"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

sábado, 8 de outubro de 2011

DEZ ANOS DE GESTÃO PS EM CORUCHE

As políticas de D. Mendes e do PS levaram nestes dez anos, Coruche, a perder peso e a liderança no contexto dos concelhos mais a sul da Lezíria do tejo, isto apesar das colossais campanhas de propaganda e marketing que custaram aos orçamentos do município milhões de euros e como prova do que se afirma tomemos como exemplo os resultados dos últimos censos (2001 a 2011).

  • Coruche tem 19 931 habitantes, perdeu desde 2001, 1401 - 6,57%
  • Salvaterra de Magos tem 22161 habitantes. Desde 2001 aumentou, 1892 - 9,38 %
  • Almeirim tem 23403 habitantes. Desde 2001 aumentou, 1446 - 6,59%
  • Benavente tem 29388 habitantes. Desde 2001 aumentou, 6131 - 26,36%

Outro dos indicadores que importa conhecer é o “índice de envelhecimento por local de residência – Nº de pessoas com mais de 65 anos por cada 100 pessoas com menos 15 anos”

  • Benavente tem 102 pessoas com mais de 65 anos.
  • Almeirim tem 140 pessoas com mais 65 anos.
  • Salvaterra de Magos tem 146 pessoas com mais de 65 anos.
  • Venda Novas tem 189 pessoas com mais de 65 anos.
  • Ponte de Sôr tem 192 pessoas com mais de 65 anos.
  • CORUCHE TEM 234 PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS.


Estes elementos permitem-nos concluir que em dez anos de gestão PS, Coruche, perdeu protagonismo e influência no conjunto dos concelhos limítrofes: perde população e é o concelho onde a desertificação e o envelhecimento é mais acentuado.

Em Coruche como demonstram os indicadores referidos, os jovens continuam a “fugir” para Lisboa e para outros concelhos, embora, ao longo destes dez anos D. Mendes e o PS tenham repetidamente afirmado que o desenvolvimento estava assegurado.

Estes indicadores revelam ainda que os milhões de euros gastos, nestes dez anos, em festas, novelas, relva sintética (hoje às moscas, como no Couço), em outdoors, no “sorvedouro” de recursos como o projecto do comboio para Lisboa, em isenções de impostos a multinacionais como a “Nestlé”, na prioridade dada às actividades taurinas etc.

Foi dinheiro, de todos nós, que só serviu para permitir a uns quantos personagens pavonearem-se e dar aso a outras extravagâncias.

O Emprego, a habitação social e a qualidade de vida da população ficaram para segundo plano. Esta gente não merece a confiança dos coruchenses. 

33 comentários:

Anónimo disse...

muito bom! Contra provas não há argumentos! Destas notícias n saiem no Mirante!!! E agora Mendes?

Anónimo disse...

e agora mendes? E agora ...

Anónimo disse...

E Mora?E Alpiarca?E a chamusca?e Constancia? Gostava de ver esses dados tambien.

ToZÉ disse...

constancia-2001,3815 habitantes e em 2011 tem,4058,aumentou 6,37%
queres mais?

`TOZÉ disse...

Alpiraça-tem 181 pessoas com mais de 65 anos,por cada100 com menos de 15 anos.
Ó Mara chega ou qures mais?

TOZÉ disse...

Digo; Alpiarça

Anónimo disse...

Em Coruche só houve dois tipos de crescimento:A da ciganada e dos boys xuxialistas.......

Anónimo disse...

temos pena mas tudo isto é verdade...contra os nmrs,nao há argumentos.

Anónimo disse...

HÁ DAME VOMITOS QUANDO DE REGRESSO A CORUCHE VEJO AQUELE CARTAZ ANTES DA PONTE DAS ENGUIAS,CORUCHE INSPIRA...LOL,CORUCHE ASPIRA PÓ DE TERRA BATIDA,E ALGUNS OUTRO PÓ,LAMENTO MAS TEMOS PENA.

Anónimo disse...

Toze pergunto-te a ti,será que ainda existe a freguesia se Santana do mato???.

Anónimo disse...

