"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

«O Mirante» e as FUTILIDADES!


PARABÉNS NELSON GALVÃO (aqui)
(«O Mirante»)

19 comentários:

Anónimo disse...

noticias que é bom nada!

Anónimo disse...

Código Deontológico dos Jornalistas Portuguese

Os jornalistas portugueses regem-se por um Código Deontológico que aprovaram em 4 de Maio de 1993, numa consulta que abrangeu todos os profissionais detentores de Carteira Profissional. O texto do projecto havia sido preliminarmente discutido e aprovado em Assembleia Geral realizada em 22 de Março de 1993.

1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público.

2.O jornalista deve combater a censura e o sensacionalismo e considerar a acusação sem provas e o plágio como graves faltas profissionais.

3.O jornalista deve lutar contra as restrições no acesso às fontes de informação e as tentativas de limitar a liberdade de expressão e o direito de informar. É obrigação do jornalista divulgar as ofensas a estes direitos.

4.O jornalista deve utilizar meios leais para obter informações, imagens ou documentos e proibir-se de abusar da boa-fé de quem quer que seja. A identificação como jornalista é a regra e outros processos só podem justificar-se por razões de incontestável interesse público.

5.O jornalista deve assumir a responsabilidade por todos os seus trabalhos e actos profissionais, assim como promover a pronta rectificação das informações que se revelem inexactas ou falsas. O jornalista deve também recusar actos que violentem a sua consciência.

6.O jornalista deve usar como critério fundamental a identificação das fontes. O jornalista não deve revelar, mesmo em juízo, as suas fontes confidenciais de informação, nem desrespeitar os compromissos assumidos, excepto se o tentarem usar para canalizar informações falsas. As opiniões devem ser sempre atribuídas.

7.O jornalista deve salvaguardar a presunção da inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado. O jornalista não deve identificar, directa ou indirectamente, as vítimas de crimes sexuais e os delinquentes menores de idade, assim como deve proibir-se de humilhar as pessoas ou perturbar a sua dor.

8.O jornalista deve rejeitar o tratamento discriminatório das pessoas em função da cor, raça, credos, nacionalidade ou sexo.

9.O jornalista deve respeitar a privacidade dos cidadãos excepto quando estiver em causa o interesse público ou a conduta do indivíduo contradiga, manifestamente, valores e princípios que publicamente defende. O jornalista obriga-se, antes de recolher declarações e imagens, a atender às condições de serenidade, liberdade e responsabilidade das pessoas envolvidas.

10.O jornalista deve recusar funções, tarefas e benefícios susceptíveis de comprometer o seu estatuto de independência e a sua integridade profissional. O jornalista não deve valer-se da sua condição profissional para noticiar assuntos em que tenha interesses.

Anónimo disse...

Estatuto Editorial de O Mirante http://www.omirante.pt/jornal/estatuto.asp

1- O MIRANTE é um jornal semanário de informação, orientado por critérios de rigor editorial, sem qualquer dependência do poder político, económico ou outros.

2- O MIRANTE recusa o sensacionalismo e a exploração mercantil da matéria informativa.

3- O MIRANTE aposta numa informação diversificada, abrangendo os mais diversos campos de actividade e correspondendo às motivações e interesses do público da região onde o jornal está implantado.

4- O MIRANTE considera que a existência de uma opinião pública informada, activa e interveniente é condição fundamental da democracia e da dinâmica de uma sociedade aberta.

5- O MIRANTE participa no debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa e à comunidade regional onde o jornal está implantado.

6- O MIRANTE é responsável apenas perante os leitores numa relação rigorosa e transparente, autónoma do poder político e independente de poderes particulares.

7- O MIRANTE compromete-se a respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando a informação.

um cidadão da senhora do bonfim disse...

Os jornalistas do "Mirante" têm toda a liberdade de escrever aquilo que o JAE pensa.


PS:O JAE é um comerciante do jornalismo.

Anónimo disse...

gosto desta, grande mentira!

5- O MIRANTE participa no debate das grandes questões que se colocam à sociedade portuguesa e à comunidade regional onde o jornal está implantado.

Anónimo disse...

e olha este!

1- O MIRANTE é um jornal semanário de informação, orientado por critérios de rigor editorial, sem qualquer dependência do poder político, económico ou outros.

um chamusquense disse...

O MIRANTE dá os parabéns ao rapaz Nelson mas não imforma (por exemplo) sobre o voto de pesar aprovado na ultima reunião da camara de Coruche.

são os critérios jornalisticos do
JAE?

Anónimo disse...

nada contra o Nelson ele até nem gosta destas coisas.

Anónimo disse...

O Nelson Galvão foi um traidor. Mas como ele há muitos. Todos começaram no PCP, mas como viram que ali não tinham futuro tiveram de enveredar por outro caminho onde lhes dessem tacho. Pelo menos acabou-se as viagens diárias para Évora com a viatura municipal.

Anónimo disse...

http://www.omirante.pt/index.asp?idedicao=54&idSeccao=479&id=45439&Action=noticia

Anónimo disse...

Nesta altura andava(m) caladinho(s) e não achava futilidade. devia ser um sentimento sofrido em silêncio...

http://www.omirante.pt/index.asp?idedicao=54&idSeccao=479&id=43119&Action=noticia

Anónimo disse...

1) O Nelson Galvão do PCP? Os Comunistas inventam tudo. Que se saiba já era do PS nos tempos dos brandões e sempre o conheci com actividade política no PS.
2) Então e o que dizem aos Parabéns do Mirante ao Isidro Catarino?

Ps: Nelson parabéns! (sei que até nem gostas destas coisas).

Anónimo disse...

a questão não é os Parabéns, é o rigor informativo de o Mirante! Porra Porra que é difícil para alguns perceber! Valha-nos a nossa senhora do castelo

Zé Tó disse...

Os parabéns ao Isidro Catarino,são
evidentemente uma futilidade ridicula como os parabéns ao Nelson. o Mirante o que deve é fazer,jornalismo sério e imformar com rigor e ética.
Porque não informa da condenação do Mendes? e perde tempo com as tretas dos parabéns.

Anónimo disse...

Muito sinceramente, não acho uma futilidade. É uma caixa do mirante on line que todos os dias dá os parabés a alguem do distrito. Condenável? não me parece.
Quando a não dar outras "notícias", issso já é outra questão. Uma coisa não ´tem de anular a outra.

Anónimo disse...

O Mirante está ao serviço do PS, veja-se os recentes relatos de tudo o que se passa com os vereadores do PS em Salvaterra.

Anónimo disse...

O Mirante está ao serviço de quem paga seja ps psd pcp ou cds. o JAE é um Oprtunista com manias de intelectual.

Anónimo disse...

Toma lá mais um ó barreirinhas

http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=46687&idSeccao=479&Action=noticia

Anónimo disse...

Mais uma, as Festas de Coruche no Mirante só servem para falar da Camara e dos comboios?