"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Em contra ciclo

O duo “Mendes e Orvalho” não dá tréguas, o orçamento dá para tudo! É "evento" atrás de "evento", de telenovelas a festas com pseudo-actores, há de tudo.

Coruche está no centro das atenções da imprensa cor-de-rosa!

Tudo isto numa altura, em que há generalidade dos portugueses se pedem sacrifícios e em particular aos trabalhadores, que vêem reduzidos os já baixos salários.
Aos reformados congelam-se as pensões, os desempregados são ameaçados e é-lhes reduzido o subsídio de desemprego, o governo ameaça com o aumento dos transportes públicos! Etc ...

É uma vergonha!

Em Coruche a pretexto de divulgação do concelho, vale tudo! A “crise” não chegou cá! A câmara mais parece uma agência de promoção de "eventos cor-de-rosa".

Será que todos os socialistas de Coruche concordam com esta politica?

Tenho cá para mim, que isto ainda vai acabar mal!

Espectáculo de Homenagem à Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos



«A URAP apela à participação no espectáculo evocativo da acção da CNSPP por ocasião do seu 40º aniversário.»

27 de Maio 2010, 21h, Cinema S.Jorge, Lisboa


A entrada é livre.


A iniciativa contará com a presença de:


Coro de Lopes Graça


Oficina do Canto - Coro Juvenil de Montemor-o-Novo


Manuel Freire


Luisa Basto


Francisco Fanhais


Carlos Alberto Moniz


Poesia dita por Luis Lucas e Luisa Cruz


Bailado


Artistas clássicos:


Manuel Rocha - violino


Paulo Vaz de Carvalho - guitarra clássica


Miguel Henriques - piano

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Continua o FESTIM

A pretexto da apresentação de "um simples portal na net," D.Mendes, dá mais uma festa (clique aqui).

Até quando aguentaremos esta situação!

quinta-feira, 13 de maio de 2010

ESTÃO A ROUBAR-NOS!

Cínicos e Mentirosos!!!

Lamentações

Lamenta-se o edil de Coruche no editorial do último boletim municipal, que andam por ai uns quantos “velhos do Restelo” que o acusam de promover muitas festas e festarolas. Quem o faz – escreve o nosso ilustre presidente – são os bota-abaixo, defensores da politica da “terra queimada” e do “quanto pior, melhor!”.

No editorial, são enumeradas, um vasto conjunto de acções promovidas pela autarquia e anunciadas outras que estão “em carteira” para realizar a curto prazo.

Afirma o autarca, no referido editorial:


“é preciso que o nosso território tenha mais visibilidade, de forma a competir melhor na atracção de novos negócios e investimentos.”

Fico sem palavras perante "tamanha capacidade e visão" para desenvolver e projectar o concelho.

Apesar das criticas de alguns "velhos do Restelo", o nosso presidente ai está! cheio de vigor e entusiasmo!

Estou solidário com ele, abaixo os "velhos do Restelo" que não reconhecem as "grandes qualidades de gestão e visão empresarial" do nosso edil.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

DISLATES SOCIALISTAS

No último boletim municipal, na pág.27 (a propósito das gravações de uma telenovela que decorrem em Coruche e que irá ser transmitida pela TVI) no segundo parágrafo, pode ler-se:

«A Câmara Municipal de Coruche e a empresa Plural chegaram a acordo neste projecto, que tem como principal objectivo a projecção e divulgação do concelho»


No penúltimo parágrafo é citado o adjunto do presidente da câmara, que afirmou:


“Estou convicto de que vai ser uma fantástica promoção do concelho. Tenho acompanhado de perto as autoras e o realizador da novela e, em conjunto temos conseguido incluir no enredo da novela pormenores muito nossos; os coruchenses vão ficar orgulhosos.”



Lendo o texto, ficamos a saber que a “TVI” e a produtora “Plural” se deslocam de Lisboa a Coruche para gravar cenas da novela com o principal objectivo de projectar e divulgar o concelho de Coruche!


Ah pois é! Estas entidades “TVI” e “Plural” só querem o melhor para Coruche, aliás, foi com esse objectivo que foram criadas! Também descobrimos neste “belo” texto que "o senhor adjunto" tem qualidades de guionista de telenovelas, pois a ser verdade o que diz, terá dado às autoras e ao realizador “uns palpites” para o enredo novelístico de que os coruchenses até vão “impar” de orgulho.


