"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Relembrar Promessas!

Agora que o partido Socialista volta a prometer para o ano de 2009 tudo aquilo que já tinha prometido para 2006, 2007 e 2008, importa reavivar a memória dos coruchenses e nada melhor que publicar a intervenção do grupo Municipal da CDU na Reunião da Assembleia Municipal de 14-12-2007, conforme a acta oficial da mesma.
_____
_____
« O Vogal Armando Rodrigues referiu: "Este ano foi a última vez que a CDU permitiu que o Plano Plurianual de Investimentos e o Orçamento sejam presentes para discussão e aprovação na Câmara, em reuniões privadas. Se no próximo ano o PS persistir em reuniões privadas nós iremos impugnar essas reuniões, que são ilegais e, caso tenham dúvidas peçam um parecer ao Serviço de Consultoria Jurídica, porque na gestão do Município e na discussão dos dossiers tem de haver mais transparência e a possibilidade quer da Comunicação Social, quer dos munícipes de assistirem às deliberações e votações. É estranhíssimo, todos os anos tudo é público e depois o Plano de Actividades, o Orçamento, o Relatório de Actividades e a Conta de Gerência são em reuniões privadas. Qual é a razão? É precisamente para impedir que, no caso de haver alguma discussão mais complexa, ela não seja do domínio público?
Entrando propriamente na análise dos documentos que, hoje, nos são apresentados, gostaria de dizer o seguinte:
Afirmou publicamente o Senhor Presidente da Câmara, à laia de crítica, que os Vereadores da CDU já levaram definido um sentido de voto para a reunião de Câmara que aprovou o Plano Plurianual de Investimentos e o Orçamento para 2008, não tendo em conta as explicações por si dadas para justificar as opções tomadas.
Disse ainda que o Orçamento era o que era e que não era elástico, por isso para se incluírem mais obras teriam de ser retiradas outras e desafiava os Vereadores da CDU e a CDU a fazerem esse exercício.
O Grupo Municipal da CDU, desafia o Presidente da Câmara a fazer um outro exercício, retirar do Plano Plurianual de Investimentos e do Orçamento as obras que, há anos sucessivos, vêm sendo incluídas com dotação orçamental e que sistematicamente não são cumpridas.
Aqui fica a resposta ao que o Senhor Presidente da Câmara disse aos microfones da
Rádio Voz do Sorraia e que a CDU não teve possibilidade a esses mesmos microfones de justificar a sua votação em reunião de Câmara: A credibilidade política do Senhor Presidente da Câmara e do PS, da maioria que gere esta Câmara, tem de ser avaliada não pelas palavras bonitas que diz mas pela sua prática quotidiana na gestão da Câmara, isto é, não pelo que diz fazer mas pelo que efectivamente faz. Por isso mesmo, os Vereadores da CDU na Câmara, bem como os Vogais nesta Assembleia Municipal, conhecendo em concreto a prática do Senhor Presidente da Câmara e da maioria que gere esta Câmara, atribui às suas palavras e promessas, pouca credibilidade, porque os exemplos do passado recente falam por si. O Senhor Presidente diz uma coisa e faz outra. Vejamos:
Na reunião de Câmara de 5 de Dezembro de 2005, afirmava:
Relativamente ao Pontão da Afeiteira está previsto para 2006 o valor para a elaboração do projecto. Para 2007 está cabimentada uma verba de setenta mil euros para realização da obra;
A verba para o Cemitério da Arriça será incorporada com o Saldo da Conta de Gerência em Abril, estando previstos vinte mil euros. A questão não está esquecida; (Esta obra arrasta-sedes de 2002.)
Na Sessão da Assembleia de 22 de Dezembro de 2005, destacava os investimentos previstos para 2006 e afirmava:
- Construção da Estação Central de Camionagem;
- Loteamento Municipal do Biscainho;
- Intervenção Urbanística na Rua dos Bombeiros Municipais, concretizar o projecto em 2006 e realizar a obra em 2007;
- Construção de um Parque Urbano nos Lagoíços;
- Concretização do Museu Salgueiro Maia em São Torcato;
- Arranjos Exteriores do Museu Municipal;
- Construção do Edifício de Apoio Administrativo ao Estádio Municipal; (Sede do Coruchense).
- Requalificação do Pavilhão Desportivo Municipal;
- Construção do Centro Social do Biscaínho, a intenção é que o projecto se conclua em
2006 e se inicie a obra que em 2007 será concluída; (A obra ainda não começou porque o projecto não está concluído, iniciar-se-á em 2008, conclusão em 2009. Bom, em 2009 são as eleições autárquicas).
- Elaborar projectos para os pontões das Courelinhas, Afeiteira e Cabecinhas;
- Concretizar o Plano de Pormenor do Parque de Negócios; (Note-se que em 2005 ainda era uma prioridade e uma ambição, dizia o Senhor Presidente da Câmara).
- Construção da Sede da Sociedade Instrução Coruchense;
- Na Sessão da Assembleia Municipal de 15 de Dezembro de 2006, sem ter em conta as afirmações e as promessas em 2005, afirmou, mais uma vez, como prioridades para 2007:
- Concretização do Cemitério da Arriça, construção das casas de banho e arrecadação;
(Hoje, prometeu que é para 2008).
- Elaborar projectos de especialidade da construção da nova Biblioteca Municipal;
- Construção do Edifício de Apoio Administrativo ao Estádio Municipal; (Mais uma vez uma verba inscrita para 2008).
- Repavimentação da E.M.580 Coruche/Lamarosa;
- Uma verba com algum significado para a Estrada Salgueirinha/Malhada Alta; (Creio que terá desaparecido esta intenção do Plano Plurianual de Investimentos).
- Estudo e Execução do Projecto de Construção da Ponte das Courelinhas; (Mais uma vez).
- Arruamentos da Rua do Lagar e da Cooperativa, na Branca;
- Repavimentação da Rua do Leão, em Santo Antonino;
- Construção do Edifício do Mercado Municipal; (Vem desde o consulado do Vereador
Valter Barroso.
Estou recordado da grande acção de propaganda feita no início deste ano com a apresentação e divulgação a que todos assistimos na apresentação pública do chamado ante-projecto, com convite aos comerciantes, vendedores e à população em geral. É um equipamento que está em péssimas condições para a população em geral e para os vendedores. Mais uma vez se arrasta e agora é em 2008).
- Inscrição de uma verba para apoio à construção da Sede da Sociedade Instrução Coruchense; (Mais uma vez é prometida).
Estou a citar só aquilo que está em Actas. Recordar estas afirmações agora é importante quando estamos a discutir o Plano Plurianual de Investimentos para 2008. Temos alguma razão para acreditar naquilo que, mais uma vez, hoje, nos foi prometido realizar em 2008?
Pelo conteúdo dos documentos em discussão, em 2008 vamos ter mais do mesmo.
Continuarão a ser esbanjados os recursos financeiros e humanos do Município. Um conjunto de acções de propaganda, festas e inaugurações sem nenhum interesse para os coruchenses e para o Concelho. Continuaremos sem solução à vista para os terrenos abandonados, há seis anos, no Montinho do Brito.
Continuarão sem solução à vista a construção do novo Quartel dos Bombeiros, da nova Biblioteca Municipal e o Pavilhão Desportivo da Escola Secundária.
A Recuperação do Centro Histórico, pelas medidas anunciadas, não passa de um projecto megalómano, que fará gastar os parcos recursos da Câmara, em megas operações de propaganda, como aquela a que assistimos recentemente, denominada “Casas com Gente”. O pequeno comércio continuará, fruto das políticas municipais e centrais do PS a sua lenta agonia até desaparecer e dar lugar a mais e mais lojas de chineses, que também têm direito em viver, pois vivemos num país em que a circulação do comércio é livre.
Com a política municipal e central do PS vão continuar por solucionar os grandes bloqueios ao desenvolvimento do Concelho, nomeadamente a nova Travessia do Vale do Sorraia.
Com as actuais políticas municipais e centrais do PS prossegue a grave crise no nosso movimento associativo. A Sociedade Instrução Coruchense continua sem uma sede digna.
Temos muita relva sintética, mas, curiosamente, as equipas no Concelho de Coruche, desapareceram dos escalões principais da Associação de Futebol de Santarém.
A gestão do Município enredada em processos diversos, como aqueles relativos à Estação Central de Camionagem e ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça.
Vamos continuar em 2008 sem ter as ETAR’s da Branca, do Couço e outras.
O estado a que chegou o nosso Concelho é preocupante e tem como causa uma gestão prepotente, autoritária e que caminha para o colapso."»

