"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 15 de setembro de 2007

Solidariedade sem fronteiras

150 portugueses operados em Cuba.
Doentes encontraram solução para anos de espera do outro lado do oceano.

Cento e cinquenta portugueses, a maioria com cataratas, estão a ser operados em Cuba. São doentes que passaram vários anos em lista de espera, praticamente cegos, e que só resolveram o problema do outro lado do mundo. Em Portugal ninguém chamava estes doentes para a operação. A viagem e os tratamentos estão a ser financiados pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
A maioria destes doentes estavam há mais de cinco anos á espera para uma simples consulta ou exame, como muitos afirmaram à chegada ao Aeroporto da Portela. «Esperei cinco anos para me chamarem e não chamaram. Não via nada», declarou Rosa Maria, uma das pacientes. Outro doente, Carlos Bonança, estava há «14 ou 15 anos» sem ver nada de um dos olhos. Recuperou agora a visão, depois da intervenção em Cuba.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, declarou que esta intervenção da autarquia vem do desejo de aumentar a qualidade de vida destas pessoas. «Há muita gente com cegueira que pode ser tratada. Pessoas já com alguma idade, que é fundamental que tenham grande qualidade de vida. É isso que o Município quer assegurar, sobretudo a quem não tem possibilidades de aceder a iniciativa privada», declarou o autarca.
A maioria destes doentes conseguiu resolver o problema. Mas houve também quem não tivesse tanta sorte. José Romão esteve «cinco anos à espera» de um exame. Quando chegou a Cuba, diagnosticaram-lhe uma retinopatia, que, anos depois, já não tem cura. «É de lamentar e é triste e é vergonhoso dizer, como os próprios médicos disseram em Cuba, que hoje em dia tirar uma catarata é como tirar um dente. E há pessoas que levam cinco anos para tirar uma catarata neste país», declarou.

3 comentários:

Anónimo disse...

Este caso não é unico,só que os vesgos fingem não os ver.
Assim como o embargo vergonhoso que CUBA sofre há mais de 40 anos, privando o POVO CUBANO,das coisas mais ilementares(mas isso não é terrorismo)nem tão pouco o que se faz em Portugal com a saude.
No que a mim diz respeito, e como POrtuguês faço, aquí o meu agradecimento público, a Cuba AO seu POVO e ao SEU COMANDANTE FIDEL CASTRO
VIVA a LUTA heróica do POVO de CUBA. José Manangão

Anónimo disse...

e mais cuba é uma ditadora!

Anónimo disse...

Faço votos para que o senhor anónimo,numca sinta a nedessidadede ser operado às catarátas,e que depois de esperar 5 anos nesta democracia,decida ir até Cuba.
Se tiver a mesma coragem, que tem para sair do anonimato,lemento meu caro...mas vai ficar cego.
Não há pior cego que aquele que não quer ver. José Manangão