"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

EUA vetam resolução palestiniana

Os Estados Unidos vetaram, dia 18, no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) um projecto de resolução, promovido pela Autoridade Palestiniana (AP), com o apoio de 130 países, para condenar a política israelita de ocupação do território e construção de colonatos na Cisjordânia.
O texto, que exigia a suspensão imediata da ocupação, foi aceite pelos restantes 14 membros do Conselho de Segurança, mas esbarrou com a oposição dos EUA, sob o pretexto de que a resolução não favorecia o processo de paz israelo-palestiniano.
Em declarações anteriores, os EUA têm considerado ilegítima a política de colonatos israelitas em território palestiniano.
Todavia, num momento que se tratava de passar das palavras aos actos, a administração Obama não teve dúvidas em inaugurar o seu direito de veto na ONU, dando cobertura à política expansionista de Israel. Isto apesar de a embaixadora norte-americana na ONU, Susan Rice, ter afirmado que a posição do seu país não pode ser interpretada como um apoio à construção de colonatos.
Desde Dezembro de 2010, o governo de Telavive promoveu a construção de pelo menos 620 habitações no território ocupado a Noroeste de Jerusalém, provocando assim a ruptura das negociações de paz.

2 comentários:

Anónimo disse...

e ainda falam eles de democracia http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=248218

Robin dos bosques 2 disse...

Os palestinianos vão continuar a não ter País. Apesar da Democracia das grandes potências com poderes para alterar o actual rumo, parece-me que tudo vai continuar na mesma nos próximos milénios.
São os interesses regionais e Mundiais,onde não impera a razão mas sim a opressão.