"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

domingo, 5 de abril de 2009

«Dar o dito, p`lo não dito»

Mais uma vez na imprensa regional, o presidente Dionísio Mendes diz, «que a câmara não tem estimulado os acampamentos de ciganos nem a construção de barracas. “ao contrário alega” do que aconteceu até 2001 em que a câmara deu blocos, e materiais e fez ligações de água a essas barracas e de alguma forma, estimulou a instalação dos que lá estão»

Perante estas afirmações impõe-se fazer os seguintes comentários:

1) Foi o senhor Dionísio Mendes que prometeu na campanha eleitoral de 2001 acabar com as barracas dos ciganos em 6 meses.

2) Passaram 8 anos, tem a maioria na câmara, tem a possibilidade de concretizar essa promessa. Porque não o faz? As barracas como todos constatamos são muitas mais do que as que existiam em 2001. O número de residentes de etnia cigana no concelho mais que duplicou, durante a gestão municipal do Sr. Mendes.

3) Ó Sr. Dionísio Mendes, então o senhor passados 8 anos de ter ganho as eleições continua a justificar-se com as decisões que câmara, segundo o senhor, tomou em 2001. É tempo de assumir as suas responsabilidades, em vez de organizar manifestações.

(Manif. organizada pelo PS, em 2005)

4) Não era o senhor Vice-presidente da câmara no período em que diz terem sido estimulados os acampamentos dos ciganos? Ou quer-nos fazer crer que desde de 2001 para cá, mais nenhum cigano se instalou no concelho? Fracamente, isso já não pega! Deu votos em 2001, hoje não dá!
Assuma?! Ficar-lhe-ia bem!!!
_
Se houvesse efectivamente vontade politica e coerência, as barracas tinham diminuído! A Câmara ao contrário do que o senhor diz tem Poder e serviços de fiscalização: _
_
_
«O Decreto-Lei nº 310/2002 de 18 de Dezembro regula o regime jurídico do licenciamento e fiscalização pelas câmaras municipais de actividades que estavam anteriormente cometidas aos governos civis. No caso dos acampamentos ocasionais, estabelece o Artigo 18º que a sua realização fora dos locais adequados à prática do campismo e caravanismo, fica sujeita à obtenção de licença da câmara municipal. Diz ainda que o acampamento só pode ser licenciado se o dono do terreno tiver dado autorização expressa. Ao nível das sanções, o Artigo 47º estabelece uma coima de 150 a 200 euros para quem for apanhado a acampar sem licença.
A instrução dos processos compete às câmaras municipais e a aplicação das coimas é da competência do presidente do município. E, segundo estabelece o Artigo 50º, o produto das coimas constitui uma receita dos municípios, que têm também a competência da fiscalização»

43 comentários:

Cigano disse...

O sr. Mentes prometeu acabar os ciganos, como se ele é o maior?

Anónimo disse...

ele até faltou ao debate que o MIC organizou sobre os ciganos e a segurança!
Foi um sucesso e até lá estiveram ciganos e ele faltou! VERGONHA!!

Visitante disse...

Será o mesmo Dionisio que em Dezembro de 2001 andou no Bairro da Liberdade no Couço a prometer que se nele votassem acabaria com os ciganos no Couço?
Não foram os votantes do Couço que o elegeram e, daí ele não cumpriu e sabe o que fez? Realojou, gabou-se de ter feito realojamentos e sabem para onde foram feitos os realojamentos?
No Couço, foram feitos à custa do T0, pequenos apartamentos, precisamente no Bairro da Liberdade, sim no mesmo sítio!!!
Em 8 anos não mexeram uma palha, muito menos em habitação e imagine-se realojaram...
A verdade PS no seu melhor...

Anónimo disse...

Talvez um bom debate, agora porquê um sucesso? Ele faltou ou não foi mesmo convidado?

Anónimo disse...

Acho que faltou mesmo!
Resolveu ir ver um vídeo do cortejo.
Segundo o MIC, foi a primeira pessoa a ser convidada! É uma vergonha, até o jornalista da LUSA o disse, como num assunto tão delicado, um orgão de poder local não se fazer representar!
O debate foi interessante, entre as duas facções, foi pena não ter estado o principal responsável... dos problemas de ambas as comunidades, que também teria algo a dizer sobre o assunto, não duvido!
Não se admite... que a comunidade cigana nem uma casa de banho tenha... é uma vergonha! Já para não falar que os próprios ciganos estão contra os muitos que cá se vieram fixar nos últimos anos!