CENSOS 2011

Se os ciganos que estavam no concelho de Salvaterra não tivessem vindo para Coruche, os resultados ainda seriam piores.
A única população que cresceu em coruche nos últimos 10 anos foi a de etnía cigana. Uma autêntica vergonha!.
Chamavam ao Brandão o Manuel Cigano,então e a este que até lhes dá senhas para o almoço do cortejo, como lhe devemos chamar?.

Anónimo disse...

Tem tão poucos habitantes.
Tem tantos velhos.

Mas tem muitos dirigentes.

Uma camarazita que tem 2 diretores de departamento, cada um deles a mamar mais de 3.000 € por mês mais as despesas de representação, 4 chefes de divisão cada um deles a ganhar mais de 2500€ mais despesas de representação por mês, mais os secretarios e secretarias dos eleitos a ganhar mais de 2500...
O que é que esta gente faz? O que é que estes directores dirigem? O que é que estes chefinhos chefiam? O que é que estes secretários e secretárias secretariam?
São mais os chefes que os índios.
O Mentes nem deixa ninguém fazer nada por isso nem deles precisava para gastar tanto dinheiro. Sempre sobrava para mais uns cartazes de estradas nacionais e auto estradas, de rotundas e muros para se propagandear o narcisismo da figura que tem o centro do mundo tão pequenino e à medida no umbigo de Coruche.
Vivam os ciganos e as gitanas! Estes vão salvar e são a inspiracao para coruche.
Um vereador para eles e uma freguesia para eles. Nomeie-se um director de departamento para os ciganos e afins.
Aqui já seriam mais os indios que os chefes.

Anónimo disse...

3000 mil euros + despesas de representação? Porra, não meto mais um tosto no clean, pensava eu que estava a ajudar o orvalho.

Anónimo disse...

hehehe Barreirinhas, pegas-te pesado! Eles andam a aí!

Mais do que nunca! em Coruche começou a caça às bruxas!

O departamento de informação está a montar e muito montam eles, por aí... montam tudo, agentes infiltrados de outro nome, bufos! para saber quem é o maldito autor deste blog, maldito para alguns, já para a população coruchense bem dito sejas!!

e assim começa a Caça às Bruxas no concelho! hehehe

PS: é mais fácil descobrir os bufos do que o autor do blog! hehehe Galhardo aguenta à bomboca!!!

Anónimo disse...

Então o director de informação tem muito trabalho para"coordenar e alimentar" um jornal regional,tal qual o jardim da madeira. Na última edição,o pasquim publica pelo menos três fotos do careca!!!!!!...é obra!

Anónimo disse...

O carequita anda fulo como merd...
ele anda maluquinho de todo, pega com a gente toda que trabalha e que dá no duro e depois inventa merdinhas, fala mal de tudo que corre bem, fala mal de todos e dele mesmo.
O homem parece que não tem nada naquela cabeça, não admira, nem cabelos lá crescem a não ser ódiozitos e vinganças que quer ver implementar todos os dias...inventa as coisas mais malucas, faz filmes que nem o Oliveira era capaz com 100 amos de vida e depois vamos ver o que vale e nada vale do que se vê!
Vale as dívidas ao fisco, consequentemente o ordenado penhorado, as contas penhoradas e os peditórios para pagar o que deve judicialmente e inventa o soriso da felicidade dos tristes das mais profundas cavernas como se de um monstro dali fosse nascer o heroi.
Há muito tempo que os coruchenses perceberam que um mau xerife dá origem a maus cowboys e esse artista descabelado não passa de uma farsa e de um mau xerife e cada dia que se soma a todos os coruchenses é mais um dia de uma má recordação que a história provará que foi a pior aposta num falhado da vida que bem vistas as coisas e com seriedade não passa de um imbróglio da politica.
Viva a esquerda unida para correr com os descabelados de ideias e de sentido da politica social. O BE com clareza e verdade vai fazer nascer uma nova mentalidade.
Vivam os que não têm medo!
Coelho, não te intimides.
Na proxima asssembleia poe o tipo no lugar que lhe cabe e dá-lhe a liçao de humildade e respeito que ele nunca teve por ninguém.
A luta continua e a morte é certa!
Vamos à luta!

Anónimo disse...

Coelho é farinha do mesmo saco!!! Já sabia para o que ia!!!

Anónimo disse...

O Coelho é bom! Mas só assado à caçador.....

Anónimo disse...

o coelho se fosse um gajo com balls demitia-se! essa é que é essa.

