Insensíveis, até aos apelos de altos dignitários da igreja que apelam à contenção e moderação dos gastos em festas, os nossos governantes locais continuam "firmes" no propósito de gastar o dinheiro público em arraiais.
O clero coruchense, a irmandade e a comissão de festas seguem-lhe o exemplo, nem respeitam a "Senhora do Castelo", que proclamam ser amiga dos que sofrem as agruras da vida, dos pobres e dos mais desprotegidos (estes, cada vez em maior número em Coruche, muita gente comenta a pobreza envergonhada que floresce na vila e pelo concelho), não vacilam e continuam na senda gastadora, que atinge níveis de verdadeira imoralidade nos tempos que correm.
Vem isto a propósito das próximas "festas do Castelo" a Câmara (é publico!) vai despender na montagem das tronqueiras, cortejo, almoços, propaganda e outra logística mais de 150.000.00 euros, só para a iluminação vai a senhora Câmara despender 5.491.00 euros.
Será que não se poderia ter reduzido os custos das festas?
Para que são os mais de dois quilómetros de tronqueiras? Metade não era suficiente?
Para quê gastar cerca de 10.000.00 euros no Boletim municipal para as festas?
Para quê gastar cerca de 10.000.00 euros no Boletim municipal para as festas?
Se o papel da Câmara não é substituir a segurança social (como disse o seu Presidente!) será que é o de promover festas?
Câmara, Irmandade e o grupo que se intitula "comissão de Festas" ficam muito mal nesta "fotografia" pois tinham a obrigação moral e ética de darem o exemplo.
Há mais vida para além das festas
61 comentários:
A "ditadura das tronqueiras" já está montada para nos martirizar do S.António ao Terminal Rodoviário durante mais de 15 dias.Em Coruche a tradição eram toiros na rua, não eram toiros à corda,na manga,e à moda de Pamplona saloia!....porque quem paga a fatura somos todos nós.
Já não sei se é dor de cotovelo se é de corno, alguma deles é.
Percentual mente devem ter gasto mais, na semana da cultura que se vai gastar na sede de concelho. as vamos falar de poupanças. No Couço há uns quantos Dj's nenhum deles foi agraciado com um convite para a semana da cultura porque? Será que foi porque não pertenciam á vossa pandilha? Para vossa vergonha esse mesmos fizeram a festa depois das duas da manhã e durou até ao amanhecer, temos pena. Querem falar de poupança poupem nos almoços nos passeios de reformados onde esbanjam indiscriminadamente o dinheiro público, assim já pode pagar a água que roubam, para dar aos vossos compadrios das hortas ao pé da escola, aos tendeiros ao pé da junta, etc. A tradição dos toiros sempre foram nas ruas da vila, e foram vocês que os tiraram da rua para inventarem a manga ao pé do Zé Tadeia, foi necessário perderem a câmara para a tradição voltar a ser o que era, já no Couço a tradição era uma semana da cultura a sério, hoje é uma merda, feita para tendeiros e ciganos, que se não fosse a intervenção de particulares nem o torneio de futbol se tinha realizado.
Comparar as festas de Coruche com as do Couço,é a mesma coisa que comparar o olho do c* com a feira de Mora!!!!
mas ser Dj é passar a musica dos outros. E podem n querer mas a semana da cultura é uma grande semana. N é o couço q tem um presidente q se dsloca c o dinheiro d todos mesmo qnd só vai c a namoradeca ao freeport!
Alguém que dê um xanax ao rapaz senão ele tem um ataque cardíaco só de falar no Couço, no PCP, na Semana da Cultura, na Liliana e no Luís. Sinceramente, aqui há gato. E deve ser gato com rabo preso.
Os toiros á corda nas festas de Coruche é uma forma de alguém ir passar umas férias aos Açores com estadia paga, porque em Coruche nunca existiu essa tradição e os toiros na rua era do José Tadeia até à Rua de Santarém, dividida em três partes, isso sim é que é a verdadeira tradição e não mandem mais areia para os olhos do coruchenses.
E assim continuam a esbanjar dinheiro em época de crise, por favor olhem para quem está a passar fome a miséria que existe neste concelho.
Isso não interessa, o que lhes interessa é gozar a vida gastando o dinheiro dos nossos impostos.
