"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Mendes! (parte II)


Será que quando reafirma que a reposição do busto do fascista Luiz Alberto de Oliveira, “não deve ser politizada”, que é o “homem e a sua obra que devem ser avaliados”.

Só por que há 1313 assinaturas? De quem? Coruchenses? Residentes no concelho?
Não vê, que está a ofender, a desrespeitar a memoria daqueles que já não estão entre nós e a humilhar aqueles, felizmente ainda vivos, que lutaram pela liberdade, pela democracia, contra o fascismo que por isso passaram anos e anos nas prisões, onde foram torturados, feridos na sua dignidade de seres humanos pelos seguidores e correlegionários daquele que o senhor admite hoje homenagear.

Acha digno? Como Presidente da Câmara?

Eis os nomes de alguns Grandes Lutadores Coruchenses, contra o fascismo, que com a sua luta contribuíram decisivamente para a construção do regime democrático em que hoje vivemos.
O senhor é de História! Respeite-os!

João Camilo Pereira Rosa
António Camilo
Joaquim Castanhas
Joaquim Claudino
Isidro Fino Henriques
João Pedro Marrafa
Manuel Gil Nunes
José dos Santos Lopes
Arenato Brás
Maria Guilhermina Galveias
Maria da Conceição Figueiredo
Maria Rosa Viseu
António da Silva Teles
Joaquim António de Oliveira
António Amâncio
Jerónimo Bom
Graciete Casanova
Domingues Catarino
António Caetano
Manuel Joaquim Brás
Joaquim José Dias
Diamantino Marques Ramalho
Joaquim Henrique dos Santos (Joaquim Gafaniz)
Arménio Marques Gil
Olímpia Brás
Maria Madalena
António Oliveira
Luís Firmino
Francisco Firmino Galvão
José Vicente Henriques
José Casanova
(só para citar alguns.)

Estes sim, devem merecer o nosso respeito e gratidão pela luta que travaram dando tudo de si, por vezes até a vida, sem receber nada em troca. E a melhor homenagem que o senhor lhes pode prestar enquanto Presidente da Câmara é não alinhar no branqueamento de figuras do regime de Salazar.

6 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

É isso mesmo. É preciso chamar os bois pelos nomes. Fascista é sempre fascista e não merece homenagens nenhumas. Ter coragem é homenagear os que se sacrificaram para termos hoje pessoas democraticamente eleitas como é o caso deste presidente da câmara. Respeito.

Anónimo disse...

Se o problema é de assinaturas, a gente séria do concelho de Coruche arranja 2626 de um dia para o outro... ou, se essas não chegarem, arranjaremos 5252... ou... O que não podemos é deixar que a cambada levante a cabeça mesmo que o presidente da câmara apoie a fascistada do concelho (e arredores...)

Anónimo disse...

13 13 que é azar. Gostava de saber quanto militante do cds da concelhia de Lisboa assinou o abaixo assinado?

Adega disse...

ser de História não é sinónimo de Respeitar a História. Seja coerente e digno Sr. Presidente. Não envergonhe o concelho de Coruche. Já basta o resto que não faz para agora ainda levarmos com este despropósito

a.castro disse...

Obrigado pelo link, camarada. E bom trabalho neste blog.
Nós somos os que lutamos, por isso não podemos cruzar os braços, temos de seguir em frente. A luta continua!