"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Sta Comba Dão – provocação e paradigma

Em Santa Comba, com o Museu Salazar atolado em desaires e sem futuro à vista, alvo da condenação da maioria da AR (suscitada pela petição da URAP), os autarcas filofascistas do PSD, face ao colapso iminente - dada a inépcia do seu mandato – levaram mais longe a provocação salazarenta e celebraram o ditador fascista em 25 Abril.
Mas a questão colocada pela provocação não é de natureza local. Trata-se de um elemento significativo da operação de reescrita da história, de branqueamento da «ditadura terrorista dos monopólios associados ao imperialismo estrangeiro e dos latifundiários» e de fazer caminho para cercear ainda mais os direitos e liberdades e liquidar o regime democrático constitucional.
É essencial esclarecer a natureza da ditadura fascista de Salazar porque enfrentamos a sistemática relativização da sua especificidade nacional face ao nazi-fascismo alemão, italiano e espanhol, a menorização em «nacionalismo autoritário», «conservador e católico», de «funcionários públicos e notáveis de província», de «sovietes de tenentes» do 28 de Maio, «parecidos com os capitães de Abril»(!), a promoção em telenovelas e livros apologéticos tipo «os amores de...», ou em «princípios e valores» de «seriedade» e «autoridade moral», face ao descrédito desta intrujice da alternância dos partidos das políticas de direita - nas páginas do Defesa da Beira e etc., nas cadeias de televisão, nos blogues e sites do PNR e afins.
E é essencial clarificar o paradigma da intervenção das forças políticas no caso, para que haja esclarecimento – do PS, que esteve na origem do Museu e depois o condenou in extremis, que esteve em silêncio na Assembleia Municipal que decidiu a (re)inauguração do largo Salazar em 25 de Abril e que, de novo à ultima hora, faltou ao espectáculo do BE, que nunca se viu no combate local, mas que, como sempre, teve o prime-time televisivo, ou do PSD protagonista da provocação salazarenta em terras do Dão, mas fugindo às responsabilidades em Lisboa, chegando M. R. de Sousa ao desplante de dizer «não sei de que partido é o autarca de Santa Comba».
Da nossa parte nem cumplicidade com fascistas, nem hipocrisia, nem faz de conta de cucos. Determinação e confiança, na defesa da democracia e do progresso social, em Santa Comba e onde for necessário. Para que - fascismo nunca mais!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

CADA CAVADELA... MINHOCA!


Depois das "trapalhadas" ocorridas na empreitada de requalificação da zona ribeirinha do rossio, na empreitada do observatório do sobreiro e da cortiça, na empreitada da estação central de camionagem (suspensa à 26 meses).



Agora surge a noticia de outra "trapalhada", a empresa construtora do estádio municipal Prof. José Peseiro reclama da câmara uma indemnização no valor de 51 mil euros. - O PS faz Obra!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

OS CONTRATADOS

Foto da Equipa de:
Augusto Mateus & Associados, Sociedade de Consultores, Lda. (AM&A)
_
_

Esta equipa foi contratada pela câmara PS para “pensar o desenvolvimento estratégico” do concelho Coruche.
_

  • Se estes “pensam”, então o que fazem os governantes locais eleitos pelos Coruchenses?
    __
  • Já agora, quanto custou esta contratação? E quem paga?

_

Ao que isto chegou, já não há coruchenses para pensar o desenvolvimento do concelho!

domingo, 26 de abril de 2009

ENTRE_SONS (24)

25 de Abril, A Cantar - "Eh Companheiro"
(Samuel, Manuel Freire, Lena d`Agua e Vitorino;
RTP)


sábado, 25 de abril de 2009

Abril é tempo de Balanço


Vai fazer 8 anos que o PS governa em Coruche, porque hoje é 25 de Abril apetece-me fazer um breve balanço não exaustivo mas significativo das “maldades” que o PS fez no nosso concelho, sempre em nome do desenvolvimento e da modernização.

- Perdemos a Zona Agrária; o balcão da EDP; encerraram dezenas de lojas; o centro Histórico está mais degradado; o Mercado Municipal uma lástima; “O Coruchense” desapareceu; a sede da S.I.C. continua sem ser construída; a corporação dos Bombeiros Municipais está de rastos; os Açudes da Agolada e do Monte da Barca foram privatizados, acabaram com o Cinema; com a Feira do Regadio; as freguesias foram abandonadas; o IC 10 e IC 13 continuam a ser uma miragem; agora Privatizaram a Água e no próximo mês sentiremos “já” na factura; O Posto de Turismo Foi-se, o Pavilhão de Exposições também.