È uma pena quando a partidarite, tolda as ideias e inibe a resolução de problemas...

Capitalista disse...

O único líder na América Latina que enverga sempre um uniforme militar e que persistentemente e por uma questão de princípio, se recusa a fazer eleições, é Fidel Castro. Os cidadãos cubanos estão proibidos de usar hotéis reservados aos ricos e nem sequer podem entrar em muitas lojas e farmácias, que apenas fazem comércio em dólares. Passados quarenta anos, há poucos rostos negros nos níveis superiores da presumível 'liderança'. Foram formados muitos médicos, mas eles ganham menos do que os porteiros dos hotéis ou os polícias das zonas turísticas segregadas." Christopher Hitchens.

Anónimo disse...

que comentário "sensacional"! a pessoas que não se enxergam!Vem para aqui mostrar o seu anti-comunista, quando acusam o toque do post.

Anónimo disse...

Realmente ele usou e abusa do revolta popular contra alguns elementos da etnia cigana para ganhar a eleições! e na verdade ele é grande responsável desta confusão e insegurança coruchense.

Anónimo disse...

Fala.se em ciganos e vem logo à baila os materiais que o M Brandão entregou, mas a Segurança Social, através de instituições ligadas à igreja, não se fartaram de entregar folas de zinco e outros materiais?
Mas M Brandão hoje está a ser julgado pelo que deu a essa gente, outros deveria ser julgados pelo que disseram que iriam dar... ou melhor resolver... há ciganos e ciganos

Anónimo disse...

Fala.se em ciganos e vem logo à baila os materiais que o M Brandão entregou, mas a Segurança Social, através de instituições ligadas à igreja, não se fartaram de entregar folas de zinco e outros materiais?
Mas M Brandão hoje está a ser julgado pelo que deu a essa gente, outros deveria ser julgados pelo que disseram que iriam dar... ou melhor resolver... há ciganos e ciganos

Carlos disse...

Na minha opinião o PS, o Dionísio Mendes, se quisessem poderiam ter resolvido a questão do bairro dos ciganos. Já lavam 8 anos e nada mudou.

Anónimo disse...

Estratégia politica, o bairro dos ciganos não passa de estratégia do PS mas parece-me que não vai pegar neste ano de eleições.

Anónimo disse...

Posso constatar aqui puro ignorancia generalizada. Os ciganos perante os olhos de uma sociedade terão que ser tratados como qualquer outro cidadão comum, e esse é o problema é que eles não se regem pelas mesmas motivações e padrões culturais, o que advem dai graves problemas para a sociedade.
O problema é dessa minoria ética que não se encaixa na sociedade, mas nós pessoas sensatas teremos que usar a racionalidade e isso não tenho visto aqui. Tudo gira á volta de uma campanha contra o presidente da camâra por isso perdem todo o crédito quando opinão na intenção de mal dizer sem nada contrutivo sem sentido nenhum. Que os ciganos são muitos e não sabem viver em sociedade todos nós sabemos, mas temos a inteligência de perceber que é uma assunto delicado, porque eles multiplicam-se trazendo familiares para suas barracas, mas não existe lei nenhuma que proiba alojar familiares em suas casas. Ninguem vai expulsar de nossas casas os nossos hospedes por isso o bom senso permite-nos raciocionar que não o podem fazer com a etnia cigana. Querem as barracas derrubadas e depois constroiem-se apartamtnos novos para estes ciganos todos é isso que sugerem? Talvez venha o MIC resolver os problemas de coruche, estive a ver a lista desses tais MIC´s e cada um pior que o outro, só vejo fome de poder, inveja, querer ocupar a todo o custo a liderança, muito transparentemente vos alerto para não cegarem que de boas intenções está o inferno cheio. Quando sentir que o que acontece em coruche é para o bem de todos se puder voto duas vezes agora enquanto andarem a vender banha da cobra que comprem voçês até esgotarem o stock já que se permitem a ser enganados mesmo de olhos abertos. Querem acabar com esta postura da etnia cigana deixem de comprar lá droga que eles vão para outro lado onde possam continuar o negócio. Politica de avestruz cabeça debaixo da areia só para não ver o que está á nossa frente.

Anónimo disse...

