"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 13 de outubro de 2013

O "quarteto" tomou o poder

No ato de instalação dos órgãos autárquicos municipais - Câmara e Assembleia Municipal - que teve lugar na passada sexta-feira, nos Paços do Concelho, em  Coruche, houve momentos verdadeiramente dignos de registo.

Aconteceu de tudo um pouco, momentos hilariantes e descontraídos, momentos mais "pesados" a puxar para as lágrimas e também "tiradas" de oratória que merecem ser recordadas, tal a sua profundidade e significado.


Sem dúvida que um dos mais marcantes momentos foi, quando José Coelho, Presidente da Assembleia, com a voz embargada de emoção se "despediu" do Presidente da Câmara cessante, foi comovente!

O discurso do novo Presidente foi, pode-se dizer, uma novidade! já que perante a Assembleia Municipal que como é sabido é composta por três forças politicas, não se inibiu e sem papas na língua, dirigiu-se aos socialistas, a quem agradeceu todo o empenho que tiveram na campanha eleitoral que culminou com a sua eleição, aqui chegados permitam-me que refira só um pequeno lapso que o novo Presidente cometeu, esqueceu-se de agradecer aos moradores do bairro social que fica próximo da escola secundária bem como aos moradores do bairro social da Azervadinha, o apoio em massa  que dispensaram às candidaturas socialistas, enfim um lapso qualquer um tem.

Referir ainda, como interessante no discurso do novo Presidente, aquela "tirada" populista e demagógica quando, dirigindo-se a todos os autarcas, os desafia a: "Deixem de lado as bandeiras ideológicas e ergam as bandeiras do concelho"; este foi um momento "esmagador" as palmas e o gaudio do "público" presente (assessores, boys socialistas na maioria e ,outros, que comem à mesa do PS) foi tal, que alguns dos deputados chegaram novamente às lágrimas, imperdível este momento, espero que a RVS o tenha transmitido em direto para todo o concelho.

O novo presidente antes de ir abraçar o seu antecessor rematou, "quero homenagear o homem que teve a coragem a ousadia e a visão para nos trazer nesta rota de desenvolvimento" e novamente as lágrimas correram pelos rostos dos presentes.


Mas a surpresa ainda estava para vir. O presidente da Assembleia Municipal, abrindo um precedente deu a palavra ao cidadão D. Mendes, numa violação grosseira do que estabelece a lei e o regimento.


No final a grande questão que fica é a de saber se o quarteto socialista, tem condições e competência para governar o concelho. Sobre o conteúdo do ato resta dizer, é assim a maneira de estar dos socialista muita presunção e pouca humildade.


9 comentários:

Anónimo disse...

Agradeço este texto ao Barreirinhas, pois conseguiu que me brotassem as lágrimas de emoção ao lê-lo e a tentar viver este ato político tão nobre e dramático e para todos os Coruchenses.

Coruchense atento disse...

E agora depois deste resultado o que é que o Xico Cigano vai fazer?...
Irá cumprir o prometido perante a tal comunidade?...

A DIREITA EM CORUCHE disse...

Os comunas, e Psd e o Vasques, estão com uma inveja do caraças do Francisco, o novo Presidente da Câmara.
VIVA CORUCHE

Anónimo disse...

Este Barreirinhas é um lingua suja um mal dizente !
Algumas vezes até poderia ter alguma razão e mais reconhecimento, mas perde-a toda, na forma sectária e de critica destrutiva apenas, semeando veneno por todo o lado, quando comenta acontecimentos, sejam eles verdadeiros ou não.
Esta forma de estar na sociedade é constante e em nada dignifica o Partido que ele defende.
Quando ele acusa os outros de fazerem, o que ele aqui no Couço faz, em muitos casos pior e nada diz.
Exemplo:Se na Azervadinha votaram PS, pergunto onde votaram a Volta do Vale, os Foros de Lagoíços e Santa Justa? É muito triste só ver-mos o que os outros fazem mas nos esquecemos que somos iguais ou piores.

Anónimo disse...

A ciganada depois da sua elevada participação tem o direito de pedir a sua recompensa!

Anónimo disse...

Vai começar mais um período de não cumprir promessas feitas, pelo novo executivo Municipal. É tempo deste blog mudar a agulha par ser mais eficaz, tanta coisa que há para falar com respeito pelos outros e com verdade. Não seria mais eficaz este blog divulgar a mensagem e o programa da CDU do que estar a dar voz aos PSs sem escrúpulos e num raiar de vaidades? Pensem nisso.

Anónimo disse...

http://francisco.oliveira2013.pt/

A primeira promessa não cumprida. Nem a pagina de candidatura conseguiram colocar no on line.

Anónimo disse...

A dor de cotovelo é lixada... Mas um mandato passa depressa e assim sempre podem ir dizendo mal, criticando e chamando nomes a alguem, e dando uso á má educação e pouco civismo que têm. Se a CDU tivesse ganho o que iriam fazer neste tempo todo??

Anónimo disse...

Este blogue tem contribuindo e muito para o descredito da CDU no nosso concelho. Já era altura do partido tomar uma medida e acabar com isto. Afinal todos sabemos quem escreve este blogue, o que torna ainda mais grave...