Podem não gostar da tourada à corda mas que lá estiveram centenas de pessoas a ver aquilo, estiveram. Como só se comenta à posteriori, sugiro que se proponha já para 2013 e com apoio da CDU (que solicito):
subsídio à comissão de festas- 30 mil euros (é 80 mil). 1,25 km de tronqueiras em vez de 5 km, só na rua direita e na 5 de outubro Iluminação das festas-55 lâmpadas incandescentes (que as economizadoras tão caras!). poupança de papel a a 100 % na divulgação das actividades municipais, só através de mail, mesmo para os velhotes isolados nos montes (os netos que lhes contem o que se passa);
Relembro que o concelho tem mais de 20.000 habitantes, pelo que falar de umas centenas de pessoas é muito redutor...mas em qualquer festa de qualquer lugarejo do concelho,colocar uma vaca dentro de uma pequena cerca tb. reúne centenas de pessoa.....pelo que discursos demagógicos não me convencem.A treta de tantas tronqueiras nas festas são pura demagogia de altos custos.
A tourada à corda é boa para aqueles que depois da festa rumam aos Açores em busca de mais aventuras.......
Eu só tenho a dizer que enquanto esta Câmara continuar a dar trabalho a pessoas feias e desempregadas como eu e como a Mara Lagriminha, continuarei a votar no Socialista.
Quem será a dionisete feia das 15.02?....dão-se alvíssaras a quem adivinhar!......
Nem só há feias, também há uma flor onde poisa a libelinha.
estas festas deixam muito a desejar, é só mentiras......
a começar pelo desfile de fanfarras...publicidade enganosa, nem os ouvimos ensaiar, nos outros anos já se ouviam nas ruas, ou será que treinam no quartel improvisionado....
Este é o pior cartaz de sempre! O dinheiro que gastam na atrocidade que é os toiros na rua e toiros à corda dava para fazer um cartaz bem melhor. As piores festas de sempre!
Até as festas da Glória batem esta miséria. Se há tanto dinheiro na câmara como diz o Presidente e dinheiro a prazo não se percebe estas opções, depois querem atrair turistas, não é desta maneira de certeza.
para a iluminação vai a senhora Câmara despender 5.491.00 euros.
Nao companheiro estas mal informado a iluminação custa na ordem de 23.000.00 mil euros
ao companheiro das 22.39h, os 5.491.00 euros,referem-se só á iluminação do recinto da festa ou seja onde se situam os palcos.
a verba dos 23.000.00 é para a iluminação das ruas.
Ai tão lindo as Luizetes a mostrar trabalho, querem puleiro, querem. quando as contas da junta estiveram publicadas falamos então de desperdício, já faltou mais.
Eu gosto da menina Célia, acho que tem pinta, uma boa infraestrutura física, ali como manda o figurino. e tem a vantagem de que já trabalhava antes de ir para vereadora
epá mas é tão burra.
Alguém viu por aí o Orvalho?.
Alguém sabe onde pára a Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Coruche?Ontem no mini-percurso, alterado, disseram por razões climatéricas!!!!ah..ah..ah.Cada vez são mais os desaparecidos.....
O primeiro dia das festas foi muito mau.As fanfarras foram empurradas para a rua de Olivença ou seja, fugiram da zona do fogo de artifício que tb não foi grande coisa.
As colunas do som do fogo de artifício estavam cheias de ratos!. Uma autêntica vergonha de som.Quanto mais alteram as coisas pior são as festas porque o que interessa não é as festas mas sim as tais ditas férias nos Açores.
As tão cobiçadas férias nos Açores é só pra quem trabalha muito a fazer as festas....
mas afinal quem é da comissão tem direito a férias nos açores como contrapartida das touradas à corda em coruche? é um, são vários, isto só na insinuação não leva a lado nenhum, fica-se por isso mesmo. Insinuação. e assim não passa de um rumor ou boata, que pode ser verdadeiro ou falso.
É verdade que a Fanfarra dos Bombeiros Municipais de Coruche, não participou no desfile da noite do fogo por divergências com a Câmara Municipal?
É verdade que ouve alguns dentro dos bombeiros que ainda tentaram mas outros preferem nao fazer para depois poder dizer mal.
a depois a culpa é da camara...
é o que temos...
Então a "causa climatérica" para alterar o percurso das Fanfarras, foi o facto de a Fanfarra de Coruche não participar no desfile.Vergonhoso!!!
Eu vi o Orvalhadas na inauguração das festas, mas em 2º ou 3º planos.Ninguém tem dúvidas que é um dos xuxas a "abater"....pra tentar evitar a prevista derrota autárquica de 2013.
és mesmo bronco. as fanfarras tocavam a chuva???!!!
entulho fanfarrão...
As fanfarras tocaram à chuva mas longe dos olhares de quem os esperava junto à marginal, pra assistir ao fogo de artifício.Já fogem do POVO!!!!!
