"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sinais Perigosos (2)

Adensam-se os sinais de autoritarismo, intimidação e desrespeito pelos direitos dos trabalhadores na CM de Coruche.

Desta vez na Zona Industrial tentaram impedir a realização de um plenário de trabalhadores promovido pelo STAL, tendo um chefe de divisão municipal alegado que o plenário não estava autorizado pela Câmara e por isso não cediam instalações. O plenário realizou-se na rua, a maioria dos trabalhadores participou e esta provocação foi derrotada.

Estes comportamentos são preocupantes e lembram outros tempos.

Viva o 25 de Abril!

Os trabalhadores unidos e organizados

Vencerão!

domingo, 25 de setembro de 2011

Coruche Definha


O PS e Dionísio Mendes assumiram a gestão da Câmara há dez anos. Foram dez anos em que a propaganda e o marketing prevaleceram, tendo contribuído decisivamente para que D. Mendes e o PS tenham sido reeleitos.

Para este "sucesso", não é alheio o facto de os Governos de Sócrates terem dado um importante “empurrão”, nomeadamente com a vinda a Coruche de ministros e secretários de estados a um ritmo alucinante, prometendo tudo para o concelho e validando a gestão de D. Mendes.

Quem não se lembra da "operação de propaganda" a propósito da reactivação do comboio para Lisboa, apadrinhada pela secretária de estado Ana Paula Vitorino? (Só para dar um exemplo.)

O PS nestes dez anos prometeu "mundos e fundos" e hoje qual é a realidade do Concelho?

Alguns exemplos:
  • A população nestes 10 anos decresceu em 1500 pessoas, encerraram mais de uma dezena de escolas, os correios e os bombeiros no Couço, a zona agrária em Coruche.
  • A nova travessia sobre o vale do Sorraia continua á espera de melhores dias, apesar das repetidas promessas.
  • A Etar da Z.I.M.B. pronta à mais de um ano e inaugurada com “ponpa e circunstancia pelo Mendes e o Barbosa continua sem entrar em funcionamento.
  • A requalificação do edifício dos Paços do concelho e do centro histórico continuam a marcar passo e cada vez são mais as casas sem gente!
  • As obras do mercado municipal iniciadas à semanas, já estão paradas.
  • Continuam a abrir lojas dos chineses e o nosso pequeno comércio agoniza.
  • Os campos de futebol de relva sintética que custaram centenas de milhares de euros estão às "moscas".
  • As freguesias estão ao abandono e os bairros de ciganos prosperam, basta ir ao Couço, Azervadinha ou a Santo Antonino.
  • A saúde no concelho está uma desgraça. D Mendes e o PS prometeram-nos um "Serviço de Urgência Básico com mais médicos e meios de diagnóstico, uma mentira! Agora até já se fala que o actual SAP (as urgências que funcionam 24h) vão encerrar das 00h às 8h.

Estes são só alguns exemplos do estado a que o concelho chegou com a governação socialista.


As festas e a novela que segundo D Mendes trariam ao Concelho visibilidade e desenvolvimento foram um sorvedouro dos recursos municipais. Em contrapartida o Concelho e os Coruchenses foram nestes dez anos as principais vitimas desta gestão popularucha, despesista e megalómana!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ENTRE_SONS (90)

Sérgio Godinho - "Cão Raivoso"

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

À BEIRA DO COLAPSO

O ministro das Finanças da Grécia, sr. Venizelos, diz que o seu país "está à beira do colapso" . A sua solução: "medidas de austeridade adicionais" (ainda mais!). Se o programa da troika para Portugal for cumprido, daqui a um par de anos quem poderá estar a fazer afirmações e propostas de "solução" semelhantes é o ministro Vitor Gaspar.





terça-feira, 20 de setembro de 2011

Curiosidades

D. Mendes e a vereadora Galharda recusam-se a apoiar em transportes as auxiliares de acção educativa deslocadas à "força" de Coruche para o Couço, Branca e Biscainho.

Mas....! Durante dois anos andaram a pagar mil euros mês a um táxi para transportar 3/4 pessoas dia, de Coruche para a estacão do comboio.

Isto para não falar no gasóleo que deram à "Plural SA" para a novela.


