"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

terça-feira, 13 de outubro de 2009

E Agora…

O PS reforçou a maioria absoluta na Câmara e alcançou a maioria absoluta na Assembleia Municipal, 6 das 8 Juntas de Freguesias são de maioria socialista. Agora o que fará D. Mendes e o PS com tanto poder?
Têm o poder Absoluto que pediam. Impõe-se colocar as seguintes perguntas:

- Vamos ter mais do mesmo? (isto é, festas e propaganda) ou vai D. Mendes e o PS finalmente pôr em prática um plano de trabalho que dê cumprimento às promessas feitas desde à 8 anos e resolver os reais problemas do Concelho?

- Vão os recursos financeiros e humanos da Câmara estar ao serviço do desenvolvimento do Concelho ou vão ser usados na promoção das “vaidades socialistas” em eventos cor-de-rosa?
_
Vamos esperar para ver...

_
Quanto à CDU, força politica com a tarefa de oposição no Concelho, espera-se que continue firme, apresentando propostas nos diversos órgãos autárquicos, exercendo o seu dever de fiscalizar democráticamente e sempre que necessário, denunciar os “eventuais abusos” do poder absoluto socialista. Sem se deixar intimidar!
__
Do PSD, em decadência no Concelho, nem vale a pena falar, não têm qualquer expressão no poder local, em Coruche.
_
O movimento independente MIC revelou-se como aqui escrevemos, há meses, uma “fraude politica”.
_
O BE pura e simplesmente não existe.


Com este quadro, ficou evidente nestas eleições que a Direita, do PSD ao CDS, votou “útil”, em D.Mendes e no PS, que bem os representa!

50 comentários:

Anónimo disse...

Oh Barreirinhas, parece-me que os votantes não têm a tua opinião e da CDU em relação ao passado recente. Será que votaram PS porque gostam de passeios e festas e estam-se "cagando" para o resto?
Não há dúvida que vocês não evoluem e não aceitam a realidade.
Por outro lado acho muito bem que continuem a lutar mas com um espirito mais aberto e não só de uma forma destrutiva e maldizente como aconteceu ao longo dos últimos tempos neste Blog.
Façam-no como antigamente com a apresentação de candidatos e ideias com antecedência e não como desta vez em que a candidata à camara apareceu praticamente em cima da hora.

Anónimo disse...

Nós CDU não podemos nunca apresentar muitos em cima das eleições os candidatos, assim é difícil já partimos a perder!
Temos que pensar!
Mas agora a Luta Continua!
Continua Barreirinhas! Força Ortelinda! Força CDU!

Anónimo disse...

A Ortelinda é uma candidata natural a partir de agora. Não a desperdicem comunas.

Anónimo disse...

Como isto está tão calmo!

Anónimo disse...

Esqueceste-te de dizer que sinal de decadência é baixar de 4369 votos para 2764.
Claro sintoma de incapacidade de renovação e promoção de confiamça nos Coruchenses.
Não são uma fraude politica, são uma força que defrauda os militantes pela resistência à mudança.
Mantendo a mesma atitude simplesmente deixarão de existir.

Anónimo disse...

ESTÃO DE RASTOS........

Passado, Presente, Futuro: disse...

O autor deste blogue não esconde a amargura e a dolência de, tal como ele diz dos outros partidos políticos, ver o seu PC a definhar, não apenas em Coruche, mas em todo o país. Se devemos respeitar o passado, especialmente relevante quando falamos do PC, não devemos, ou não deverá – ainda – o PC, ignorar um futuro – e presente – que será necessariamente diferente, mesmo que, para o fomento de melhores políticas locais, possamos ainda aplicar conceitos do passado – mas nunca conceitos moldados para uma “massa” proletária que já não existe. Hoje temos uma volumosa classe baixa/média muito débil, todavia cada vez mais escolarizada, só por esta evidência a realidade/problemática social já não é a mesma da URSS dos anos 20 a 60 do século passado. Há valores, ou ideologias, que hoje já não fazem qualquer sentido. A morte do PC desencadeia-se aí, na teimosia e na arrogância de pensar, num estilo “orgulhosamente sós”, que têm toda a razão e que o marxismo-leninismo continua actualíssimo. Erro, erro, erro!

