"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

4 DE FEVEREIRO DE 1961


Inicio da luta de libertação !


Faz hoje 48 anos que guerrilheiros do MPLA, assaltaram em Luanda a casa de reclusão militar, o quartel da PSP e a delegação da emissora nacional.
Nos dias que se seguiram as forças policiais e militares coloniais, a mando de Salazar massacraram mais de 3.000 angolanos.

(Monumento aos Heróis do 4 de Fevereiro)


Esta acção do 4 de Fevereiro de 1961, marcou o inicio da luta armada de libertação do domínio colonial português, por parte dos povos de Angola, Moçambique e Guiné Bissau.
_
_
Viva os Povos Africanos!!!
_
Nesses tempos cantava Ruy Mingas...
_
"Quem dá dinheiro para o patrão comprar
máquinas, carros, senhores
e cabeças de pretos para os motores?”
_
_
Ouça na integra aqui.
_
Ruy Mingas - "Monangambê"

Get this widget
Track details
eSnips Social DNA

15 comentários:

samuel disse...

Viva a luta pela libertação de Angola!
Pena... mas isso não é para hoje...
Ah, e viva o grande Rui Mingas, com quem tive o prazer de cantar algumas vezes.

Abraço

Anónimo disse...

Mas Angola já se libertou?

Anónimo disse...

Parafraseando um GRANDE JORNALISTA,

"ONDE É QUE VOCÊ ESTAVA NO 4 DE FEVEREIRO DE 1961?"

Eu estava em Luanda! Eu, com os meus 11 anos, fui ao funeral dos "POLÍCIAS ASSASSINOS" mortos pelos "LIBERTADORES"! Assisti à chegada dos "FAZENDEIROS LADRÕES E EXPLORADORES DO POVO" trazendo a roupa que tinham no corpo, e alguns "CORTEZINHOS DE CATANA" - felizes porque tiveram mais sorte do que os que nem tiveram a oportunidade de fugir!

Sou muito mais ANGOLANO do que PORTUGUÊS! Respeito muito mais os africanos - MEUS IRMÃOS DE CULTURA - do que aqueles que nem sabem onde fica a África!

Mas CRIME É CRIME! Sejam quais forem as suas motivações! E as VÍTIMAS SÃO SEMPRE OS INOCENTES!

Já agora, eu conheço o RUY MINGAS há muitos anos! E outros Mingas, Van Dunens, e muitos outros, com quem brinquei, com quem estudei e que me conhecem e respeitam.

Porque é que as pessoas não se limitam a falar daquilo que sabem?

Anónimo disse...

Há pessoas que falam, falam e não dizem nada! E sobre as purgas sabem alguma coisa?

Anónimo disse...

"Sou muito mais ANGOLANO do que PORTUGUÊS! Respeito muito mais os africanos - MEUS IRMÃOS DE CULTURA - do que aqueles que nem sabem onde fica a África!"

Abaixo os Colonialistas

Viva os Povos Africanos!!!

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
Há pessoas que falam, falam e não dizem nada! E sobre as purgas sabem alguma coisa?"

E sobre a crise do Capitalismo alguém me pode explicar o que se passa

Anónimo disse...

AHHHAAAA!
Já dizia o Reagan, os Comunistas (alguns) lêem Marx, nós compreendemos Marx!
Qualquer comunista sério, menciona e bem que só o sistema capitalista consegue sobreviver e ultrapassar uma crise económica! O que se está a passar foi fruto de uma má regulação do neo-liberalismo... saberá regenerar-se, ou vocês pensavam que Marx era para aqui chamado?

Anónimo disse...

Caro brigadas, mais uma vez concordo consigo, de facto só o sistema capitalista consegue sobreviver e ultrapassar uma crise financeira... pois como não, sempre seguindo a máxima da exploração do homem pelo homem!! ou o senhor pensa que depois desta crise os pobres vão deixar de ser pobres??? Não meu caro, os ricos vão continuar a ser ricos e alguns irão mesmo prosperar ainda mais e aumentar a sua riqueza, isto enquanto a avassaladora maioria das pessoas continuarão a lutar diariamente para chegar ao fim do mesmo e conseguir pagar as contas ou simplesmente ter pão para comer! Acho impressionante a forma como ainda existem pessoas com uma visão tão curta e distorcida do MUNDO REAL!!

Anónimo disse...

Que sina a nossa agora temos aqui um Socialista Social Democrata.

Anónimo disse...

Viva os Povos Africanos!

Forte Abraço Pedro.

Anónimo disse...

Obrigado Pedro.
Foi dia muito feliz para mim(novo)e para a minha família, foi pena os amigos e camaradas que perdi! Meu Pai

Mas VALEU A PENA
LIBERDADE!

Não ligues a "esses" que "não sabem nem sonham"
Não viveram nem viverão, o que nós vivemos!

Anónimo disse...

Um beijo

Nika (comment anterior)

Anónimo disse...

Mas Dolores eu concordo com tudo aquilo que você disse!
O que eu disse, é que Marx não vai ser desenterrado dos livros... pois vocês que pensam falar por ele, defendem a miséria, pela miséria e convenhamos vocês iam fazer-nos a vida negra! É só olhar para as vísceras do comunismo no mundo, onde não existiu nenhum iluminado, que vos dê hoje superioridade para entrar numa discussão sobre economia.. Holodomor o quê? Estamos conversados!

Anónimo disse...

Arrogância, Despotismo e Prepotência! PS-Sócrates no seu melhor!

Anónimo disse...

não deveria sequer responder-lhe mas de facto não resisto...defendemos a miséria pela miséria?? so aí vê-se que o senhor de marx não sabe nada e o que os verdadeiros comunistas defendem tão pouco... com certeza o iluminado aqui deve ser você! de facto, estamos conversados não perco mais tempo consigo, e já agora... se fosse pregar para outra freguesia uma mais para os lados rosa ou até laranjas não lhe fazia mal nenhum, pelo contrário ao seu gigante Ego fazia-lhe muito bem mesmo.