"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ENTRE_SONS (49)

Jorge Palma - "Optimista Céptico"

domingo, 25 de outubro de 2009

Demagogia

A propósito da ligação por caminho-de-ferro Coruche – Lisboa, afirmou o presidente da Câmara, na reunião do Executivo Municipal de 22/07/09 conforme se pode ler na acta da mesma.


“Será necessário fazer alguma demagogia e promoção deste novo serviço…”


Agora percebe-se melhor depois de ler esta afirmação na acta da Reunião de Câmara o porquê dos resultados eleitorais do PS nas Autárquicas
VALEU TUDO!


terça-feira, 20 de outubro de 2009

UMA PERGUNTA

Do Cravo de Abril:
________________________________

Há dez anos, os governantes da União Europeia, reunidos em Lisboa, tomaram a sensacional decisão de «provocar um impacte decisivo na erradicação da pobreza até 2010».
Agora é que vai ser!: proclamaram todos, assim respondendo aos «cépticos» que lhes lembravam promessas semelhantes anteriormente feitas e não cumpridas, antes pelo contrário.

De então para cá, a pobreza aumentou na maioria dos países e, ao que parece, diminuiu nalguns outros - entre eles, vejam bem a nossa sorte!, Portugal.
Isto, na opinião do Governo baseada nos seus «cálculos» - porque segundo várias organizações não governamentais «a pobreza está a aumentar em Portugal».

Em resumo: dez anos depois da sensacional decisão de Lisboa, o número de pobres na UE ronda os 80 milhões - «cálculos» deles, dos que são responsáveis pela pobreza, não obstante assumirem que «a pobreza é uma violação dos direitos humanos».

Mas os governantes da UE não dormem: e 2010 será, por decisão da União Europeia, «Ano Europeu da Pobreza e da Exclusão Social».
Agora é que vai ser!...

Entretanto a riqueza dos mais ricos aumenta - ou não fosse a União Europeia «a maior economia do planeta»...

E de tudo isto, uma pergunta emerge: se e pobreza é - e é - uma violação dos direitos humanos, o que será a riqueza?...


Fernando Samuel

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

ENTRE_SONS (48)

Luis Pastor, João Afonso, Faltriqueira - "Grândola De Mi Quere"

terça-feira, 13 de outubro de 2009

E Agora…

O PS reforçou a maioria absoluta na Câmara e alcançou a maioria absoluta na Assembleia Municipal, 6 das 8 Juntas de Freguesias são de maioria socialista. Agora o que fará D. Mendes e o PS com tanto poder?
Têm o poder Absoluto que pediam. Impõe-se colocar as seguintes perguntas:

- Vamos ter mais do mesmo? (isto é, festas e propaganda) ou vai D. Mendes e o PS finalmente pôr em prática um plano de trabalho que dê cumprimento às promessas feitas desde à 8 anos e resolver os reais problemas do Concelho?

- Vão os recursos financeiros e humanos da Câmara estar ao serviço do desenvolvimento do Concelho ou vão ser usados na promoção das “vaidades socialistas” em eventos cor-de-rosa?
_
Vamos esperar para ver...

_
Quanto à CDU, força politica com a tarefa de oposição no Concelho, espera-se que continue firme, apresentando propostas nos diversos órgãos autárquicos, exercendo o seu dever de fiscalizar democráticamente e sempre que necessário, denunciar os “eventuais abusos” do poder absoluto socialista. Sem se deixar intimidar!
__
Do PSD, em decadência no Concelho, nem vale a pena falar, não têm qualquer expressão no poder local, em Coruche.
_
O movimento independente MIC revelou-se como aqui escrevemos, há meses, uma “fraude politica”.
_
O BE pura e simplesmente não existe.


Com este quadro, ficou evidente nestas eleições que a Direita, do PSD ao CDS, votou “útil”, em D.Mendes e no PS, que bem os representa!

ENTRE_SONS (47)

Skalariak - "Jose Republica"

domingo, 11 de outubro de 2009

Cá estamos e estaremos!

Seja qual for o resultado das eleições de hoje no Concelho de Coruche, uma coisa parece certa, o poder absoluto usado no pior sentido do termo pelo partido socialista de D. Mendes acabou. Nos próximos quatro anos a gestão Municipal terá de se caracterizar por uma maior transparência e rigor na aplicação dos recursos financeiros da Câmara.

Os eleitos da CDU terão uma palavra muito importante a dizer, seja qual for o resultado de logo à noite, nada voltará a ser como dantes em Coruche.
A arrogância, a quezília, a agressividade e a vaidade “doentia” que os socialistas patentearam nos últimos oito anos à frente da Câmara, tem os dias contados!
Na campanha eleitoral os Coruchenses manifestaram claramente que não querem esta forma de fazer politica. Será isso que logo à noite os resultados eleitorais certamente dirão.