Não concordo, em parte – em grande parte –, com teor deste poste. Partilho a opinião de um PSD em franca decadência, situação que estranho, com tantas pessoas "novas" no concelho que simpatizam com a linha política da social-democracia portuguesa. Tal como no PC - lá iremos adiante -, o PSD não tem tido a capacidade de romper com o seu passado. Só que a tendência de decadência do PC é sistémica e nacional e a do PSD é focada e regional, e no caso do nosso concelho é consequência da falta de dinâmica e do “envelhecimento” dos seus “agentes”. Em relação ao MIC e ao BE existe uma diferença fundamental para o PC, são projectos novos, com potencial de evolução – reparem, só podem fazer melhor, se quiserem e trabalharem para isso – e com todas as possibilidades de encaixar novos conceitos políticos, mais actuais mais adaptados às reais necessidades dos cidadãos/cidadãs de Coruche sem ligar aos dogmas que vos corroem as entranhas.

Outro facto que critico expansivamente nas posições pseudo-públicas do PC, muitas vezes esplanadas neste blogue, é o desrespeito que tem pelos coruchenses. “O povo tem o que merece”, e como deu o seu voto ao PS, terá o pior, “verão a seu tempo”. Afirmações desta índole são o auge da prepotência do PC de Coruche e lenha, mais e mais lenha para se queimarem. O PC jamais voltará a ser o que foi nas primeiras décadas do “pós” 25 de Abril. Chegou, e veio para ficar, o tempo do PS, para se solidificar, com ainda muito espaço para crescer – porque tem efectivamente sangue novo –, do MIC e do BE.

Interiorizem isto, o comité central, aqui, em Coruche, já o é há 8 anos, e continuarão a ser, os Coruchenses!

Anónimo disse...

Temos aqui mais um coveiro frustrado,confunde o seu desejo com a realidade.

Anónimo disse...

São recalcamentos de um pseudo intelectual formatado, amigo a morte já muitos nos desejaram, há quem já nos tenha "enterrado"! Não foste original!
Mas como te percebo eu também se fosse como "tu" não queria um PCP vivo e bem vivo!
Não te esqueças “Quanto maior a altura maior a queda” (acho que é assim que se diz)

Anónimo disse...

"Amigo" Presente, Passado, Futuro, para um PC morto como pregas, gastas-te muito tempo no blogue e muitos caracteres, não era preciso tanto!

Anónimo disse...

AINDA MEXEM.

Mário Pinto disse...

Há quase 90 anos que nos passam certidões de óbito, afinal ainda fazêmos balbuciar muito alienado por este Portugal fora.

A revolução é hoje!

Anónimo disse...

Onde?
Eu também quero ir.

Anónimo disse...

Eu também!

Esmiúça os Sufrágios disse...

Há um artigo publicado neste blog (a 11 de Outubro) cujas afirmações demonstram por “a+b” (pegando num bocadito de um comentário da Sr.ª Leonor Fonseca) que o quimérico Pedro Barreirinhas é tudo menos profeta… as afirmações lidas ao dia de hoje, dão uma vontade de rir… vejamos:
Take 1: “o poder absoluto usado no pior sentido do termo pelo partido socialista de D. Mendes acabou” quê? Para bruxo não dás!
Take 2: “nada voltará a ser como dantes em Coruche”… concordo!
Take 3: «A arrogância, a quezília, a agressividade e a vaidade “doentia” que os socialistas patentearam nos últimos oito anos à frente da Câmara, tem os dias contados!»… é o que eu digo, para bruxo não dás!
Take 4: “Na campanha eleitoral os Coruchenses manifestaram claramente que não querem esta forma de fazer politica (entenda-se, a do PS)”… lição n.º 1, a campanha não são eleições, e vice-versa! “Dica da semana”: Para a próxima falem também com coruchenses que não sejam comunistas!