O orvalhadas é mais "afogar-se" na tertúlia!
Bem como na C.M.C. de Coruche não há crise, vou sair para ir para o "encierro das festas"com mais um fogo de artifício pago pelo zé povinho!
Vila de Coruche sempre em festa!.
E as freguesias ao abandono, depois admiram-se do governo querer acabar com algumas freguesias e têm razão para isso, porque há freguesias em coruche que ao longo dos últimos anos nada fizeram.
O Tino de Rans Orvalho cobra à CMC e para além do ordenado uma exurbitância em ajudas de custo. é uma vergonha, ainda fala esta maltosa no povo e nos camaradas. Eles comem tudo.
gostava de ver o Orvalho (esse ladrão) a ir a votos. As pessoas nem sonham o quanto esta gente rouba o erário público e por sua vez Coruche.
Política PS em Coruche cada vez mais vergonhosa!...
O Orvalhadas devia era inscrever-se na cada dos degredos daTVI, ele até rebola se lhe disserem que vai ser famoso, afinal, o trabalho dele são as festas a dar música a parolinhos como ele. O que não entendo é como é possível ele acumular funções entre o cargo que tem na CMC e as noitadas a ganhar dinheiro. é claro que o trabalho na câmara não passa de uma fachada, para andar a brincar aos djs e rps e coisas do genero! Qualquer trabalhador se quiser para ganhar mais algum trabalhar como empregado de mesa tem de pedir autorização e ser aceite por quem manda. Este faz o que quer. Enfim, assim vai Coruche!
Ele sempre foi assim. Mama na cabrita da câmara há 11anos! Enquanto outros tem de fazer pela vida ele tem o colo do poleiro para fazer por ele.
Ao menos que não fosse tão evidente e tivesse algum decoro. Ajudas de Custo? Isso não é para quem trabalha?
acho que dao muita importância ao Orvalho e estao a deixar o importante para trás...
O anónimo das 15.01 tem razão.O Orvalhadas para mim e para o povo de Coruche vale menos que zero.
O Orvalho há uns anos foi apanhado com outro rapaz na praça de toiros. Sempre foi paneleiro.
Ao que é dele faz o que ele quiser.
O que nos deve preocupar é a insegurança que se vive em coruche. Em duas noites mais de 120 carros vandalizados. Que medidas estão os responsáveis deste concelho a tomar para aumentar o numero de efectivos.
Juntos, PS, PSD´s, CDS's são todos iguais, fazem todos o mesmo e o pior são sempre os mesmos os prejudicados. A populaçao deve exigir aumento do numero de efectivos pode não resolver mas ajudará muito de certeza!
são todos uns maricas!!!
Embrenhados nas fragâncias femininas das jovens vereadoras, homens com discurso parco em sustento, vão ludibriando os votantes e ao mesmo tempo desenvolvendo tentáculos para que a epidemia se alastre ás freguesias, sendo estas completamente esquecidas.
pros senhores das fanfarras só digo isto, questionem QUEM manda naquela instituição o porquê de não haver fanfarra, acho que nem no dia do TÃO esperado inaugurado quartel a fanfarra actuou....
a causa já deve de vir muito de trás... mas enfim, critica se e não se vai saber o PORQUÊ???
O homem que manda!!! a camara ate se mirra com medo dele.
isso nimguem ve. bela vida a que ele leva.
Se fossem só as fanfarras...
Esse homem que manda ta cavar cada vez mais o buraco aquela casa.
isso tambem ninguem vê!
Será que anda tudo cego ou nao querem ver.
ou é mesmo pra ir tudo abaixo?!
custuma se dizer "quanto mais me batem mais eu gosto", assim vai a camara, este senhor fica carissimo, mas nao faz mal, pois são as trocas de favores do tempo do Julio Arrais e agora o Mendes tem de aturar, os soldadinhos da paz como estavamos habituados a ver cada vez são menos, agora tudo vale, fracas figuras como já tenho visto quando vou a coruche, mal podem com uma mangueira quanto mais com aquelas ferramentas para cortar carros.... mas pronto, é o que temos no nosso país....
«Caro Amigo,
Estas férias há tanto sonhadas converteram-se-me em pesadelo, nada me falta, faltando-me tudo: os meus queridos programas televisivos que me deixam colado ao televisor; papas enroladas em intrigas e amores esfacelados até me deixarem prostrado; ambulâncias, sirenes, silvos de balas; tudo o que possa acelerar a minha indispensável adrenalina, sem a qual não consigo dormir repousadamente.