Anónimo disse...

Como querem que o coelho se demita ou tome qualquer posição de firmeza ao mentes, se precisa de fazer seguros e vender gasosas no del rio?

Ciganito Carcia disse...

Pergunta de "O Elo mais Fraco":
Quando é que os ciganos começaram a instalar as suas habitações a custos controlados no concelho?
Aceitam-se respostas sérias!

Anónimo disse...

Experimenta perguntar ao Dionísio Mendes ele sabe!!! Sabe bem!!! Não sabe senhor vice-presidente!

Anónimo disse...

E quem é que disse que ia acabar com eles, "os ciganos" e quem disse que Coruche tava endividada! ???

Anónimo disse...

Só há uma coisa a fazer!. Para as próximas fora com essa canalha PS.

Anónimo disse...

Estes canalhas do PS estragaram tudo.
E agora vamos ver e ouvi-los dizer que não há dinheiro para nada....Pudera, encavaram tudo na tonteira do comboio, nas ficor e desfiles de moda.... Criminoso, simplesmente criminoso.

OBSERVADOR disse...

Com esta política que o PS está a praticar, Coruche caminha a paços longos para a desertificação.
Uma vergonha o que esta gente está a fazer ao concelho.

Anónimo disse...

Apresentar números é uma ciência tão interessante.
Entre 2001 e 2011 o concelho de Coruche perdeu 1401 habitantes. Safado do Mendes que está a mandar a população para fora de cá.
No tempo do Brandão não era assim. De 1991 para 2001 o concelho só perdeu 2389 habitantes.

Anónimo disse...

Em termos percentuais a população que se perdeu entre 1991 e 2001 foi superior a 10%. Realmente contra provas não há argumentos.

Anónimo disse...

http://estarreja.bibliopolis.info/Home/tabid/486/PostID/77/Default.aspx

Aqueles assessores dão cabo de nós, então agora publicam um comunicado em que só trocaram "estarreja" por "dionisio mendes" e nem referem a fonte. mas eles são pagos? ou fazem isto pró-bono?

Anónimo disse...

espera lá mas se os censos dizem que estão perder agora mais comparado com os últimos. Não estou a perceber esses números! Anónimo 01:06 afinal inventar também eu posso!

Mas gosto de discussão até porque este blog já começa a ser uma espécie de forum, agora podias dar-nos as fontes desses números!

Anónimo disse...

Oh anónimo das 19:58, onde é que os censos dizem isso? Neste texto só estão os resultados do censos de 2011 por isso só dá para comparar entre 2001 e 2011. Para comparar com os outros é preciso ver os outros.
Se quiserem ver os resultados do censos 2001 basta ir ao site do INE. É só fazer uma pequena pesquisa no google e encontra-se.

Para não terem muito trabalho aqui fica o link.
http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=91927&att_display=n&att_download=y&rct=j&q=resultados censos 2001 coruche&ei=GmSXTuu4M8-f-wbUtfHfBQ&usg=AFQjCNGo809o_KXMtcqF-4-0xeehSuvwTg

De qualquer forma eu coloquei estes valores porque da forma como o texto foi escrito parece que estava tudo bem até 2001 e depois descambou. Não estou a desculpar o Mendes e suas politicas mas apenas a apresentar os dados completos.

Anónimo disse...

o que eu sei é que ele o Mendes é que diz que estava tudo mal até 2001 e depois ele e a sua gestão PS Galhardos e Orvalhos e Oliveirinhas que desde 2002 estão a mudar Coruche. O que os Censos 2011 mostram é que não!!! Coruche continua a perder população, foi isso que absorvi do post! Não que estava tudo bem até 2001. Mas cada cabeça sua sentença ...

Mas mais que desde 2002 Coruche está perder empresas, emprego e famílias. É uma vila de Futilidades e enganos, onde se mostra aquilo que não há, é a Madeira do Distrito de Santarém, com muito lobby do emprego e do mundo empresarial, onde conta tudo menos os coruchenses!!! Basta ver-mos quem hoje são os novos quadros da Câmara.

Anónimo disse...

companheiro anónimo, chama-se garantir votos e certas facções felizes! e contentes! Não falhas muito não é assim na Madeira e em Coruche! é verdade!