"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 30 de outubro de 2011

Portugal e a Europa

"É verdade que, em toda a nossa História, houve sempre portugueses que, por espírito mesquinho de classe, estiveram de cócoras diante do estrangeiro, prontos a sacrificarem os interesses da Pátria a interesses não-nacionais.

Todos nós conhecemos os nomes de tais homens e execrámo-los.

Durante séculos e séculos, como bicho dentro da maçã, o partido castelhano corrompeu e desfibrou o País até o levar aos opróbrios de 1580; mais perto de nós, foram os integralistas (ora de imitação francesa, ora de figurino germanófilo e nazi) que se entregaram mesma tarefa. Hoje, erguem-se vozes a cantar loas à Europa - não à Europa dos trabalhadores, claro, mas à Europa dos monopólios e das sociedades multinacionais. Ontem, houve quem servisse Castela contra a arraia-miúda; hoje há quem deseje colocar as classes laboriosas portuguesas na situação de fogueiros da fornalha da Europa capitalista..."

Vasco Gonçalves 
(excerto do discurso em Almada 18-08-1975)

8 comentários:

Anónimo disse...

camarada vasco. expert a desfilar ignorância!

O Reaccionário disse...

Força, Força Companheiro Vasco!

Camaradas pá!
Até o troca-tintas do Carlos Alberto se lixou no Vasco para se tornar grande amigo e fã e amigo outra vez do camarada Dionísio! Este é que é o maior, força, força Camarada Dionísio, grande galvanizador das massas e inspirador das camadas intelectuais jovens!

O Reaccionário disse...

esqueci-me. isto com música soa melhor.
http://youtu.be/i6UTvqkygmw

Hipócrita confesso (nem todos podemos ser perfeitos) disse...

Memorável:

Pedro Orvalho, Mural do Facebook, 31 de Outubro do famigerado ano de 2011

“Lisboa não tem Aquela discoteca cool, trendy, com good vibe, gente gira e glamour!? Pois bem, a partir de Sábado, o BLUES é a tua discoteca. HITS N' CLASSICS! just your music. É este o conceito, que será defendido e trabalhado por uma vasta equipa de gente gira, desempoeirada e com muito estilo! A música assume um papel fundamental, aos sábados no BLUES vais dançar e cantar do início ao fim da noite, e o mais engraçado, é que nem vais dar por isso! Fica atento, quarta-feira terás mais informação.”

Este é um post típico da silly season noctívaga lisboeta… digamos que faz parte dos inúmeros bypass que muitos negócios da noite têm de ir fazendo para sobreviver… mas no desguarnecido de conteúdo há coisas a reter… e uma palavra a memorizar: pretensiosismo!

“(…) vasta equipa de gente gira, desempoeirada e com muito estilo (…)”

O director Pedro deve ser um dos membros dessa vasta equipa de RP’s! Logo Pedro é giro, desempoeirado… estiloso… Pedro, deixa de chular o contribuinte, já suficientemente encavado, e dedica-te só a essas tretas da noite desempoeirada… e gira… e estilosa.

Mara, faz-me um favor, manda isto ao Pedrocas, que ele anda sem tempo para as bisbilhotices!

Anónimo disse...

tão sempre a falar no pacóvio, o gajo assim até pensa que é importante e que é bué invejado e tal, tal. o cromo chega a comer gajas?

Anónimo disse...

olha a mara anda por aqui. já se tinha saudades desse grande intelecto. podes ir engraxar os sapatos ao mentes.

Anónimo disse...

Tenho tantas saudades do Vasco Gonçalves. Já não sei que fazer.

Anónimo disse...

Pois Pois ... Na Grécia já se muda os chefes das forças armadas! e já se fala em referendo!!!