Seja qual for o resultado das eleições, amanhã dia 12 e nos dias que se seguirão, os eleitos da CDU estarão como sempre estiveram disponíveis, empenhados e motivados para trabalhar em prol do Concelho e das suas gentes, estejam em minoria ou maioria na Câmara.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AOS ELEITORES DO CONCELHO

Domingo, é fundamental que cada Coruchense antes de votar, reflicta sobre o que foi a gestão socialista nos últimos 8 anos em Coruche.
_
Aos reais problemas da população o PS / D. Mendes não deu resposta, a opção foi “as festas”, “o espectáculo”, a propaganda, a arrogância e “o quero, posso e mando”.
Neste final de mandato e em particular nos últimos dias o presidente da Câmara desdobra-se no lançamento de "concursos" e no anuncio de "projectos" prometidos há anos.
_
É a grande azáfama a espalhar alcatrão, a repavimentar arruamentos, a promover almoços e viagens com reformados, a prometer aos trabalhadores municipais aquilo que até à dias recusavam, a distribuir o Boletim Municipal antes das eleições, com propaganda eleitoral descarada - VALE TUDO!
_
É a luta pela manutenção do poder pelo poder!

_
Esta forma de fazer politica é reprovável, é preciso um novo estilo e uma nova ética na governação da Câmara. Para que isso aconteça é necessário que no próximo Domingo todos aqueles que não se revêem neste estilo e nesta forma de governar o nosso Concelho, concentrem os seus votos na Candidata da CDU, que demonstrou nesta CAMPANHA ESTAR À ALTURA DE ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA E GERIR O MUNICÍPIO COM SERIEDADE, RIGOR E TRANSPARÊNCIA.
_

NO PRÓXIMO DOMINGO O POVO DO COUÇO DARÁ A RESPOSTA

Nota à Imprensa: Couço – PS usa Calúnia e Mentira


O cabeça de lista à Assembleia de Freguesia do Couço, pelo PS tem proferido em vários locais da freguesia e ao microfone do carro de som de campanha eleitoral afirmações difamatórias ao questionar onde foram gastos 419.000€ transferidos pela Câmara de 2002 a 2009 ( 8 anos ). Alguém deveria ter informado o candidato, já que o mesmo desconhece a Lei e que existe um Protocolo de transferência de competências entre o Município e a Junta de Freguesia e que há uma transferência mensal de verbas para custear essas atribuições transferidas. O candidato deveria ainda saber ou ter-se informado, bastando ir à Junta de Freguesia de que essas verbas servem para fazer face a competências no âmbito de espaços verdes, dos cemitérios, na manutenção dos caminhos de terra batida, excepto as estradas de Courelinha e de Vale Sobreiras. Além disso, a Freguesia do Couço tem transferida a competência da limpeza das ruas da vila do Couço, com o compromisso da Câmara aqui manter três funcionários e deslocar semanalmente a varredoura, o que nestes oito anos não foi minimamente cumprido, obrigando a que a Junta de Freguesia tenha tido custos acrescidos nos vencimentos de pessoal para a limpeza. O executivo da Junta de Freguesia do Couço ao ter conhecimento da calúnia difundida pelo candidato, cabeça de lista do PS à Assembleia de Freguesia de Couço deliberou processar judicialmente o Srº. Manuel Fernando Carvalho por difamação aos executivos da Junta de Freguesia dos mandatos de 2002 a 2009.
_
Couço, 08 de Outubro de 2009
_
O PRESIDENTE DA JUNTA
Luís Alberto Ferreira

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

O Despudor Total

Está em distribuição acelerada mais uma edição do Boletim Municipal (nº 36; Setembro/Outubro 2009) com 40 páginas.
É uma vergonha o seu conteúdo, mera propaganda eleitoral feita à pressa, sem imaginação e criatividade, bem reveladora do estado de ansiedade e de incerteza em que está mergulhada a liderança do PS na Câmara Municipal. Atente-se no seguinte:
Se o Boletim Municipal é relativo a Set./Out. faz sentido que tenha sido distribuído no início de Outubro?
_
A desfaçatez chega ao cúmulo de (pág. 32) serem publicadas breves entrevistas aos reformados que participaram nos passeios promovidos pela Câmara.
Com a pressa de distribuir o Boletim Municipal antes das eleições, nem verificaram as “gralhas grosseiras” que este contém:

Pág.22: "OBSERVATÓRIO DO SOBEIRO"