Abraçitos!

O Ingénuo! disse...

Pergunta: Pedro, és o Armando Rodrigues não és?

Anónimo disse...

Enganados ou não os coruchenses decidiram que quem lhes defende os interesses é o D. Mendes, sem duvida que o PS teve uma grande vitória no concelho.
Mais quatro anos nos separam do próximo executivo e até lá é necessário manter a uma fiscalização apertada, denunciar o que se achar mal e apoiar o que de bem possa acontecer - não se podem aceitar arrogâncias nem má educação.
A luta continua.

Anónimo disse...

Esmiúça és o Carlos Palmeiro não és? O teu nome é sinónimo de muita coisa menos de credibilidade, coerência e decência. Vai-te esconder.

Anónimo disse...

Em vez de trabalharem andam aqui em blogs. Ou será que andar por aqui, usando meios de todos nós, é servicinho partidário?

Anónimo disse...

Oh Mara.. tu não ganhaste nada, tiveste a sorte de fazer parte de uma grande maquina que tudo vê e tudo mexe, és apenas uma idiota util ao PS, eles têm muitos como tu! E já agora aprende a escrever, envergonhas a minha universidade e a classe. Quem se mete com o PS leva!

Anónimo disse...

A CDU já não tem a máquina dos velhos tempos porque não é poder.Também era apoiada nos serviços da camara e agora acusam os outros de o fazer.
Meus amigos isto é mesmo assim.
Quem está montado na burra safa quem não está tem que se desenrascar.
Não pensem que isto um dia vai ser diferente.

Anónimo disse...

Eu acho que o Pedro é o Catarino

Anónimo disse...

eu gostva de saber qual a vossa opinião de o Boletim Municipal de Setembro/Outubro ter sido distribuido nas vésperas das eleições, carregado de propaganda.

Vésperas de elições/inicio de Outubro!

E agora? o próximo boletim é como? qual a data?

de 12 de outubro/novembro
é???

Anónimo disse...

PS(s) vocês estão "felizes" por terem ganho as eleições e poderem continuar o vosso trabalho "espectacular" ou estão "felizes" pela CDU ter perdido!????

Anónimo disse...

Não confundir o Blog Coruche...Passado, Presente e Futuro com quem aqui comenta com o nome de Passado, Presente, Futuro...não são a mesma coisa...!

Anónimo disse...

épa ainda bem que esclareces isso. é muito importante. esse blog existe e é bom?

ANALISTA disse...

Passei algumas horas a analizar e a consultar os resultados das eleições autárquicas anteriores no nosso concelho e cheguei á conclusão que o maior dinossauro político do concelho de Coruche é sem qualquer dúvida aquele senhor da Fajarda (o Serrador);

VEJA-SE: 5 eleições pela mesma força política, 5 vitórias, 5 maiorias absolutas. Não há outro no concelho com igual palmarés, possivelmente para a próxima estará candidato á Câmara.

Serrador sempre foi um homem sério, Parabens.

Anónimo disse...

Oh anónimo das 16:51, não sei se tendes idade para te lembrar que este boletim é igual ao que a CDU fazia em tempo de eleições e que intitulava Balanço do Mandato, só que agora com novas tecnologias é mais vistoso. De certeza que o pessoal da CDU deve ter algum exemplar para mostrar.

Anónimo disse...

oh anónimo das 22h37!

Olhe que não! Olhe que não!

Anónimo disse...

MAIORIA ABSOLUTA!
PS 57,1% mais um vereador.
CDU 24,9% menos 1700 votos que em 2005, menos um vereador, menos 2 presidentes de Junta.
Destaque ainda para o seguinte, duas figurinhas míticas do PCP não conseguiram a eleição, vamos sentir tanto a vossa falta: Rui Aldeano e Manuel Coelho!
Bem, o jovial ortodoxo Aldeano deve conseguir voltar, pois o mestre zé casanova para variar não deve querer meter cá cú.