É a gestão socialista!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"O COLAPSO DA EUROZONA É QUASE CERTO"


"A menos que haja uma mudança dramática e simultânea na política da Itália, da Alemanha e do Banco Central Europeu, o colapso da eurozona é quase certo. Nem a Itália, nem a Espanha, Portugal, Irlanda ou Grécia serão capazes de manter a sua condição de membros da eurozona e manter a sustentabilidade da sua dívida soberana com os spreads actuais da taxa de juro. Alguma coisa terá de ceder". Quem afirma isto é um editor do Finantial Times, Wolfgang Munchau. O seu artigo pode ser lido em Eurointelligence .
Face a isto, cabe perguntar para onde nos leva a subserviência do governo PSD/CDS aos ditames da troika FMI/UE/BCE. O desligamento de Portugal da eurozona é inevitável e os sacrifícios agora impostos aos portugueses são inúteis. No fim do programa da troika Portugal estará numa situação económica pior do que agora. Não há luz no fundo deste túnel.

domingo, 18 de setembro de 2011

Sinais Perigosos


O CAOS E A CONFUSÃO NA ABERTURA DO ANO ESCOLAR EM CORUCHE

Desde a falta de material, até às deficientes condições de segurança para os alunos que vão frequentar o novo Centro Escolar de Coruche, tem acontecido de tudo um pouco nestes dias de início de ano escolar.

Mas o que mais marcou pela negativa este início de aulas, foi o comportamento autoritário e assustadoramente irresponsável da “destrambelhada” vereadora do pelouro da educação, no que diz respeito, à distribuição das “auxiliares” pelas escolas do Concelho.

O impensável aconteceu! Trabalhadoras que até aqui tinham o seu posto de trabalho em Coruche são surpreendentemente destacadas para trabalhar em escolas do Couço e da Branca, passando a ter que percorrer diariamente para o seu local de trabalho, cerca de 50km, sem que tenham a garantia de apoio/subsidio de transporte.
Esta situação é tão mais estranha, quanto, como sabemos, a Câmara de Coruche desde sempre proporciona transportes aos seus trabalhadores, sobretudo àqueles que residem nas freguesias mais distantes do concelho nomeadamente os do Couço.

Se não forem devidamente fundamentadas as razões que levaram a esta distribuição de pessoal pelas escolas e a manter-se a situação injusta e estranha já referida, só uma conclusão se pode tirar, é que as trabalhadoras destacadas de Coruche para 25km das suas residência, o foram, por razões não de trabalho mas outras … ? e estão a ser vitimas de uma discriminação injusta relativamente a outros trabalhos do município.

Teme-se que esta atitude da “destrambelhada” vereadora, configure, o início de um processo de “caça às bruxas” na Câmara de Coruche. Que a verificar-se, não pode deixar de merecer da parte de todos, trabalhadores do município e população em geral um forte repudio e a exigência junto do executivo municipal para que situações como as já referidas sejam corrigidas e que outras não voltem a ocorrer.

____________________________________________
Constituição da República Portuguesa
Artigo 13.º
Princípio da igualdade

1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual


O Rei Vai Nu

O que se está a passar na Europa vai originar matéria de assombro e desprezo na História dos vindouros.

Na Grécia, os juros dos empréstimos nos «mercados» já atingiram os 100% esta semana. Supomos que nem a Mafia, com as suas usuras selvagens (ou talvez só ela) terá chegado a tal absurdo.

A não ser que a Europa mergulhe repentinamente na Alta Idade Média, no século XI, quando os camponeses trabalhavam toda a vida para o senhor feudal a troco de umas malgas de caldo e um tecto de colmo, sendo vendidos com a terra quando esta passava de mãos (e passou, Cruzadas fora para Jerusalém com multidões de nobres em busca de melhores cabedais, do que os esmifrados à terra e aos camponeses).

Pois o que esta União, dita Europeia, está a querer impor à Grécia é um mergulho abrupto na Alta Idade Média, com os dez milhões de gregos amarrados a uma dívida externa que, por mais que se pague, será sempre o dobro que se fica a dever.

Para se ter uma ideia da monumental burla que paira sobre a UE, recordemos o episódio dos «máximos».