5 comentários:

Anónimo disse...

Oh Pedro, com tantos visitantes no teu blogue, e tanto sucesso ainda vais seres convidado para assessor de imprensa de alguma figura pública do Concelho.

Anónimo disse...

Mas se na vila de Coruche não há OBRA,(possivelmente vão anunciar ainda promessas para pelo menos até ao ano de 2020,) nas freguesias, ainda é mais desolador.
Na Branca parece que já se combinou com o Presidente da Junta iniciar as obras da arrecadação do cemitério da Arriça.
No Biscainho vai haver uma Sala Polivalente.
Na Freguesia de Coruche vai iniciar-se o Museu Salgueiro Maia, em S.Torcato.
Acham pouco? É pouco, mas divertido e inovador.

Anónimo disse...

Museu Salgueiro Maia? em S.Torcato? Mas que merda é esta?

Anónimo disse...

Oh anónimo das 11.28, andas tão arredado da vida pública de Coruche que o melhor é matriculares-te na Nossa Universidade ,para poderes estudar o último PPI de Coruche e o Projecto Mateus para 2020.....depois poderemos falar de desenvolvimento sustentado e do impacto do N/aeroporto e deste museu que é um museu/escola dos anos 40.

Nós por cá todos bem disse...

Também foi anunciada com pompa na última campanha das eleições autárquicas uma plataforma logistica no Biscainho. A plataforma foi pura e simplesmente esquecida, os votos é que interessaram na altura, como interessam hoje com a propalada Sala Polivalente. O PS deixou cair a questão da plataforma no Biscainho.
O Biscainho ia ter um SUB, e o PS tratou de deixar cair também essa situação. Melhor ainda, na questão do SUB não deixou cair, mas sim tratou de 'desviá-lo' para Coruche, passando por cima dos interesses da freguesia do Biscainho. Mereceu também o PS o 'amén' passivo do executivo da Junta.