. esfera.

Anónimo disse...

não vejo aqui nenhuma ofensa, mas também cada um ofende-se com o que quiser.