"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 7 de julho de 2013

GOVERNO RUA! ELEIÇÕES JÁ!


«O triste espectáculo que envolveu Passos e Portas nos últimos dias é o exemplo claro de quem está obcecado pelo poder a qualquer preço e coloca acima dos interesses nacionais os interesses partidários. Esta é a lógica dos troca-tintas em que a verdade absoluta de ontem se transforma na mentira grosseira de hoje, e demonstra a forma como o PSD e o CDS fazem política em Portugal, uma autêntica relíquia, própria de passar a integrar o “tesourinho deprimente”! »

«Um Governo que não tem nem legitimidade nem credibilidade política para, remodelado ou não, aproveitar o pouco tempo que lhe resta e, no período do verão, dar continuidade ao ataque a direitos, liberdades e garantias constitucionais, nomeadamente ao emprego, a salários e pensões dignas e à protecção social.
Eles e os grandes grupos económicos e financeiros sabem o que está em jogo:
São os cortes de 4.700 milhões na educação, saúde e segurança social, que Portas fugiu de apresentar, mas que interessa ao capital abocanhar;
É o aumento da exploração, através da redução da remuneração do trabalho das mais variadas formas, com o aumento da jornada de trabalho, com mais cortes nos salários, facilitação dos despedimentos e nova redução nas indemnizações;
É a redução do IRC para as grandes empresas, que acumulam milhares de milhões de euros de lucros e o aumento da carga fiscal para a generalidade da população;
São as privatizações dos CTT, da CP Carga, da RTP, da TAP ou da Águas de Portugal, um património público que sendo de todos, querem que passe a ser apenas de alguns.»

«Perante isto, o Sr. Presidente da República mais do que olhar aos desejos ou simpatias partidárias, tem de respeitar a vontade popular e assegurar o cumprimento da Constituição da República Portuguesa.»

«Porque espera o Sr. Presidente da República para demitir um Governo que, ao mesmo tempo que corta nos direitos laborais e sociais, promove o esbulho da riqueza nacional e patrocina a entrega de milhares de milhões de euros para os BPN´s, para a banca com as Swap’s, para as grandes empresas com as PPP´s?»

Excertos da Intervenção de Arménio Carlos, 
Lisboa, Concentração da CGTP-IN «Todos a Belém»; 06/07/13

1 comentário:

Anónimo disse...

este blog é só um dos melhores do distrito de Santarém... quem lê e não é do concelho fica a perceber muito bem como está a funcionar o lobby socialista. Parabéns e continua com este órgão de informação gratuito.