Há pouco mais de um ano a Grécia entrou «no vermelho», viu os seus empréstimos «nos mercados» atingirem os 7%, e decorrente entrada da troika em Maio de 2010. Passado um ano, eis os resultados estatísticos: o PIB baixou 7,5% no segundo trimestre deste ano e o desemprego «saltou» de 8 para 16%. Apenas o dobro...

Pois esse «máximo» dos 7% foi abundantemente invocado em Portugal como percutor da temida «bomba troika».

Passou um ano e o nosso País foi subindo paulatinamente dos 7% até aos 14, os 16% e até os 20% nos juros dos empréstimos internacionais, e com troika ou sem troika por aqui continuamos.

Quanto à Grécia, que já ultrapassou a «barreira» (!?) dos juros em dobro, está de novo ameaçada com a «bancarrota» e a «expulsão do euro» – coisa, aparentemente, desejada pela Alemanha e penduricalhos – enquanto a mesma Alemanha vai declarando que «a união monetária é indispensável à Europa».

Só não disse a quem era «indispensável» – aos banqueiros e especuladores alemães, que têm concedido empréstimos usurários aos países agarrotados (Grécia, Portugal, Irlanda, Espanha e Itália), enquanto compram dinheiro a juros quase nulos.

Com este enquadramento, é natural que todos os banqueiros e «investidores» continuem a bater-se pelo euro e pela União Europeia. Compreende-se: tem sido com a implacável manutenção do euro como «moeda forte» que esta gente tem continuado a encher as tulhas à custa dos «periféricos» e quejandos, após o desastre fragoroso que provocaram com o subprime.

Todavia, a União Europeia e a sua moeda única estão já tão condenadas, que até comentadores das mais insuspeitas origens ideológicas lhes vaticinam a queda, com todo o desassombro.

Pelos vistos, resta esperar pelo miúdo da fábula a gritar que «O REI VAI NU!!!»...

Aí, inevitavelmente, as massas saltarão para a rua e levarão esta gentalha toda à frente.


Os media e a Festa

A forma como os média dominantes maltrataram a Festa do Avante! é bem o exemplo do estado de degradação em que se encontram trinta e oito anos depois de o 25 de Abril lhes ter restituído o direito e o dever de informar, e ao povo português o direito a ser informado.

Sabe-se que os media dominantes não gostam de coisa alguma proveniente do PCP – e odeiam, acima de tudo, a Festa do Avante!.

Sendo os seus donos quem são, percebe-se... e não se lhes contestaria o direito de exibir esse ódio, se eles não fizessem questão de se auto-proclamar «isentos», «independentes», «imparciais» e blá-blá-blá. Assim, não: da mesma forma que um gatuno profissional não pode ser visto como pessoa de bem, também um órgão profissional da desinformação não pode ser visto como coisa séria.

É um facto que a Festa do Avante! foi, uma vez mais, a maior, a mais participada, a mais importante realização política e cultural do primeiro fim-de-semana de Setembro – e do ano.

E é um facto que, para a generalidade dos media dominantes, foi como se a Festa não tivesse existido. Não cito títulos: dizendo que cada um foi pior do que cada um, está dito o essencial – de tal modo que, se fosse verdadeiro o dito de que o que não sai nos media não existe… a Festa do Avante! não teria existido.

Acontece que existiu... como espaço único de debates e exposições sobre os grandes temas da actualidade nacional e internacional e do maior de todos os comícios partidários realizados em Portugal; com as mais diversificadas iniciativas culturais: debates sobre livros recém publicados ou sobre momentos e figuras relevantes da história da cultura; exposições de artes plásticas e com aquele que foi, inequivocamente, um momento maior da vida cultural portuguesa: a Grande Gala de Ópera, ouvida por dezenas de milhares de pessoas, muitas das quais nunca tinham assistido a um espectáculo deste género – um espectáculo que, numa situação de democracia informativa, teria sido transmitido em directo…

Mas se as consequências de 35 anos de política de direita são visíveis em todas as áreas da vida nacional, porque haveriam os media de ficar isentos?Ainda por cima, sendo propriedade de quem são...

ENTRE_SONS (89)

Chico Buarque - "Tanto Mar"

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Festa do Avante - Hoje, Amanhã e Domingo!


____________________________________
Kino Festa do Avante - Edgar Pêra