Dir-me-ão: - só sabes dizer mal! - É só bota abaixo! - Das coisas boas não falas!
_
_
Para que não me acusem de ignorar as “coisas boas” descrevo a seguir o que o PS nos trouxe, desde 2002:

- Festas todas as semanas; os nossos governantes vão amiúde à Televisão; temos muitos mais Assessores e Doutores na câmara; temos mais “vira-casacas”; temos os “Sabores do Toiro Bravo”; passou a haver mais Touradas; Temos Bienal; feiras dos Stocks e das Oportunidades; duas Associações de Bombeiros; um Capitão e um Tenente; uma Empresa Promotora de Eventos, que porá Coruche no mapa e no Guinness; Para nos indicar a "Estratégia e o Desenvolvimento", temos a “Augusto Mateus e Associados, Sociedade de Consultores, Lda.; Touradas à Corda; 6 campos de Futebol Relvados; Pontes Coloridas; Assaltos como nas Grandes Cidades; Temos duas Centrais de Camionagem; Temos Obras que se arrastam anos por concluir; Temos uma Universidade; Etc._

Bem vistas as coisas, de facto, os da CDU não têm razão são uns ingratos, estão é contra o desenvolvimento. Agora até sabotaram a “sessão de cinema” prevista para a última reunião da Assembleia Municipal, que mesmo assim se realizou pois a Câmara já tinha feito as despesas com “transporte e jantar” mais o “cachet” à equipa que vinha apresentar o filme.
__

DESFILE - 25 DE ABRIL


DESFILE:
_
MARQUÊS DE POMBAL - ROSSIO
15H30

sexta-feira, 24 de abril de 2009

«Menos bem»

Duas frases resumiram o objectivo do primeiro-ministro José Sócrates na entrevista que esta semana concedeu à RTP-1: o de demonstrar que o seu Governo está a praticar a política mais adequada para combater a crise e que esta vem inteiramente de fora.
Na primeira, decretava que «a grande resposta à crise foram os apoios sociais que fizemos nos últimos quatro anos»; na segunda, determinava que «a situação da nossa economia deriva da situação económica mundial». Limpinho e sem rugas.
Aparentemente, o primeiro-ministro está convencido que o País considerou como «apoios sociais» a destruição de todos os subsistemas de Saúde sob o extraordinário argumento de que é preciso «fazer justiça neste sector» retirando previlégios para «nivelar por baixo», a desarticulação de carreiras e direitos dos funcionários públicos sob a acusação de que eram uns «privilegiados» mais ou menos relapsos, a degradação da gestão democrática das escolas, da carreira docente e do próprio Ensino sob o imperativo de «reformar a Educação» ou, ainda, o encerramento de Urgências e Centros de Saúde para «melhorar a assistência» e o generalizado alargamento das idades de reforma concomitante com a diminuição das ditas para «sustentabilizar a Segurança Social».
Isto falando apenas de alguns dos tais «apoios sociais» que o Governo Sócrates se encarniçou a realizar, mal se apanhou no alto da maioria absoluta.
Quanto à crise que «vem toda do estrangeiro», Sócrates parece esquecer o Código Laboral imposto «cá dentro» e à pressa pelo seu Governo para mais um esquartejamento dos direitos dos trabalhadores, a par dos milhares de milhões tirados do País para calafetar os insondáveis buracos financeiros na banca portuguesa, enquanto as dezenas de milhares de pequenas e médias empresas – que garantem 90% dos postos de trabalho em Portugal - continuam estranguladas e à espera de apoios que o Governo de Sócrates nem em sonhos se lembra de lhes dar.
Isto, mais uma vez, falando apenas de alguns exemplos.
A entrevista resvalaria ainda mais quando Sócrates foi confrontado com as críticas directas do Presidente da República ao seu Governo, advertindo que «não se deve governar para as estatísticas» e iludir assim as dificuldades que o País enfrenta. Neste ponto, o primeiro-ministro não hesitou em se contradizer a si próprio, afirmando agora que «mantenho com o senhor Presidente da República, como sempre mantive, uma boa relação institucional», enquanto há escassos três dias respondera ao mesmo Presidente que «não aceito bota-abaixismos nem pessimismos».
Também deve estar convencido que o País é tão imbecilmente amnésico, que já esquece o que ouviu três dias antes.
Mas onde o resvalamento pendeu para o descalabro foi com o «caso Freeport». Aí, Sócrates destemperou ao ponto de anatemizar os próprios jornalistas, que reduziu a «indivíduos» que o andam a «insultar» e, como tal, hão-de malhar merecidamente com os ossos em tribunal.
E dizia isto extorquindo aos entrevistadores a contrafeita aquiescência sobre não estar «a perseguir jornalistas, mas indivíduos que o insultavam».
Nem os cinco directores de jornais e os quatro encartados comentadores, mobilizados de atracão na SIC-Notícias e RTPN para louvaminhar o entrevistado, conseguiram amenizar a coisa: irrecusavelmente, o primeiro-ministro estivera «menos bem».
Ao ponto de temerem que, lá para Outubro, é mesmo capaz de acabar mal...