Aquela máxima, que quantidade não é qualidade (que comentário tão grande, para quê?)

Anónimo disse...

Apenas esclarecer que o Presidente da Câmara não foi mesmo convidado para estar presente no tal debate!
O MIC, os MICs metem! Provem que o convidaram enviem para este blog as provas! Ficamos à espera!!!
Para além de anti-comunistas são mentirosos!

Laurindo disse...

Para o Anónimo das 19:08, lacaio do PS!

TODA A POPULAÇÂO FOI CONVIDADA! O Presidente da Câmara, segundo o MIC, foi das primeiras pessoas a ser convidada... e ele realmente não estava lá, num assunto tão importante como este porquê?

Até o jornalista da Lusa ficou incrédulo! Era seu dever e sua obrigação, enquanto cidadão estar presente, quanto mais como autoridade máxima do poder local!

Segundo um funcionário da câmara (não posso confirmar isto), preferiu ficar a ver um vídeo sobre o cortejo a ir a uma conferência com esta importância para o concelho!
É uma vergonha!
O MIC ao menos,traz o debate para cima da mesa, não se esconde... venham mais iniciativas destas!

Anónimo disse...

Para Laurindo, (talvez AMS), Lacaio mor do MIC, que anda de blog em blog com o dedo no gatilho a defender o MIC - ser nunca visto antes na blogoesfera, mais um que acordou em Coruche com aparecimento do MIC, antes o que ele se preocupou com a terra NADA!

Não acredito que ele tenha sido convidado, ele foi muitas vezes convidado pelo senhor AMS, na altura que ele assumia que era director do "pasquim" de Coruche, para os mais diversos debates e alguns que iam ao desencontro das ideologias do PS, e foi a quase todos! Penso que não passa de uma estratégia do MIC, estratégia politica, para desclassificar o senhor Dionísio Mendes.
Agora, a presença do jornalista da Lusa, e tal comentário, não vos dá mais credibilidade, o que ele disse qualquer um podia dizer.
O MIC é ... talvez depois das eleições possamos então tirar algumas conclusões, vamos ver se o movimento aguenta! Talvez o objectivo seja eleger 1 vereador, tachos para quem? Eu sei bem, o do Busto!

Sondagens Sorraia disse...

O MIC é bom é! Rouba votos ao PS e PSD, não consegue eleger nenhum veredor, a CDU ganha!

Anónimo disse...

O MIC tem muita credibilidade, para ser fonte se o presidente da câmara foi ou não convidado, então no site do MIC havia fundadores do Movimento que nem sabiam que o eram! Não acham estranho o nome do Ricardo Raposo estar lá como fundador e passado 2 dias já não era! Aquilo lá pós lados do movimento vale tudo.
o MIC é uma mistura explosiva um x dos piores do PS + um x dos piores do PSD mexe-se bem, e junta-se um do CDS! puf...

Laurindo disse...

é só rir...
Demagogia pura por estes lados!
Estão borradinhos de medo... essa é que é essa!
E o MIC ainda nem começou... a agitar as águas, vocês ao entrar pelo caminho da difamação, vão ter de trabalhar muito, suar muito mais, ou então serão trucidados por uma nova forma de estar ao serviço do poder local e das populações, o MIC não afronta ninguém, está ao serviço de todos vós ou ainda não perceberam?

O AMS não é candidato a nada, deixem-se dessas patranhas, agora há um aspecto lhe dou muito valor (e vocês roem-se de inveja por isso), ele ao contrário de vocês congrega pessoas (muitos nomes nem sequer são conhecidos) em torno de um projecto sério, que irá decerto trazer dinamismo e justiça social a Coruche!
O MIC não se extingue nas autárquicas, caros amigos! O MIC vai fazer história...

Anónimo disse...

Demagogia? não sejas hipócrita! o vosso movimento é que faz um debate, não convida, mas lança o boato que convidou e não foi!
que coerência, valor e rigor e todo o quiserem acabado em or vocês não têm. Acham que temos medo, não gostamos é de hipocrisia, assumam, assumam que vêm pelo poder, assumam que não vêm pelo povo! O vosso fundador mor (a que deves obediência), apresentador, morador e director do "pasquim" capataz do movimento, valoriza fascistas e fascismos, o poder da repressão, como pode ser o MIC uma boa "coisa", já chega de máscaras! Com o MIC a sirene do meio-dia em Coruche em trocada pelo o Hino de Portugal, é a única mudança que faça história com o MIC.
Quero ver se o MIC quando chegar as eleições não vai ter canetas e canetinhas como os partidos! Vamos ver AMS desculpa Laurindo.

