"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 19 de julho de 2010

UM LEMA CARREGADO DE FUTURO (in Cravo de Abril)

Vicente Del Bosque - o homem que dirigiu a selecção de futebol da Espanha, vencedora do Mundial, na África do Sul - começou como futebolista.
Jogou em vários clubes espanhóis, incluindo o Real Madrid, com o qual manteve sempre uma forte ligação, quer como jogador quer como treinador, e pelo qual foi sempre muito maltratado.
Na sua carreira de treinador, passou por vários clubes não só de Espanha.

A dada altura, treinou durante três épocas o Real Madrid e, com ele, o clube ganhou:
duas Ligas dos Campeões europeus; uma Taça Intercontinental; uma Super Taça europeia; dois Campeonatos de Espanha; duas Taças de Espanha - após o que foi despedido de forma humilhante.

Despedido porquê?: porque o dono do Real Madrid, Florentino Perez, entendeu que Del Bosque (que tinha vencido tudo) não tinha «o perfil necessário» para dirigir a «equipa galáctica», onde pontificavam nomes como Zidane, Figo, Roberto Carlos, Ronaldo, Beckam...

E substituido por quem?
O treinador escolhido para o substituir - por ter o «perfil necessário», obviamente - foi Carlos Queiroz.
Infelizmente para o Real Madrid, o «Professor», além do «perfil necessário» não tinha mais nada e, com ele, o clube perdeu, galacticamente, todas as competições em que participou.

Del Bosque reagiu sempre a estas situações com grande dignidade, sem alardes, sem declarações bombásticas, sem se deixar arrastar para os folhetins mediáticos que tradicionalmente enfeitam tais casos.
Talvez por isso, quando, em 2008, foi chamado a dirigir a selecção de Espanha, os média cairam-lhe em cima: aquele bigode que já não se usa; aquele rosto de Ásterix, aquelas tácticas ultrapassadas... - enfim, o homem não tinha o «perfil necessário», não é verdade?...
E quando a Espanha perdeu o primeiro jogo no Mundial, com a Suiça, foi o fim do mundo...

No entanto, Del Bosque não desistiu de lutar e de incitar os seu jogadores à luta, deixando claro, desde logo, que «se perdermos, a culpa é minha»...
E ganhou. Justamente.
Porque não desistiu de lutar.

Resta dizer que Del Bosque, que se assume como homem de Esquerda, tem um lema para a sua vida: «Temos de nos manter sempre fiéis aos nossos princípios».
Um lema que, diz ele, aprendeu «com os velhos ferroviários», amigos de seu pai, também ele ferroviário - e lutador, que passou três anos nas prisões fascistas de Franco, e se manteve sempre fiel aos seus princípios.

Um lema carregado de futuro.

17 comentários:

rufião disse...

O silêncio fala por si. Homens com H, são poucos mas bons e continuam a ensinar-nos de que vale a pena lutar por um mundo melhor.

Anónimo disse...

se havia duvidas da qualidade da deputada mara coelho, hoje foram mais do que esclarecidas. o ps pode mesmo ficar descansado.hoje mais do que é a argumentação falou com paixão por algo que defende. ja a lili comuna...coitadinha..secalhar esta com medo que o cartão jovem já não lhe sirva..essa é a diferença entre os quadros do PS e da CDU. e é por essas palas de burro que a cdu esta condenada, Batam mais na mara que pelos vistos isso da-lhe garra..

Anónimo disse...

coitada, a miuda aterra ali a ler os textos de sempre, mal escritos como sempre e ainda por cima troca-se toda. mara tu vais lá com esse discurso socratico, tu podes fazer carreira, mas nao te compares com a lili que ela deu-vos um bailinho hoje tremendo. Deviam esconder-se, pareciam uns totos aflitos com a cena do cartao jovem, nem conseguiram argumentar e passaram para a má criação, e depois lá tiveram de alterar o texto várias vezes, que humilhação. Mara primeiro aprende a escrever e a rever os textos que escreves, segundo toma atenção à AM e tenta falar sobre o que está a ser discutido. Nem garra, nem paixao, nem originalidade, és tu e o copinho de leite do mic. "Por isso votamos a favor" é só risada, acorda e sê humilde, porque não consegues passar do enfadonho. E deixa de vir p'ra aqui poluir, aqui não te pagamos para isso.