Só num país SOCRÁTICO! (18)

Desempregados inscritos no IEFP aumentam 23,8% em Março

«O número de desempregados inscritos nos centros de emprego não pára de crescer. No final de Março, havia 484 mil desempregados registados, o que representa um aumento de 23,8% face ao ano passado e de 3,2% em comparação com o mês de Fevereiro.»

(In «Jornal de Negócios» 23-04-2009)


quinta-feira, 23 de abril de 2009

ESTÃO IMPARÁVEIS (parte 2)

«Coruche apresentou Feira Internacional da Cortiça em Lisboa»
(in «O Mirante» 22-04-09)

O Presidente anunciou ainda um conjunto de iniciativas que vão contribuir para esvaziar os cofres do município em largas dezenas de milhares de euros, a saber:
_
_

_
Uma passagem de modelos denominada “Coruche Fashion Cork”, irá apresentar peças inspiradas na cortiça e com base nessa matéria-prima e nos seus derivados a cargo do estilista Luís Buchinho. Será abrilhantado por conhecidos modelos nacionais e apresentado por Ana Maria Lucas, na sua reaparição pública após padecer de um problema de saúde. Sem esquecer um pequeno desfile organizado por alunos do 12.º A da Escola Secundária de Coruche com materiais reciclados.
_
Com epicentro no parque do Sorraia, zona ribeirinha de Coruche, haverá uma praça de restauração onde três conceituados restaurantes irão apresentar ementas em torno da carne de toiro bravo.
_
Um Casino do Vinho proporcionará a diversão na procura de novas castas, novos vinhos ou na redescoberta de outros, enquanto o Eco-Parque vão estar disponíveis bicicletas e SegWays para os visitantes e uma mostra de veículos amigos do ambiente.
Nas quintas pedagógicas as crianças vão poder observar e socializar com os animais típicos do montado, o que constitui um desafio para os visitantes urbanos. Parque infantil, parque radical, canoagem no rio Sorraia e passeios a cavalo e em balão de ar quente são outros motivos de interesse.
_
No parque do Sorraia será montada uma tenda com 1800 metros quadrados onde vão ficar instalados os stands institucionais e empresariais. Haverá ainda um secretariado da FICOR, recepção FICOR, um centro de imprensa, um anfiteatro, o espaço Coruche Inspira e a Loja do Montado.
_
_
  • Assim vai a gestão dos recursos financeiros do município!

ESTÃO IMPARÁVEIS

«Coruche tenta Recorde do Guinness com maior prova de vinhos»
_
No sábado, dia 30 de Maio, a organização da Feira Internacional da Cortiça (FICOR) de Coruche vai tentar increver o seu nome no livro dos Recordes do Guiness com a maior prova de vinhos do mundo para sete mil pessoas.
_
Horas antes da Corrida de Toiros da RTP em directo para o país, os espectadores da corrida e outros visitantes serão convidados a entrar na arena e fazerem as provas. O recorde pertence a Espanha e coloca a fasquia em cerca de cinco mil pessoas.
(in «O Mirante» 22-04-09)
_
_
  • Assim vai a gestão dos recursos financeiros do município!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O PS de CABEÇA PERDIDA

O comunicado de ontem (disponível no site da câmara) assinado pelo presidente. É a clara demonstração do desespero e desorientação que deles (PS) se apoderou.

