"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

O MEC foi à Festa do Avante!

Miguel Esteves Cardoso
Sábado 13.09.2007
_______________
" As Festas do Avante!, por muito que custe aos anticomunistas reconhecê-lo, são magníficas."
_
"É bom (mas raro) uma pessoa sentir-se à vontade em público. Na Festa do Avante! é automático."
_
"Dava-nos jeito que a festa do PCP fosse partidária, sectária e ideologicamente estrangeirada. Na Verdade, não podia ser mais portuguesa e saudavelmente nacionalista."
_
"Sem a orientação nem financiamento de Moscovo, o PCP deveria ser também fenecido e finado. Mas não: ei-lo. Grande chatice."
_
"Para uma festa daquele tamanho, com tanta gente a divertir-se, a sujidade é quase nenhuma. É maravilhoso ver o resultado de tanto civismo individual e de tanta competência administrativa. Raios os partam."
_
"Se a Festa do Avante! dá uma pequena ideia de como seria Portugal se mandassem os comunistas, confessemos que não seria nada mau. A coisa está tão bem organizada que não se vê."
_
"Enquanto os outros partidos puxam dos bolsos para oferecer concertos de borla, a que apenas assistem familiares e transeuntes, a Festa do Avante! enche-se de entusiásticos pagadores de bilhete."
_
"E porquê?! Porque é a festa de todos eles. Eles não só querem lá estar como gostam de lá estar. Não há a distinção entre "nós", dirigentes, e "eles", militantes, que impera nos outros partidos. Há um tu-cá-tu-lá quase de festa de finalistas."
_
"Ser-se comunista é uma coisa inteira e não se pode estar a partir aos bocados. A força dos comunistas não é o sonho nem a saudade: é o dia-a-dia; é o trabalho; é o ir fazendo; e resistindo, nas festas como nas lutas."
_
"Na Festa do Avante! não se vêem comunistas desiludidos e frustrados. Nem tão-pouco delirantemente esperançosos. A verdade é que se sente a consciência de que as coisas, por muito más que estejam, poderiam estar piores. Se não fossem os comunistas: eles."
_
"Quando se despe um preconceito, o que é que se veste em vez dele? Resta-me apenas a independência de espírito para exprimir a única reacção inteligente a mais uma Festa do Avante!: dar os parabéns a quem a fez e mais outros a quem lá esteve."

1 comentário:

Anónimo disse...

Nâo há festa como esta.

Viva a festa do Avante...