"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

terça-feira, 13 de julho de 2010

PS desfere rude golpe nas freguesias, colectividades e associações do Concelho de Coruche

A pretexto da contenção financeira face à crise, o partido socialista aprovou hoje na câmara, um corte de 20% nas transferências (da câmara) para as juntas de freguesia, colectividades e associações do concelho.

Em vez de - como sugeriu a CDU - o corte das despesas deveria ser nas acções não prioritárias, nomeadamente nas festas e romarias. (aqui)

O PS opta por desferir este rude golpe nas já depauperadas finanças das freguesias e aplica um corte cego nos apoios às colectividades e associações do concelho.


Esta foi a posição da CDU na reunião de câmara:


DECLARAÇÃO DE VOTO


O impacto da crise que assola o nosso país tem reflexos evidentes no Concelho. As famílias de mais baixos rendimentos estão a passar por graves dificuldades económicas e sociais.

A CDU oportunamente apresentou em reunião de Câmara 11 propostas, que a maioria recusou, que vão no sentido de moralizar e reduzir gastos supérfluos, que numa situação de crise como a actual a Câmara não pode manter.

Entretanto a maioria PS traz hoje para aprovação um documento a que chama “Medidas de Contenção Financeira do Município de Coruche”, que não faz qualquer menção ao impacto do PEC no Concelho face ao orçamento municipal.

O documento não faz qualquer referência ou estimativa relativa às perdas de receitas provenientes dos impostos municipais, que a maioria PS tem referido nos últimos tempos.

Não é também referida a estimativa do impacto total da redução das receitas versus o orçamento aprovado para 2010. Para além disso a maioria das medidas apontam para uma redução sobre o saldo disponível, mas não é referido qual o saldo disponível.

No geral o documento apresentado não nos parece ter sido elaborado com rigor, ponderação e responsabilidade, já que o mesmo propõe “cortes cegos” em áreas sociais quando em situação de crise o natural seria aumentar estes apoios.

Os Vereadores da CDU consideram que não é reduzindo, por exemplo, 20% da componente fixa para as Juntas de Freguesia que se combate a recessão económica e se mantém o nível de resposta das mesmas às solicitações da população.

Esta medida se implementada terá reflexos desastrosos na capacidade de conservação das infra-estruturas e acentuará a descapitalização das Freguesias.

Para a CDU estas medidas não respondem ás questões mais prementes que hoje se colocam à Câmara Municipal, já que este documento não aponta medidas objectivas de moralização de gastos, nem vai no sentido da redução de despesas não prioritárias em acções e actividades supérfluas.

Este documento enumera um conjunto de intenções genéricas, de medidas paliativas e inócuas, sem propor reduções onde estas deveriam acontecer. Formula “cortes cegos” nos apoios à acção social, ao associativismo local, às Juntas Freguesia e não adopta medidas para suspender protocolos altamente lesivos para o erário publico, como por exemplo o da Refer, que representaria no mínimo uma redução igual ao corte proposto para as Juntas de Freguesia, ou seja, cerca de 60 mil euros.

Outro exemplo, a simples passagem de publicação bimensal para trimestral do boletim municipal, permitiria à Câmara poupar 40 mil euros até ao final do ano.
A suspensão da realização da feira do barato e das oportunidades este ano, representaria uma poupança adicional de 50 mil euros.

O documento refere a redução de impostos municipais como consequência da crise económica, mas não refere a necessidade da recuperação das dívidas de consumo de água. Esta seria uma forma de compensar a redução de receita proveniente dos impostos municipais. A recuperação de 50% destas receitas é de aproximadamente 100 mil euros.

Estas são algumas das razões pelas quais os Vereadores da CDU não podem votar favoravelmente este documento. No entanto manifestamos a nossa inteira disponibilidade para considerar a adopção de medidas concretas, como as já anteriormente propostas pela CDU, para moralizar e reduzir os custos não prioritários, como forma de garantir a estabilidade financeira que permita cumprir as acções previstas em PPI para 2010.




Coruche 12/07/2010


P’los Vereadores da CDU

18 comentários:

Anónimo disse...

ui.... será que agora aguentam-se!!!

Ai que os socialistas tão tramados estes comunas são pior que carraças!!!

Rui pedro disse...

E o Jacinto engole mais esta? é só basófia.

Anónimo disse...

Onde deverian "cortar"é nas viagens do presidente e nos almoços com vinho caro.é uma vergonha.

Anónimo disse...

Esta quadrilha é só cromos, não admira que o pres. da junta da erra, vá com uns copos a mais para sessões politicas do ps. É beber para esquecer.

Anónimo disse...

só para as sessões políticas???! enfim...

Anónimo disse...

mau então e o teste do balão da CMC é só para funcionários, mau!

Anónimo disse...

o mário até na última assembleia tinha uns copos a mais. é a mara a auto-intitular-se de autarca cheia de si, o mário com os copos. O mentes já não tem mão neles.

Anónimo disse...

Vocês são muita nojentos, a Mara pode ter muitos defeitos, mas é boa pessoa e é normal que ela se sinta bem no papel de autarca, pois este sempre foi o sonho dela desde criança. Quanto às intervenções dela é normal que não primem pela galvanização de quem ouve, ela ainda está a aprender. Falta-lhe também ainda uma caracteristica muito importante que se quiser conseguirá alcançar, falta-lhe paixão quando intervém. Não duvido que que não acredite no que diz, mas falta-lhe força e alguma dose de construção de raciociono, mas são coisas que o tempo nos dá. Ela ao menos tem margem de progressão, já vocês não me parece. Quanto ao meu amigo mário, deviam ter vergonha, ele é uma pessoa alegre e bem disposta, às vezes as coisas não correm bem e quer dizer muita coisa ao mesmo tempo, pois revolta-se com a vossa postura mediocre, foi apenas isso que aconteceu.
Beijinhos e abraços.

Anónimo disse...

esta manhã o jovem delfim até revirava os olhos. ehehe. Não gostou de ler as verdades. Não aguentam o ombro a ombro, quanto mais um chega para lá.

FRANCISCO disse...

Comunas
Então queriam que a Câmara corta-se dinheiro nas Festas
O Povo de Coruche quer é FESTAS

Anónimo disse...

Ó Chico abre os olhos. cortarm mesmo como a CDU qeria.10.000 euros

Anónimo disse...

Ó Chico abre os olhos. cortarm mesmo como a CDU qeria.10.000 euros

Anónimo disse...

Ó Chico abre os olhos. cortarm mesmo como a CDU qeria.10.000 euros

Anónimo disse...

Ó Chico abre os olhos. cortarm mesmo como a CDU qeria.10.000 euros

OBSERVADOR disse...

O povo de coruche a partir de agoar vai sofrer muito com o dionísio na câmara, alguns que votaram PS como eu já estão arrependidos.
A partir de agora esta xulice não conta mais com o meu voto.
O dionísio quer é protagonismo porque o tacho maior está quase a chegar

OBSERVADOR disse...

O povo de coruche a partir de agoar vai sofrer muito com o dionísio na câmara, alguns que votaram PS como eu já estão arrependidos.
A partir de agora esta xulice não conta mais com o meu voto.
O dionísio quer é protagonismo porque o tacho maior está quase a chegar

Anónimo disse...

O rapáz Orvalho disse que reduziram 52% nas despesas com a semana da juventúde!como é possivel se só para o son este ano gastão cerca de 10.000 euros.é uma vergonha em tempo de crise.

Anónimo disse...

Ó valha-me Deus, tanto ódio que por aqui vai entre estas gentes da esquerda ortodoxa e da esquerda vanguardo-centrista.