Anónimo disse...

A CDU ESTA A DESAPAREÇER, DE QUEM É QUE É A CULPA?

Anónimo disse...

NÂO INTERESSA A CDU DESAPARECER! Interessa sim, que se tornem irrelevantes como já o são, vide MPLA vs UNITA. Isto tá controlado, quem se mete com o PS leva!

Anónimo disse...

O Zé Casdanova, quer queiras quer não foi dos melhores presidente da Assembleia que Coruche já teve caso não saibas ó provocador da madrugada.
O Casanova para que saibas tambem é um dos responsáveis que tu e todos nós possamos estar aqui a escrever o que nos vai na alma, sofreu muito na pele...logo tem respeito!

Anónimo disse...

o zé casanova não foi o unico a sofrer na pele, nem a luta pela democracia, nem a revolução foram exclusivo dos comunistas.No entanto esse zé casanova para o concelho de coruche tem sido um traidor para os seus votantes, já que não sentou nunca o rabito na cadira da assmbleia, logo deveria ter respeito pelos coruchenses (pelo menos aqueles que o elegeram)

Anónimo disse...

É verdade que sofreu e muito na pele mas depois do 25 de Abril se não fossem os XUXAS tinhas levado com uma ditadura comunista e não podias estar aqui a "blogar".

Anónimo disse...

Não repitas só o que te disseram ó das 13.45 pensa por ti e informa-te - não sejas marioneta...

Anónimo disse...

O último a rir é que vai rir melhor!

FRANCISCO disse...

A Direita do PSD e CDS, e alguns Comunistas, votaram no Dr. Dionozío Mendes, pois foi até esta data o único Presidente que desenvolveu a Nossa Terra-Coruche.
A verdade tem que ser dita.
Nâo podiam votar nem PSD nem MIC pois os mesmos não têm credebilidade

Anónimo disse...

BEM DITO
ALGUNS NÃO, MAS MUITOS COMUNISTAS

Anónimo disse...

FDS, a extrema direita teve 1000 votos! Não vão matar o comunismo em Coruche!

FRANCISCO disse...

Mas quem é a extrema direita que teve 1000 votos.
Não conheço nenhum partido de extrema direita que tenha concorrido em Portugal
Nenhum Coruchense quer matar o Comunismo.
O Partido Comunista na sua vertente democrática faz falta

Anónimo disse...

Francisco estava a falar do MIC!

FRANCISCO disse...

Ao anónimo das 13,28

Mas quem é o MIC???
Um grupo de rapazolas que um dia acordaram e pensaram que iam ser vereadores, e autarcas capitaneados por um Abel.
Extrema Direita-Não
Sonhadores-SIM

Anónimo disse...

E OPORTUNISTAS

Anónimo disse...

oportunistas porquê? roubaram o poleiro a alguém? Eles vão é ensinar a muitos de vós o que é espírito de serviço!

Anónimo disse...

Os do MIC são oportunistas?
Só se for porque tivemos oportunidade de gastar do NOSSO dinheiro para ter o "previlégio" de ouvir uma data alarves e pacóvios que acham que desenvolvimento são festas.

Anónimo disse...

Barreirinhas tenho uma dúvida: és o A. Rodrigues, o R. Aldeano ou I. Catarino? vou deixar um palpite com 33,333 por cento de hipóteses de acertar...és o rapazinho mais novo! Acertei?? Maldito euromilhões...

Anónimo disse...

o aldeano nem sabe escrever duas linhas de texto, não sejas cusco!

Tozé disse...

Para saberes quem é o Barreirinhas ainda tens muito que mamar.

Anónimo disse...

esse aldeano nem falar sabe, capaz de erguer o punho e gritar pcp é o maior, mas tambem é desses que o pc quer! Nada de novo.