"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

terça-feira, 10 de maio de 2011

OPERAÇÃO DE BRANQUEAMENTO



OPERAÇÃO DE BRANQUEAMENTO

A operação de branqueamento já começou. Ela faz parte da estratégia da classe dominante para fazer passar o programa imposto pelo FMI/BCE/UE. Dizem eles que "o programa nem é tão mau assim", "tem muitos aspectos positivos" ou que "podia ser pior". Os seus áulicos nos media, jornais económicos inclusive, reflectem esta orientação. Esquecem-se propositadamente de lembrar que o programa da troika é de uma contracção brutal da economia portuguesa, não mencionam as consequências do crescimento negativo. Esquecem-se igualmente de dizer que tal programa irá muito além dos três anos previstos – trata-se de um programa para o subdesenvolvimento definitivo de Portugal.
Por sua vez, os seus representantes políticos que aprovam o programa da troika – PS, PSD, CDS e Presidente da República – estão interessados em louvar as benesses deste programa imposto pelo capital monopolista e financeiro. Compreende-se perfeitamente:   as eleições de 5 de Junho estão à porta e precisam dourar a pílula. Valem-se do facto de que os efeitos só se farão sentir após 5 de Junho. 




1 comentário:

Anónimo disse...

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável.
O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."


Karl Marx