Uma palavra final para os seus dotes de “lutador”, pois como afirmou terá colocado K.O. outros municípios candidatos à novela.


QUE JOVEM VALOROSO!

domingo, 9 de maio de 2010

Comemoremos os 65 anos da Vitória!

Comemoremos os 65 anos da Vitória!

«A 9 de Maio comemorara-se o 65º aniversário da Vitória sobre o Nazi-fascismo – a mais brutal e violenta expressão do domínio dos monopólios, num sistema capitalista em profunda crise -, que conduziu a Humanidade a uma das maiores catástrofes da sua História, com a barbárie dos campos de concentração e o cortejo de morte e destruição que a Segunda Guerra Mundial significou para os povos.»


«Para nós, comunistas, evocar o 65º aniversário da Vitória é reafirmar a nossa profunda convicção na luta pela emancipação social, na justiça dos nossos valores e ideais libertadores; é reafirmar a nossa determinação em combater as causas e as forças que estiveram na raiz do horror fascista; é reafirmar a nossa confiança inabalável de que o futuro pertence não aos que oprimem e exploram, mas aos trabalhadores e aos povos que resistem e lutam em prol da emancipação da Humanidade das grilhetas da exploração do homem pelo homem e por uma sociedade onde os trabalhadores usufruam plenamente da riqueza por si criada, do progresso social, da paz e do bem-estar. O futuro pertence não ao capitalismo, mas sim ao Socialismo e ao Comunismo. »

quinta-feira, 6 de maio de 2010

os xuxalistas

Não bastava os negócios “freeportianos”, da “sucata”, da “PT”, só para falar de alguns!


Agora também anunciam a “compra de terrenos” que afinal não compraram! e pasme-se até já “surripiam” gravadores aos jornalistas.

120 anos depois...

(Grécia)

Tudo indica que as celebrações do 1.º de Maio foram no plano mundial uma grande jornada de festa e de luta. 120 anos depois da sua consagração como Dia Internacional do Trabalhador, o 1.º de Maio permanece como ponto de convergência e bandeira de luta contra a exploração e opressão capitalista e por uma vida melhor.
Assim aconteceu em Portugal onde por todo o país soou bem alto a oposição dos trabalhadores à ofensiva brutal contra os seus direitos e condições de vida que o PEC significa. E assim aconteceu também na América Latina, nomeadamente em Havana com a poderosa manifestação de massas que, na sequência das eleições para o poder popular, confirma a determinação do povo cubano de defender a sua revolução socialista; na Turquia, na Palestina, na Índia e em numerosos países da Ásia e África; em Espanha, França, Alemanha, Grécia e na generalidade dos países da Europa, apesar do peso do sindicalismo reformista.

Na Grécia as manifestações do 1.º de Maio constituíram uma nova e forte expressão da persistente e corajosa resistência dos trabalhadores à brutal ofensiva contra as suas condições de vida e os seus direitos, resistência em que os comunistas e o sindicalismo de classe organizado na Frente Militante de Trabalhadores (PAME), desempenham papel fundamental. Trata-se de uma luta cuja importância ultrapassa as fronteiras do país, que diz respeito a todos os trabalhadores, nomeadamente aos trabalhadores portugueses, não apenas porque estão também sob o fogo do capital financeiro e são alvo das mesmas receitas brutais que a «grande» Alemanha, a União Europeia e o FMI estão a exigir à Grécia e que o governo «socialista» se propõe implementar, mas porque os trabalhadores gregos estão neste momento na primeira linha de um combate de classe que é também um combate de civilização, tão grave é a regressão que aí se procura impor e estender a outros países. O eventual triunfo do grande capital financeiro (de que a Standard & Poor`s e demais agências de rating são meros instrumentos) na duríssima prova de força que se verifica na Grécia, encorajaria a reacção e tornaria muito mais difícil resistir à política de salame com que as classes dominantes pretendem destruir conquistas históricas dos trabalhadores e dos povos.

Na Grécia, como em Portugal, não está só em causa (e já seria muitíssimo) o propósito de fazer pagar à classe operária e a quem trabalha as fabulosas injecções de capital usadas para salvar a Banca e os lucros dos monopólios e que são a principal causa de endividamento dos estados. Está sobretudo em causa a concretização de projectos de grande alcance, que cresceram com as derrotas do socialismo e que têm vindo a ser metodicamente aplicados visando institucionalizar recuos de dimensão histórica em matéria de repartição do rendimento, contratação colectiva, horário de trabalho, idade de reforma, segurança social, direitos sindicais, tudo quanto rebaixe o preço da força de trabalho.