PICAMIOLOS disse...

E o cromo do Jacinto! o "grande" tira-lhe 20% no protocolo e ele que´cá fora sempre tão fanfarrão,nen abriu a boca.

Anónimo disse...

até os ps's ficsm fsrtos de ouvir a menina arranca pregos, porra além de chats aquele tipo de conversa não galvaniza ninguém. é ver a cara deles de de enjoo. Então e o orvalhinho que já anda a dizer aos amigos que será o próximo presidente da câmara. É só rir. Espero bem que sim, que era da maneira que esta gente do ps era toda corrida. Como é que boy destes, que não dá a cara no combate politico, que tem medo e só vive para ganhar o dele, pode ambicionar enganar o povo de santa justa à arriça. As pessoas tão fartas dos engravatadinhos bem vestidos, precisamos é de malta que arregaçe as mangas.

Anónimo disse...

ontem o mentes era só patinar, enrolou-se todo com o regulamento do cartao jovem noiva, primeiro era um regulamento inovador, depois era um regulamento transcrito, depois tiveram de o alterar 2 vezes. foi o momento da noite. Sempre a contradizerem-se, bem a cdu que os pôs no sitio. E o ze coelho ta lá a fazer o que?

Anónimo disse...

O mentes ja nem pede a palavra, já fala quando entende e o que entende atacando incluisivé a honra dos membros da cdu. O que ele quer a gente aqui não tem. O ze coelho além de tanço, não consegue esconder a subserviência canina e tudo em troca de que? de um gigantesco negocio de seguros que o beneficia. Esta malta vende-se por pouco, mas à custa de todos nós.

Anónimo disse...

E já leram o editorial do Mais Região da mamona do PS Florbela Machado? a certa altura ela diz usar do "direito à indignação, direito este criado pelo Mário Soares". Alguém me consegue explicar o que se passa naquela cabeça? é só rir. é só ignorantes e ainda se apelidam de jornalistas e advogados.

António Gomes disse...

Sempre é verdade que o D.Mendes já gastou 100.000 euros com a novela da tvi?

Anónimo disse...

o orvalhadas diz que não, que não é esse valor. mas ele tem é de dizer quanto se está a gastar de fundos públicos, para ele se promover e para poder aspirar a encontrar-se com as pessoas do meio a que ele sempre quis pertencer. por isso é que ele não dá a cara e o corpo ao manifesto, so vai lá bicar nos vogais da cdu, mas e mt fraquinho. esta gestão ps não é transparente.

Anónimo disse...

são é uns cabrões.

Anónimo disse...

eles gostam é de mamar à conta do orçamento.

OBSERVADOR DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL disse...

a CDU DESMONTOU O "PLANO DE CONTENÇÃO FINANCEIRO"APRESENTADO PELO d.MENDES QUE, FICOU FURIOSO. A CDU ONTÉM ESTEVE MUITO BEM.

Anónimo disse...

os ps's levaram cá uma coça, durante toda a assembleia, uns meteram o rabo entre as pernas, outros nem conseguiam levantar a cabeça no fim. ehehehe.

Anónimo disse...

com muita pena minha não estive na assembleia, mas pelo que me contaram, os tipos do ps andaram engadanhados com o regulamento do cartao jovem. grandes cromos.

Anónimo disse...

o mentes estava desesperado quando percebeu que o regulamento tinha um erro, nao conseguiu, nem tentou argumentar passando a atacar a honra da lili, depois nem queria corrigir o erro. estes tipos sao uns arrogantes, mas como se vê e apesar de serem uns incompetentes lidam mal com o cair da mascara.

Anónimo disse...

Tudo mama à conta deste PS de coruche, até a dona do jornal mais região, que com aquele editorial não vai muito longe.Espero que não vá acontecer aquilo que já é susposto acontecer.Daqui por algum tempo veremos.ui ui ui ui!.