Durante os últimos anos andaram ocupados com festas e “outras diversões”. Agora que se aproximam as eleições verificam que as principais promessas estão por cumprir e os coruchenses começam a ficar impacientes, não acreditando mais nas suas bonitas palavras.

Tentando conter os “estragos” anunciam dezenas de obras, empreitadas, festas, feiras, etc. como se pode verificar no comunicado de ontem. Onde se afirma (sem noção do ridículo) «Para o devido conhecimento de toda a população informa-se que, a Câmara Municipal de Coruche tem em curso um grande conjunto de obras de beneficiação e reparação de ruas e estradas, por todo o concelho» e são referidas dezenas de obras em arruamentos, algumas que à anos deveriam estar concluídas como é o caso da rua dos Bombeiros Municipais. O desespero é tal que o simples início do processo “ajuste directo” é anunciado como obra.
Estão de tal maneira de cabeça perdida que vale tudo para fazer propaganda, para mais uma vez tentarem enganar os coruchenses.

_
Ficámos a saber neste “ridículo” comunicado que foi iniciado o processo de “ajuste directo” para a construção de um "WC e arrecadação" no cemitério da Arriça, prometidos à 6 anos. Ao mesmo tempo anunciam-se repavimentações no Couço para Junho e Julho de arruamentos que a Junta de Freguesia há anos vem exigindo.

_

  • Do que é que esta gente tem medo?

domingo, 19 de abril de 2009

ENTRE_SONS (23)

Quadrilha - "Levitação Azul"

DE CAVALO PARA BURRO

Anos a fio a prometerem para o Biscainho a construção de um novo Centro Social. Lembramo-nos bem, da intensa troca de “galhardetes” entre o presidente da junta e o presidente da câmara quando este vendeu à câmara Municipal de Benavente, o edifício denominado Centro Social que servia as populações de Foros da Charneca e do Biscainho.

Agora com o aproximar das eleições e com a concordância do presidente da junta, a câmara PS estabelece um protocolo para a construção de “Sala Polivalente”.
Que não vai ser construída este ano, mas serve como desculpa para o que não foi feito nestes 4 anos, era um Centro Social e não “Sala Polivalente”!

QUE É ISTO DE “SALA POLIVALENTE”?



A VERTICALIDADE, COERÊNCIA E CARÁCTER, não é qualidade que todos possuam, o trio de biscainhenses que está na junta demonstrou não as possuir.
_
ESTÃO BEM PARA O PS! QUE LHES FAÇA BOM PROVEITO

quinta-feira, 16 de abril de 2009

O CORRUPIO


O líder nacional da juventude socialista esteve em Coruche e entre outras “coisas” disse: “está a ser feito um bom trabalho, uma vez que há uma preocupação em conhecer e resolver os problemas dos jovens do concelho. Afirmou ainda: “um dos objectivos desta vinda a Coruche foi ver o trabalho de um autarca socialista e perceber o que faz de bem feito.”

_
_
~_
- Mas ninguém da JS local informou o “jovem chefe” que em Coruche, não existe, sequer um conselho municipal de juventude que deveria ser o fórum de debate e reflexão das temáticas e dos problemas dos jovens?

- Ninguém lhe disse que os jovens de Coruche, cada vez em maior número, têm de ir para Lisboa para poderem aspirar a ter um futuro melhor?

- Ninguém disse ao “jovem líder” que as politicas municipais para a juventude em Coruche protagonizadas pelo seu tão "admirado autarca socialista" se resumem a uns concertos e festas da cerveja?

- Ninguém disse ao “jovem líder” que as bolsas de estudo que são atribuídas anualmente aos jovens de Coruche, se fazem à mais de vinte anos e que isso nada tem que ver com qualquer decisão do seu tão “admirado autarca socialista”?


Foi o Rosa do Céu, agora o líder da JS, por este andar temos por cá um dia destes o engenheiro também a elogiar o autarca do PS!


O que será que os preocupa tanto?