Aqui os programas televisivos ultrapassam tudo o que possamos imaginar, e porque não passei por uma fase de descompressão, o choque está sendo demasiado violento.
Sabes o que é ligar o televisor, e em vez de carros de polícia perseguindo bandidos, polícias bandidos perseguidos pela justiça, escândalos em universidades privadas e outros mais antigos entre financeiros e finanças, receberes de chofre aulas de música, ensinamentos para poderes ter uma vida mais sã, a divulgação de escritores e artistas nacionais glorificando-os para elevar o sentido patriótico e te tornares mais culto e seguro? E todas estas ninharias em horário nobre.
A conclusão a que posso chegar é a de que estou num país onde a ignorância é de tal ordem que se vêem obrigados a transmitir programas culturais. Se fossem cultos como nós que não temos mais nada para aprender, poderiam ter acesso a programas de baixo nível. Isto é tão certo como me chamar Elias! Ou seja: A cultura de um povo é inversamente proporcional ao conteúdo dos seus programas de televisão; se transmitem cursos é porque se dirigem a ignorantes, porque não sabem, porque têm de aprender, se nos despejam telelixo é porque temos uma cultura sólida. Eu, Elias, tenho visto milhares de horas de tudo o que há de mais infecto e nem por isso sou nenhum estúpido, pelo menos nunca ninguém teve coragem de mo dizer.
Sinto-me como noutro planeta, perdi as referências, estou às portas de uma depressão. Felizmente que este é o país do mundo com mais médicos por habitante e o sistema de saúde é gratuito, e o ensino também. A universalização do ensino superior está a caminho, têm como meta ser cultos. Coitados! Gostaria de saber para que lhes serve um curso superior se depois não têm telemóvel?
Há para aí quem diga que quanto mais ignorante é o povo, melhor se conduz, por minha parte não creio que assim seja porque a minha televisão indica-me o caminho, somos uns privilegiados graças a São Gabriel e a todos os sacerdotes da nossa comunicação social de “referência”. Amém!
Teu amigo na fase final de tele-desentoxicação. Elias.
Havana Agosto de 2012
Post-scriptum – porque me sinto muito melhor marco encontro contigo no Pavilhão do Livro na Festa do Avante!.”
De acuerdo con el último informe del Fondo de las Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF) titulado el 'Progreso para la Infancia un Balance sobre la Nutrición', Cuba es el único país de América Latina que ha eliminado el problema de la desnutrición infantil, mientras en el mundo existen 146 millones de niños que sufren esta grave problemática.
La cifras del informe divulgado en la sede de la ONU, muestran que en el mundo hay 852 millones de personas padecen de hambre y 53 millones de ellas viven en América Latina. Sólo en México hay 5.2 millones de personas desnutridas y en Haití 3.8 millones, mientras en todo el planeta mueren de hambre cada año más de cinco millones de niños.
En medio del bloqueo económico, comercial y financiero impuesto por Estados Unidos a Cuba, el gobierno garantiza una canasta básica alimenticia y promueve los beneficios de la lactancia materna, manteniendo hasta el cuarto mes de vida la lactancia exclusiva y complementándola con otros alimentos hasta los seis meses de edad.
Ello le ha permitido a la isla caribeña elevar los porcentajes de recién nacidos que mantienen hasta el cuarto mes de vida la lactancia exclusiva y que incluso continúan consumiendo leche materna, complementada con otros alimentos, hasta los seis meses de edad.
Actualmente el 99 por ciento de los recién nacidos egresan de las maternidades con lactancia materna exclusiva, superior a la meta propuesta, que es del 95 por ciento, según datos oficiales, en los cuales se indica que todas las provincias del país cumplen esta meta.
A esto se suma la entrega diaria de un litro de leche a todos los niños hasta los siete años de edad, junto con otros alimentos como compotas, jugos y viandas. Hasta los 13 años de edad se prioriza la distribución subsidiada de productos complementarios como el yogurt de soya y en situaciones de desastres naturales se protege a la niñez mediante la entrega gratuita de alimentos de primera necesidad.
Adicionalmente, el consumo social incluye la merienda escolar que se reparte gratuitamente a cientos de miles de estudiantes y trabajadores de la educación, las cuotas especiales de alimentos a niños de hasta 15 años y personas de más de 60 en las provincias orientales.
En esa lista están contempladas las embarazadas, madres lactantes, ancianos y discapacitados, el suplemento alimentario para pequeños con bajo peso y talla y el suministro de alimentos a municipios de Pinar del Río, La Habana y a la Isla de la Juventud.
http://noticias.aollatino.com/2012/01/12/desnutricion-infantil-cuba-unicef/
Porra, afinal isto é comuna internacional!Bem-vindos!