__
Este Boletim Municipal a exemplo dos anteriores é mais uma peça da escandalosa e imoral campanha que o PS vem fazendo com os meios do Município que se tem intensificado com o aproximar das eleições

Avelino Ferreira Torres no Marco de Canaveses, Valentim Loureiro em Gondomar e Alberto João Jardim na Madeira têm ainda muito que aprender!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Vaidades, Propaganda e Acções Eleitoralistas

À semelhança do governo PS/Sócrates também em Coruche, com a Câmara PS/Dionísio Mendes têm sido promovidas politicas demagógicas para alimentar pequenas vaidades, com predominância para as acções eleitoralistas onde tudo vale para fazer campanha eleitoral, inclusive os meios do município.
A situação é de ta lforma escandalosa que a CDU não pode deixar de a denunciar. Para ilustrar aquilo que afirmamos, aqui ficam alguns dos mais gritantes exemplos:

Terminou há poucos dias o tradicional passeio anual, que a autarquia ofereceu aos reformados do concelho, este ano com visita a Lisboa. Agora a Câmara PS, decidiu “oferecer” viagens de comboio aos reformados do concelho até ao Parque das Nações com almoço e festa, tudo pago pela Câmara. Esta “oferta” ocorre durante a campanha eleitoral para as Eleições Autárquicas e termina precisamente no dia em que encerra a campanha eleitoral. - É um enorme descaramento, esta tentativa de manipular/comprar os votos dos nossos reformados.
O último Boletim Municipal é outro exemplo gritante, de como os meios do Município são utilizados para fazer campanha eleitoral. Este Boletim trazia uma entrevista ao Presidente da Câmara com nove páginas de pura propaganda partidária e de demagogia eleitoral, recorde-se que esta publicação tem uma tiragem de 10.000 exemplares que custa à Câmara dezenas de milhares de euros por cada edição.
Durante os três anos e meio deste mandato o concelho, os munícipes e os seus problemas foram esquecidos. Agora em cima das eleições multiplicam-se os anúncios de “assinaturas de protocolos”, “apresentação de livros”, inaugurações e outras “fantasias eleitoralistas” com um único objectivo, fazer aparecer o Presidente da Câmara nos jornais e na rádio local. É tal o frenesim que esta semana houve quem tivesse recebido seis convites do Presidente da Câmara para participar nos “eventos” acima referidos. – Quanto custará à Câmara estas acções?

Neste final de mandato e em particular nos últimos dias o Presidente da Câmara desdobra-se no lançamento de concursos e projectos há anos prometidos para obras e equipamentos que agora devíamos estar a inaugurar designadamente:
_
A Estação Central de Camionagem
O Quartel dos Bombeiros
O Açude Insuflável e a Ponte Pedonal no Rio Sorraia em Coruche
A Requalificação do Mercado Municipal
A Requalificação do Centro Histórico
A Requalificação da Praça da Liberdade
A Requalificação dos Paços do Concelho
A Nova Biblioteca
O Pavilhão Multiusos

Em cima das eleições é a grande azáfama a espalhar alcatrão e a proceder a repavimentações de vias de comunicação e outros arruamentos que há anos eram prometidos mas que deliberadamente não foram concretizadas, para o serem agora, uma semana antes das eleições, procurando assim obter mais alguns votos das populações servidas por essas infra-estruturas. É tal o descaramento no uso dos meios do Município que no sábado anterior às Eleições Legislativas, os candidatos às próximas Eleições Autárquicas do Partido Socialista se deslocaram no autocarro da Câmara pelo concelho a pretexto de visitar as obras municipais.

– Esta forma de fazer politica é reprovávele diz bem do carácter e da ética dos eleitos do Partido Socialista.

Aos reais problemas da população o PS/Dionísio Mendes não dá resposta (prefere as festas, o espectáculo, o mediatismo), nomeadamente aos problemas dos trabalhadores da autarquia que há meses vêem recusado pelo Presidente a discussão das questões relativas à implementação do “SIADAP – Sistema Interno de Avaliação e Desempenho da Administração Pública”, com as consequências salariais e de progressão nas carreiras que daí advém para os trabalhadores municipais. Aliás o Presidente da Câmara recusou-se aceitar o agendamento desta questão na última reunião da Câmara e o Grupo Municipal do PS na Assembleia Municipal recusou votar uma moção apresentada pela CDU, que recomendava ao Presidente da Câmara a adopção de uma postura de dialogo com as estruturas representativas dos trabalhadores, com o objectivo de encontrar respostas e soluções para as suas justas reivindicações que no essencial se resumem à aspiração legitima de progressão nas carreiras.