O 1.º de Maio foi uma grande jornada de convergência de lutas e de solidariedade internacionalista. É nesse caminho que é necessário continuar. Os 120 anos decorridos desde a histórica decisão de internacionalizar a data dos dramáticos acontecimentos de Chicago, mostram que não há outro. Os grandes avanços libertadores desde então verificados – primeiros empreendimentos de construção do socialismo, conquistas dos trabalhadores nos países capitalistas, derrocada dos impérios coloniais, derrota do nazi-fascismo e outras – exigiram organização, luta, sacrifícios, rupturas, saltos revolucionários.
É tendo isto bem presente que concentramos forças nas batalhas imediatas, damos a nossa activa contribuição para que a manifestação nacional de 29 de Maio anunciada pela CGTP seja uma grande acção de massas, expressamos aos trabalhadores da Grécia e a quantos resistem à ofensiva do capital a activa solidariedade dos comunistas portugueses.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

«Pela Paz, Não à NATO»

62 Partidos Comunistas e Operários de todo o Mundo já subscreveram Resolução

«Pela Paz, Não à NATO»

CAMPANHA EM DEFESA DA PAZ!

Petição Ao Presidente da Assembleia da República

Assunto: Realização da Cimeira da NATO em Portugal

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) anunciou a realização de uma cimeira em Portugal, onde prevê rever o seu conceito estratégico no sentido de alargar o seu campo de actuação geográfica, como já sucede nos Balcãs, no Afeganistão e no Paquistão e os pretextos de intervenção.

A realização desta Cimeira em Portugal significa a confirmação do envolvimento do país nos propósitos militaristas deste bloco político-militar, que constituem uma ameaça à paz e à segurança internacional.

O empenhamento do governo português na NATO colide com princípios fundamentais inscritos na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas, de que Portugal é signatário – soberania, independência, não ingerência, não agressão, resolução pacífica dos conflitos e igualdade entre Estados; abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração; desarmamento, dissolução dos blocos político-militares.

Preocupados com os objectivos e significado desta cimeira as e os abaixo-assinados expressam a sua oposição à realização da Cimeira da NATO em Portugal e aos seus objectivos belicistas e reclamam das autoridades portuguesas:

  • A retirada das forças portuguesas envolvidas em missões militares da NATO
  • O fim das bases militares estrangeiras e das instalações da NATO em território nacional
  • A recusa da militarização da União Europeia, que a transforma no pilar europeu da NATO
  • A efectiva realização de uma política externa portuguesa em consonância com os princípios consagrados na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas, incluindo a promoção de iniciativas em prol do desarmamento e da dissolução dos blocos político-militares.

domingo, 2 de maio de 2010

ENTRE_SONS (58)

O Hino da Intersindical (cantado no Comício Festa de 1977)

Provocação contra o 25 de Abril na Assembleia Municipal de Coruche

Os dois energúmenos do chamado “MIC” que têm assento na assembleia municipal de Coruche ,desferiram na reunião deste órgão autárquico, na passada Sexta-feira, um vergonhoso ataque contra os ideais, valores e conquistas do 25 de Abril.

Tiveram o descaramento de fazer a apologia de Salazar e do Estado Novo, perante a passividade e “tolerância” do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal (que mesmo depois da generalidade dos deputados protestarem veementemente contra as ofensas que os citados energúmenos estavam a proferir, não os impediram de continuar, como era seu dever, a constituição proíbe a apologia do fascismo) não é de estranhar tal "tolerância", pois foi presidente da Câmara e outros elementos do Partido Socialista que à meses atrás promoviam iniciativas conjuntas, conferencias, apresentações de livros, etc.
_

_
Tenhamos presente, que aquando da campanha por estes salazaristas desencadeada visando repor o busto de um alto dignitário do governo salazarista, na praça da liberdade, foi o presidente da Câmara que lhes abriu expectativas de poderem concretizar o seu desejo, o que só não aconteceu porque se gerou um movimento de opinião que se opôs com firmeza a essa campanha.
_
Na assembleia municipal aqueles energúmenos “fascitoídes” tiveram a resposta merecida, se tivessem um “pingo de vergonha” e de dignidade não voltariam a por lá os pés!

_
VIVA O 25 DE ABRIL!
FASCISMO NUNCA MAIS!