"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O 25 de Novembro

O 25 de Novembro foi um golpe militar inserido no processo contra-revolucionário. A sua preparação começou muito antes das insubordinações e sublevações militares do verão quente e de Outubro e Novembro de 1975.

_

_

“Na grande aliança contra-revolucionária, internamente muito fragmentada, participavam fascistas declarados e outros reaccionários radicais, que visavam a instauração de um nova ditadura, que tomasse violentas medidas de repressão, nomeadamente a ilegalização e destruição do PCP.”

_

“Da parte dos fascistas e neofascistas, a ilegalização e repressão violenta do PCP era, não apenas um desejo mas um objectivo que pretendiam fosse alcançado no imediato.”

_

“Mário Soares e o PS tinham representado um papel importante na acção política preparatória do 25 de Novembro. Mas o golpe do 25 de Novembro não foi o que projectaram. Nenhum dos seus três objectivos centrais imediatos se concretizou. Nem a liquidação da dinâmica revolucionária e das suas conquistas. Nem o esmagamento militar do PCP, do movimento operário e da esquerda militar, nem, como resultado do golpe, ser Soares o vencedor, aquele que teria salvado a democracia de um golpe e de uma ditadura comunista e que por isso assumiria naturalmente de imediato, no poder do Estado, as responsabilidades daí decorrentes. Tal operação foi tentada mas falhou. Não é por isso exagero dizer-se que Soares ficou de fora do 25 de Novembro”

_

(A. Cunhal in A verdade e a mentira na Revolução de Abril)

17 comentários:

Anónimo disse...

Em Directo: Monumento a Jaime Neves... no Campo Pequeno!
Viva!

Anónimo disse...

Se não fosse o 25 de Novembro, estávamos como CUBA ou a COREIA do NORTE, a viver na miséria e com milhares de mortos às mãos do fascismo vermelho!

Ezra disse...

Já está, Monumento ao Major-General Jaime Neves, no sitio onde nos queriam fuzilar. Foram e serão sempre derrotados!

Unknown disse...

O 25 de Novembro foi a vingança dos fascistas ressentidos com Abril... o país que temos é fruto dessa data: um país entregue a elites parasitas, bipartidárias, manipuladoras, impunes... um país atrasado à custa de um clientelismo provinciano que impede o desenvolvimento.
Não estamos em Cuba nem na Coreia do Norte... estamos no cú da Europa, enliados em trampa até às orelhas, mas... o povo anónimo é sereno... e cobarde e faccioso.!

Anónimo disse...

concordo com o arlindo estamos nisto graças ao 25 de novembro, e se não fossem os comunistas ainda estariamos era no 24 de abril...
agradeçam ao Partido que vos deu a liberdade!
Viva o PCP! Sempre!

Anónimo disse...

28 do 05 Sempre!

Anónimo disse...

Abaixo a ditadura comunista, viva a democracia, viva o 25 de Novembro!

Anónimo disse...

VIVA o ESTADO NOVO e a REVOLUÇÃO DO 28 de MAIO de 1926

Fuori i fascisti dal mio quartiere disse...

Só há uma coisa a fazer a fascistas: FORCA!

Anónimo disse...

Fascistas: Força! esqueceste-te da cedilha pá, vê-se mesmo que és comuna.

uori i fascisti dal mio quartiere disse...

Esqueci-me foi de acrescentar o seguinte: não é preciso muita corda, uma pequena basta.

Anónimo disse...

Assim se vê com os COMUNISTAS são e actual! Eliminando fisicamente quem não concorda com eles.
Está assim claro a escumalha assassina que são!

Anónimo disse...

Assim se vê como os COMUNISTAS são e actuam! Eliminando fisicamente quem não concorda com eles.
Está assim claro a escumalha assassina que são!

Fuori disse...

... bem esticadinha à volta desse pescoço de fascista-cobarde.

Anónimo disse...

MAIS UMA VITÓRIA.....

Anónimo disse...

MAIS UMA VITÓRIA.....

Anónimo disse...

Prefiro que me chamem fascista do que comunista.

Coirões não querem trabalhar por isso é que isto está como está. O pobre a trabalhar e os ciganos a mamar à conta de quem desconta... é assim viva ao comunismo pa haver mais injustiças destas!