Carlos disse...

Laurindo é mentira aquilo que o anónimo (23:17) disse em relação aos fundadores??? Em que estava lá o nome do Ricardo Raposo???

Laurindo disse...

Acham mesmo que o AMS... tinha tempo para andar aqui a correr os blogues!
Não sejam tótos!

Mais uma vez, há nomes que apoiam o MIC, que ainda não são conhecidos, o meu é só um exemplo!

E sim, o Presidente da Câmara foi convidado, toda a população o foi... mas pelos vistos preferiu fazer uma cinemateca privada!

É contra a mentira e hipocrisia que o MIC luta e lutará, não recuamos!

Lola Ridge disse...

ANÓNIMO das 19.08: Nós, Comunistas, não precisamos que palhaços como tu falem em nosso nome. 'Tás a ver? Neste blog dispensamos as tuas sugestões e a tua poluição. Mas que merda de tema que haviam de arranjar se o presidente foi ou não foi convidado.

Anónimo disse...

AMS tempo não, ele é muito ocupado! ahahaha Mas ainda bem que tu tens tempo Laurindo.

Acabaste foi a não responder aquela pergunta, fino, escapa.te porque é verdade o MIC usou nomes sem as próprias pessoas saberem, vergonhoso, começam bem!

Anónimo disse...

Laurindo estão a dizer mal do MIC no blogue Conspirações, vai vai-lá!

Laurindo disse...

Não me escapei a pergunta nenhuma...
Existem nomes que apoiam o MIC, que simplesmente não são conhecidos!
Qual é a dúvida?
É preciso fazer um desenho... eu tenho muito tempo disponível!

Anónimo disse...

talvez tenha mesmo de te fazer um desenho! a questão é serem ou não desconhecidos, a questão é que haviam nomes dados na carta de apresentação como fundadores que não o eram, nem simpatizantes do MIC.

Laurindo disse...

não eram?
ehheeh

Anónimo disse...

Não não, porque dois dias depois saem nomes das listas dos fundadores. Vergonha começaram bem, oportunistas! Não derrubam o PS!

Laurindo disse...

Saiu um nome! Apenas por medo de represálias no momento político actual...

As pessoas têm medo de dar a cara e eu também tenho, porque pessoas como vocês, além de más são perigosas, pois precisam do poder como do pão para a vossa boquinha!
O MIC não... o MIC é uma plataforma aberta a todos os cidadãos, que queiram trabalhar por Coruche, sem constrangimentos, já era hora!
Força MIC!

Anónimo disse...

Vê-la o que dizes não tragas tu problemas para o teu MIC. Essa do medo de represálias é melhor falares com o teu pastor para ele te instruir melhor.

Laurindo disse...

Deve ter uma boa vida... para estar sempre a bombar na net!
A verdade, é que os senhores estão agarrados ao poder e tudo fazem para que os outros recuem.. deve ser medo, só ainda não percebi de quê!

Anónimo disse...

de férias, posso?

Anónimo disse...

Que raio de nome mic? quem vier por bem é bem vindo, deixem-se de patranhas. É um movimento político? E o comandante da GN esteve lá???

Anónimo disse...

Expliquem lá essa do Ricardo Raposo ter medo de represálias políticas??!! Só mesmo para rir!!!
Jamais o Ricardo se meteria no mesmo barco que alguma gente que está no MIC. O Ricardo Raposo é um defensor dos valores de abril.

Laurindo disse...

O MIC defende Coruche, acima dos valores de Abril pá!

CORUCHE!

Anónimo disse...

Disseste tudo!

25 de Abril Sempre!
Fascismo Nunca Mais!

Laurindo disse...

é isso!

Força Coruche

Anónimo disse...

Mas sem o movimento da União Nacional.

Anónimo disse...

Deixem-se de palermices e falem dos problemas de Coruche e dos coruchenses e das promesssas não cumpridas por este executivo camarário de maioria PS.

Anónimo disse...

Nem mais! bom post Pedro!

Anónimo disse...

Alguém me envia por email o programa eleitoral do PS para 2001 e para 2005 para skilo@iol.pt. Sinceramente gostava de recordar o que lá vem...fico à espera