"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 13 de agosto de 2011

IVA: A CATÁSTROFE AGORA ANUNCIADA

Dia 12 de Agosto o ministro das Finanças anunciou o aumento do IVA do gás natural e da electricidade da taxa actual de 6% para a de 23% . Tal anúncio constitui uma catástrofe para a combalida economia portuguesa. Estes aumentos afectarão tudo e todos. A fraca competitividade das empresas portuguesas será gravemente atingida, inviabilizando muitas delas. Ramos inteiros da indústria poderão deixar de ser competitivos face aos seus concorrentes estrangeiros. Basta pensar, por exemplo, na indústria cerâmica e do vidro, dependentes do gás natural.
As garras do FMI/BCE/UE atenazam Portugal, condenando-o ao subdesenvolvimento. Vitor Gaspar, o ministro das Finanças, ficará marcado na História com o triste papel de carrasco executor do diktat imperial e coveiro da economia portuguesa.
A recuperação da soberania monetária por Portugal – a ruptura com o euro e a UE – torna-se cada vez mais imperiosa. Quanto mais tarde se fizer, pior será para Portugal. 

Sem comentários: