"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Não olham a meios para atingir os seus fins

Se dúvidas há, sobre a natureza e os objectivos de “o jornal de Coruche”, elas ficam dissipadas ao ler o que o dirigente do CDS-PP Miguel Matos Chaves escreve na edição de ontem (Nº18) do reles pasquim, que número após número acolhe artigos de energúmenos como o supra citado, que vão debitando o seu anticomunismo primário, para compensar as suas frustrações e outros complexos.
Vejamos algumas das afirmações contidas no artigo intitulado “As mentiras dos dirigentes comunistas” (A propósito da moção apresentada na Assembleia de Freguesia do Couço) da autoria do já citado hebefrénico.

“Em Portugal, pós-25 de Abril, os Dirigentes Comunistas comandaram roubos e assaltos a propriedades, a casas particulares de todos os que se lhes poderiam opor.”

“Não é de admirar que, nos países ocidentais e claro está, em Portugal (na década de 1930), tivesse havido movimentos de reacção a esta barbárie dos Dirigentes Comunistas.”

“E vêm agora os Dirigentes Comunistas de Coruche em geral, e do Couço em particular, dizer que a PVDE (Policia de Vigilância e Defesa do Estado), criada em 1933 para os combater, não deveria ter existido e não os devia ter perseguido e neutralizado?”


“À sua selvajaria e barbárie, Portugal, bem como todos os outros países ocidentais, só podia responder pela força. E a criação desta força policial em Portugal (a exemplo do que aconteceu nos restantes países ocidentais), era exactamente, e foi criada para isso: para evitar que tomassem o poder em Portugal.”

“Tomaram vocês, dirigentes comunistas, terem tido nas vossas hostes sua Excelência o Major Luís Alberto de Oliveira que muito fez pela sua terra e muito honrou Coruche. Mas ele não gostava de vocês! E isso é que não lhe perdoam.”


E é com este pasquim, que publica artigos com este conteúdo, que a Câmara Municipal de Coruche e o seu Presidente estabelecem parcerias!
Até quando vamos permitir que esta gente continue a ofender e aviltar Coruche e a sua Gente?!

12 comentários:

Anónimo disse...

O que está aqui escrito por Miguel Matos Chaves é gravíssimo!!!
Ele assume inteiramente o seu Anticomunismo, o que é gravíssimo para quem defende (será que defende?) a democracia e o pluralismo democrático!
Só uma pessoa fascista, salazarenta, nazi, é que poderia escrever estas atrocidades.
“E vêm agora os Dirigentes Comunistas de Coruche em geral, e do Couço em particular, dizer que a PVDE (Policia de Vigilância e Defesa do Estado), criada em 1933 para os combater, não deveria ter existido e não os devia ter perseguido e neutralizado?”

Assumo, não há mal em assumir, que isto me deixa uma revolta imensa, não por ele gostar ou não de comunista, mas pela sua falta de respeito por nós comunistas, mas também por todos, todos aqueles que lutaram contra o regime fascistas de Salazar e aqui em particular ao Povo do COUÇO, gente que lutou e lutou! Pela liberdade que hoje temos. Pela vida que temos hoje! Gente que sendo comunista ou não, sofreu imensas torturas monstruosas praticadas pelo regime Fascistas de Salazar, gente que morreu por Portugal e aqui falo também de Comunistas, Dirigentes Comunistas que deram a sua vida por Portugal coisa que nenhum outro partido o fez! Partidos que só apareceram porque, SIM, esta é que vos dói realmente, PORQUE Foi graças aos COMUNISTAS, à sua luta diária, à sua clandestinidade, à sua ligação entre massas, é que nós tivemos a ABRIL!!! Tivemos a Liberdade, não a construímos sozinhos mas fomos uma das peças fundamentais!!!

É com tremenda revolta que assisto a este artigo que assume a sua verdadeira posição, retrógrada e fascista.
A PVDE, que foi criada em 1933 com a subscrição do Ministro da Guerra, o vosso querido major Luís Alberto de Oliveira e todos os outros ministro de Salazar, agora o dirigente do PP assumir que esta ainda bem que existiu pois o seu único objectivo era perseguir e matar comunistas! Em Particular os do Couço! É gravíssimo!
“não deveria ter existido e não os devia ter perseguido e neutralizado?”

Anónimo disse...

Como a História nos mostra, os fascistas, em regra, são o protótipo dos cobardolas: ostentam grande «coragem» quando estão no poder ou quando têm as costas quentes, e choram, suplicam e borram-se quando chega a hora do ajuste de contas.
Este Chaves não é apenas anticomunista: é, essencialmente, fascista - um fascista que vem a público fazer a apologia do fascismo, da PVDE/PIDE/DGS, das perseguições, prisões, torturas e assassinatos. Este Chaves é um fascistão assumido.

Ora, voltando à História: se este Chaves tem a «coragem» de vir a público assumir a sua condição de fascista, é porque tem as costas quentes. E aqui fica a necessária pergunta: quem é que aquece as costas do Chaves? Ou, postas as coisas de outra forma: cuidado, eles andam por aí, e já estendem e afiam as garras.