O PRESIDENTE DA CAMARA QUE ABRA OS OLHOS, ISTO SE OS QUIZER ABRIR E VEJA O QUE O HOMEM QUE MANDA TA FAZER AOS BMC.
Até parecem os patrícios de Mora a tentarem ser algo de letrados...vale a pena aprender na vida e pela vida fora.
Vejamos o exemplo em Cuba:
La menor de las tres escogió el lugar, en Oriente, lejos de La Habana natal, para que el padre desistiera de regresarlas a casa, luego de poner su firma autorizándoles a alfabetizar.
Así fueron destinadas a El Salto, en Manzanillo, un sitio entre cafetales que entró a la historia nacional cuando de allí partieron, en 1958, las columnas invasoras del Che y Camilo.
—Nos pasamos cerca de 7 meses, de un bohío en otro. Alfabetizamos a los ocho de la casa donde nos hospedábamos y a cuatro familias más. Mi hermano mayor nos fue a visitar a mediados de la campaña, cuando estaba de luna de miel por Santiago de Cuba. Él y su esposa se quedaron unos días. Papi era muy viejo entonces y no podía subir aquellas lomas.
El 22 de diciembre, las tres hermanas desfilaron por la Plaza de la Revolución, bajo pertinaz lluvia. Vestían sus uniformes de alfabetizadoras, ya sin las mochilas y el farol chino que alumbraba las noches de cantos de cigarra y croar de ranas, a las que les seguían teniendo miedo.
Dos meses después, Nereida Olivero Duarte cumplía sus 15 años e ingresaba al preuniversitario. Era tres años menor que sus hermanas, que recién iniciaban su vida laboral al terminar la escuela de secretariado.
—Cuando regresamos a La Habana vino con nosotros la más chiquita de la casa, Eulalia, que entonces tenía ocho años. Nos hicimos grandes amigas. Ella volvió a El Salto después de conocer la casa y el barrio donde vivíamos las "maestras".
Distinto fue el destino de María Luisa Hernández Berroa. Tenía entonces 19 años. Salió para el curso de entrenamiento en Varadero, desde una casa cómoda en El Vedado habanero, donde llevaba algún tiempo como empleada doméstica Tenía que ayudar a sus seis hermanos, procedentes junto a su madre del Oriente heroico pero pobre, razón por la cual solo pudo terminar los primeros seis grados de la escuela primaria.
—Para mí era la posibilidad de hacer algo útil para la Revolución y por mi futuro. Alfabeticé a cuatro alumnos en Guaro, Holguín, y al terminar la campaña me acogí a una beca para formar maestros primarios. Luego seguí trabajando en educación de adultos y logré terminar la Licenciatura en Pedagogía. Logré hacer una bonita familia, con dos hijos y cuatro nietos. Todos se han hecho profesionales. Hace poco m jubilé, aunque voluntariamente repaso a jóvenes que me lo piden.
Historias como estas hay en Cuba más de 300 mil. Son las de una generación que creció con el compromiso del deber cívico antepuesto a otros intereses juveniles; de los que dejaron momentáneamente los mimos del hogar y los bullicios de las escuelas para conocer realidades y obligaciones que ni siquiera habían imaginado.
Eu não sei, mas vamos descobrir.
Como os músicos portugueses que renegam a sua língua mãe para cantar com o vocabulário de outros amigos, vamos trabalhar neste blog para encontrarmos a renegação.
Então, mente isto!
Mente como sempre.
É tão intrigante como ser-se o das intrigas. Há istoriazinhas como estas a pontapé. Feliz ano, Otários!
Saudações revolucionárias!
Viva o operariado!
viva a esquerda unida!
ESSE SENHOR QUE MANDA TEM CORRIDO COM O PESSOAL MAIS VELHO QUASE TODO, BONS HOMENS AINDA ACTIVOS SE FORAM EMBORA GRAÇAS A ELE, MAS ENFIM, ESTÁ A FAZER O GRUPINHO PARA O O SENHOR QUE SEGUE......
RESTA SABER SE O SENHOR QUE SE SEGUE FICA COM O GRUPINHO DELE...
OU SE HÁ ALGUM SENHOR QUE SE SEGUE!!!...
OS BMC MERECEM MUITO MELHOR, ESSE SENHOR TEM SIDO UMA DESILUSÃO.
UMA DESILUÇÃO E ........
Enviar um comentário