A CDU estabelece com os trabalhadores municipais o compromisso de: restabelecer a dignidade, a confiança e a liberdade de todos os trabalhadores da Câmara sem excepção, exigindo em troca simplesmente, rigor e profissionalismo no seu desempenho.

ESCLARECIMENTO

Esclarecimento sobre o ocorrido na último reunião da Assembleia Municipal.
__________________________________________________

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CORUCHE
COMUNICADO

No passado dia 30 de Setembro reuniu em sessão ordinária a Assembleia Municipal, tendo no período antes da ordem do dia, o Grupo Municipal da CDU apresentado uma Moção que focava a situação dos trabalhadores da Autarquia.
A referida Moção recomendava ao Presidente da Câmara que adoptasse uma postura de diálogo com os representantes dos trabalhadores de modo a implementar na Autarquia a “Opção Gestionária” de forma a resolveras situações de muitos trabalhadores e repor alguma justiça social.
No período de discussão da referida Moção o Grupo Municipal do PS disse não estar esclarecido e que queria ouvir o Presidente da Câmara.
O Grupo Municipal da CDU informou a Mesa que não concordava com a proposta do PS porque no seu entender a Moção era bastante esclarecedora e requereu à Mesa que procedesse à votação da mesma.
O Grupo Municipal do PS pediu a suspensão dos trabalhos por um período de cinco minutos para analisar o assunto, de regresso à sala de reuniões comunicou que não participaria na votação.
Posta a Moção à votação, apenas se pronunciaram dez Vogais que votaram favoravelmente, não tendo havido participação na votação por parte dos restantes Vogais. Esta contagem de votos indiciou a falta de quórum e a violação do nº2 do art.34º do Regimento desta Assembleia, que refere “que o voto é obrigatório para todos os vogais presentes”.
Perante esta situação, entendi que a Assembleia não tinha condições para prosseguir os seus trabalhos pelo que, usando as competências que a Lei e o Regimento me confere, art.6º, nº1, alínea f), dei por encerrada a sessão.
Irei marcar nova reunião durante a próxima semana com a mesma ordem do dia e iniciando-se a sessão no ponto onde foi interrompida.


INCÚRIA, DESLEIXO E ABANDONO DE EQUIPAMENTOS E ARRUAMENTOS

( Vale Verde)
(Vale Verde)

(Vale Mansos)
(Vale Mansos)

(Ringue Polivalente, na Escola Primária da Fajarda)

(Vista Geral do estado de Abandono em que se encontra este equipamento Municipal)

domingo, 4 de outubro de 2009

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um êxito notável

Vivemos um tempo de domínio férreo do capitalismo, em que este, no plano nacional, através do seu exército de propagandistas mercenários, não se cansa de decretar o «fim do PCP» - seu objectivo maior - ao mesmo tempo que recorre a todos os muitos e poderosos meios de que dispõe para que o decreto se cumpra.
Uma intensa ofensiva ideológica difunde – todos os dias, de todos os meses, de todos os anos – uma imagem falsificada do PCP, do seu projecto e da sua prática, diabolizando o comunismo, espalhando mentiras e calúnias, numa teia de desinformação organizada com a qual alimenta velhos preconceitos anticomunistas – daqueles que vêm ao de cima na altura do preenchimento do boletim de voto… Por tudo isto, pode dizer-se que, para os comunistas, em qualquer eleição, não baixar a votação é só por si um êxito.
Se a votação não só não baixa como até cresce, então estamos perante um êxito notável.
Foi isso que aconteceu no domingo.
Crescemos: no número de votos, de deputados e na percentagem. Crescemos menos do que desejávamos, é verdade. E muito menos do que merecíamos, sem dúvida - o que merecíamos tem a ver com a forte campanha eleitoral que milhares de camaradas e amigos souberam construir; mas tem a ver, essencialmente, com a luta que travamos - todos os dias, de todos os meses, de todos os anos - em defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País. É essa luta que eles não nos perdoam – porque é essa luta que gera e faz crescer a força dos comunistas.
Quanto ao merecimento, é sabido que eleições em regime de democracia burguesa fogem a contemplar tal coisa. Os donos do sistema tudo fazem para evitar que o merecimento devido seja factor de opção de voto: por isso eles programaram as coisas de modo a que o voto seja prémio da «ordem natural das coisas» que há séculos elegeu a exploração como merecimento exclusivo…
Daí que o sistema tenha transformado, ao longo dos tempos, aquilo que foi um direito conquistado pela luta dos explorados – o direito ao voto – numa espécie de salvo-conduto para a exploração.
Daí que, para os comunistas, subir, mesmo que pouco, em eleições destas seja mesmo um êxito notável.
_