Dois últimos comentários: 1) o Chaves festeja o facto de a PVDE ter «perseguido» e, segundo diz, «neutralizado» os comunistas. O Chaves está enganado: a sua PVDE não «neutralizou» os comunistas: foram os comunistas que neutralizaram a PVDE do Chaves; 2)o presidente Mendes provavelmente não vê - ou vê e, «corajosamente», assume - que as «parcerias» da CMC com o pasquim fascista, para além de constituirem um insulto e uma afronta à democracia e à liberdade, aquecem as costas de toda a fascistada que por aí anda.

Anónimo disse...

Esta linguagem, é mais que anticomunista,é TERRORISMO verbal e político,e linguagem do desespero que leva á loucura,é a linguagem cobarde de quem tem a certeza, que não vai para o Tarrafal.
Usa a liberdade conquistada pelos comunistas e os seus aliados,e ainda lhes morde a mão.
É o desespero, o partido dele já teve a merecida resposta do POVO Português,e o POVO de Coruche e do Couço em breve lhe darão a resposta
josé manangão

Anónimo disse...

Tomei a liberdade de fazer uma ligação do meu ao seu blog… o dito pelo tal Miguel é de facto grave. Tais distorcidas conclusões, ofendem sobretudo um passado de luta e sacrifício de gente muito humilde… enfim, afirmações como a proferidas por “Miguel” são de quem, jamais, viveu perto do mundo real… mandai esse reles palhaço para junto do povo, que o povo dir-lhe-á como as coisas realmente se passaram! De retórica política e teorias todos estamos fartos… todos aqueles que não partilham passados tão lustrosos como o da personagem em análise! Parabéns pelo blog.

Anónimo disse...

CAROS AMIGOS ESTE PALHAÇO PROVOCA-NOS PARA VENDER PAPEL?
FINALMENTE A VERDADE VEIO AO CIMO AS FALINHAS MANSAS DO TAL DIRECTOR DO JORNAL ESTÃO AÍ ESPELHADAS NO FRASEADO LUNÁTICO DESTE ARTICULISTA CHAVES.
DISSE O TAL DIRECTOR QUE O TAL MAJOR FOI CONTRA O SALAZAR E POR ISSO FOI DEMITIDO, DIZ O TAL CHAVES QUE A PVDE CRIADA PELO IMINENTE MAJOR FOI PARA PERSEGUIR E NEUTRALIZAR OS COMUNISTAS.
ALEM DE UMA ENORME FALTA DE CONECIMENTO DOS FACTOS DA HISTÓRIA LIMITANDO-SE A REPETIR UMA MENTIRA - JÁ O ALEIXO O DIZIA - NÃO SE ENTENDE A LIGAÇÃO À MOÇÃO.
Mas a verdade é essa mesma o tal dito está borrado de medo e com razão os resultado eleitorais na Grécia levam a isso?

A provocação não vai ficar solteira e os seus seguidores, nomeadamente o Presidente da Câmara, têm que responder ao Povo do concelho e do Couço em particular.

Anónimo disse...

Excelente observação!!!!

Anónimo disse...

“Não se pode esquecer que Che Guevara, em 1945, se opôs à entrada da Argentina na guerra contra a Alemanha nazi, porque considerava os EUA, e não o nazismo, o inimigo principal.Ao embaixador soviético em Cuba, Nicolai Leonov, Guevara não pareceu um latino. Era demasiado organizado, exacto: “como um alemão” (…)”

“O papel de Guevara, no seu novo país, foi o de Mugabe no Zimbabué: lançar as bases para fazer de Cuba uma ruína, que só os subsídios soviéticos aguentaram. Além das estatizações em massa, decidiu abolir todos os incentivos económicos ao trabalho. Tudo faltava e havia filas para tudo.”

“Heil Che“, de Rui Ramos, na revista Atlântico de Outubro.

Anónimo disse...

Meu caro Carlos
Ao seu comentário poderá responder-se com esta frase de autor desconhecido.
"PODES CONTINUAR A EXCEDER AS EXPECTATIVAS MAS...A TUA AVALIAÇÃO DEPENDE SEMPRE DA COMPETÊNCIA DE QUEM TE AVALIA"
josé Manangão

Anónimo disse...

Revista Atlântico? Essa revista é só fascistalhada da boa.

Anónimo disse...

É provável que, em 1945, o Che (então com 17 anos de idade) considerasse mais perigoso o imperialismo norte-americano do que o nazismo alemão: em 1945, o nazismo estava vencido (graças, essencialmente, ao povo soviético e ao seu Exército Vermelho)e em 6 de Agosto desse ano, os EUA lançavam a primeira bomba atómica sobre Hiroshima - e com esse acto, inútil para a derrota do já derrotado nazi-fascismo, iniciavam uma nova etapa da sua caminhada imperialista, tendo como alvo principal a União Soviética.
Nestas circunstâncias, quem é que, sendo de Esquerda, não considerava o imperialismo em ascenso muito mais perigoso do que o nazismo derrotado?

Anónimo disse...

Tendes os dias contados.

Anónimo disse...

Cara al sol con la camisa nueva
que tú bordaste en rojo ayer,
me hallará la muerte si me lleva
y no te vuelvo a ver.

Formaré junto a mis compañeros
que hacen guardia sobre los luceros,
impasible el ademán,
y están presentes en nuestro afán.

Si te dicen que caí,
me fui al puesto que tengo allí.

Volverán banderas victoriosas
al paso alegre de la paz
y traerán prendidas cinco rosas:
las flechas de mi haz.

Volverá a reír la primavera,
que por cielo, tierra y mar se espera...