"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"PIDES de 1ª e PIDES de 2ª"


" [...]Trauteando uma canção em voga na época, o engraxador não dava mostras de se interessar pela nossa conversa. O homem recebeu os dez tostões e arranca com a caixa, enquanto se aproxima de nós o empregado, afobado e aflito, e pespega-nos: "Vão-se embora já! O bufo já está a denunciá-los à PIDE! Eles não tardam aí. Saiam, logo pagam depois![...]"

Alguma coisa se tem escrito sobre a política de Salazar, que tinha carta branca para prender sem mandato, torturar e até fazer desaparecer muito bom cidadão deste país que não afinasse pela democracia orgânica inventada pelo antigo presidente do conselho, de que é exemplo notório o assassinato de Humberto Delgado.

Estima-se em cerca de 2.500, os agentes da PIDE à data do 25 de Abril e grande parte deles está hoje bem instalada na vida; até condecorados foram depois da Revolução.

No entanto, o que ninguém conseguiu contabilizar foi o número de informadores que constituíam a rede quase subterrânea dos chamados "bufos" de triste memória, uma casta venenosa que denunciava ao seu agente qualquer conversa que escutasse, a troco de dez reis de mel mal coado. Medrava esta erva daninha em qualquer escalão social, desde um director politicamente convicto até um desempregado IGNORANTE!

Sabia-se, inclusive, que a PIDE tinha viaturas donde escutava qualquer conversa a cerca de seis metros. Qualquer carro encostado ao passeio era duvidoso em muitos casos.

Esta máquina infernal constituía o suporte repressivo da ditadura, com censura prévia, a que davam uma mãozinha a muita profícua e conhecida Legião Portuguesa e as forças paramilitares, entre outros esquemas.

Existiam a nível local a qualquer cidadão consciente que se tornasse notado sofria as consequências da praxe, onde não faltava a calúnia e a infâmia para prejudicar, pessoal e profissionalmente o indivíduo.

O autor destas linhas foi também protagonista da acção dos tais"bufos".

Com efeito, certa vez, num café no Largo de Santos-o-Velho, ali à Madragoa, com outros dois colegas da rádio e enquanto tomávamos o café, um deles chama o engraxador. Continuávamos com as nossas lamentações sobre a carestia da vida, os miseráveis ordenados, a falta de liberdade e a repressão.

Trauteando uma canção em voga na época, o engraxador não dava mostras de se interessar pela nossa conversa. O homem recebeu os dez tostões e arranca com a caixa, enquanto se aproxima de nós o empregado, afobado e aflito, e pespega-nos: "Vão-se embora já! O bufo já está a denunciá-los à PIDE! Eles não tardam aí. Saiam, logo pagam depois!"

Rapidamente espalhámo-nos pelo jardim e pouco depois chegam de carro dois agabardinados agentes que entraram no café de rompante. Vimo-los sair imediatamente, olhando para todos os lados.

Era assim que a máquina agia.

Mais tarde deparámo-nos com o nosso amigo engraxador de cabeça ligada, olhos esmurrados e muito bem enfeitado com nódoas negras na cara. Disse¬nos o empregado que até àquela data ninguém sabe quem fez aquele belo trabalho ao "bufo".



José Pereira Júnior
(O Passado no Presente - Pequenas Histórias da Resistência, URAP, Abril 2004)

10 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
The Honecker Kiss disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
The Breznev Kiss disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Caro Pedro,
peço encarecidco que elimines estes comentários porcos, a nossa memória tem limites, cabronnes!

Anónimo disse...

É isto a DEMOCRACIA COMUNISTA!!!

Apagar o que não gostam! Apagar a Verdade!

Apaguem, que não conseguem!!!

TheRed disse...

Não te excites tanto por tão pouco. Nem capitules a verdade. Esses conceitos absolutos que a ideologia dominante te serve come-los sem pestanejar e achas-te o máximo.

Anónimo disse...

também o lider do Irão Mahmoud Ahmadinejad , renega o holocausto, diz que é tudo mentira. Vocês Comunas renegam a verdade histórica, querem esconder as atrocidades e os atropelos ás liberdades e aos direitos humanos que perpetraram no passado e ainda hoje o fazem, por exemplo na Coreia e em Cuba. Claro que o termo Democracia para vós não existe, a vossa Democracia é mais do tipo daquela descrita por George Orwell, no triunfo dos porcos. realmente retirarem post´s só porque não vos agrada o conteudo, que nome terá, que não CENSURA??

Anónimo disse...

ai que os fascistas ficam todos afectadas quando se fala da PIDE!

A Verdade incomoda!

Anónimo disse...

Não são fascistas não chegam lá são lambe-botas provocadores, ralé baixissima, escumalha pilantras ladrões de colarinho branco, abutres ( pobres bichos).

Anónimo disse...

andavam tão amigos na campanha eleitoral autarquica... então zangaram-se?!