O Obama é do Soares

«Um mundo em mudança» é o título de um livro no qual Mário Soares reincide na publicação de alguns dos artigos que tem vindo a dar à luz em vários jornais – um livro sobre o qual deu caudalosa e garrida entrevista ao Semanário Económico e para cuja capa chamou Obama, mais o seu sorriso, a par do foto também sorridente do autor reincidente.
A «mudança», obviamente, é Obama e a «nova era» por este iniciada: «nova era» que, assim espera e confia Soares, virá salvar o capitalismo da mais grave e profunda de todas as suas crises.
«Salvar», não, corrige o entrevistado: «o capitalismo não tem que ser salvo», porque, se é verdade que «o capitalismo de casino está morto, o capitalismo em geral não está», graças a Deus.
Assim sendo, o capitalismo tem é que «ser corrigido com princípios éticos», após o que ficará como novo e pronto para as curvas, ou seja, pronto para explorar eticamente – que é a forma democrática de explorar. Sobretudo, adverte, e essa é, para ele, a questão essencial, não venham para cá com ideias de «voltar ao comunismo puro e duro»: o comunismo morreu, implodiu: «voltar às ideias de Marx», sim senhor, «mas não lido pela cartilha leninista, estalinista ou maoista» - porque, explica Soares, «Marx e Engels eram socialistas» e, por isso, «estamos a voltar a algumas das suas ideias, sobretudo quanto à análise que fizeram do capitalismo». Análise que, de acordo com a peculiar leitura que dela faz o marxista Soares, conduz à exigência de que «o capitalismo seja corrigido»…
Por tudo isto, é em Obama – outro marxista - que ele, Soares, deposita todas as suas esperanças de correcção ética do capitalismo.
E tão longe leva a sua fé em Obama que o trata como se fosse seu - seu e de mais ninguém. Daí a irritação que lhe causam os elogios despejados por Durão Barroso sobre o Presidente dos EUA - esse Barroso da Cimeira da Vergonha, que foi só elogios e sorrisos para o Bush, não tem legitimidade para vir, agora, elogiar e sorrir para Obama.
Legitimidade tem, isso sim, Soares, que sempre criticou o Bush e sempre elogiou quem o merecia: agora, Obama e, antes, Clinton, por exemplo. Para não falar do Carlucci...

terça-feira, 14 de abril de 2009

Lembrando Soeiro Pereira Gomes

Aqui fica o final de:

“Engrenagem”


Romance que Soeiro Pereira Gomes dedicou:
_
“Para os trabalhadores sem trabalho – rodas paradas de uma engrenagem caduca.”


ECOS DA CONVENÇÃO DO PS-CORUCHE

Segundo a imprensa regional, o vice-presidente da federação distrital do PS, Joaquim Rosa do Céu terá afirmado, como incentivo à recandidatura do actual presidente, “quem passa por Coruche percebe que há uma diferença abismal entre o que havia antes do Dionísio Mendes e o que existe agora”
_

Não posso estar mais de acordo!

Antes existia, uma corporação municipal de bombeiros, disciplinada, motivada, bem comandada que era uma referência na região. Hoje existe uma corporação desmotivada, com um grande défice de eficácia e que vê alguns dos seus melhores quadros a saírem para corporações vizinhas.

Antes existia, uma vila com as ruas limpas e cuidadas, hoje existe uma vila com as ruas sujas, com ervas, lixo e os pavimentos numa lástima – A vila de Coruche chegou a ser considerada uma das mais limpas e brancas do sul do país.

Antes existiam, dois parques naturais nos açudes do Monte da Barca e Agolada, abertos a todos, que deles, podíamos usufruir. Hoje temos, esses parques com acessos limitados, controlados e privatizados.

Antes existiam, três equipas de futebol a competir na primeira divisão distrital. Hoje não existe nenhuma.

Antes existiam, iniciativas recreativas e culturais promovidas pela autarquia, hoje existem empresas privadas, contratadas pela autarquia para produzir festas e eventos, num ritmo e número, nunca antes visto!

Antes existia, um posto de turismo. Hoje não existe posto de turismo.





Não posso estar mais de acordo com Joaquim Rosa do Céu!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

sábado, 11 de abril de 2009

S.I.C. - Parabéns!

A Sociedade Instrução Coruchense foi fundada no dia 9 de Abril de 1896, fazendo na passada quinta-feira 113 anos.
_
_
Esta colectividade, a mais antiga do concelho, continua sem ter uma sede social digna, à altura da sua história e do seu papel, ao longo de décadas, na cultura coruchense.

De há 8 anos, a esta parte, têm sido inúmeras as promessas por parte do poder socialista de construção da nova sede.
_
PROMESSAS SEMPRE ADIADAS!
_
Tem a Câmara PS, centenas de milhares de euros para pagar à “Global Share Eventos” para promover festas, provas de vinho, passeios de balão, provas de BTT, etc., etc., etc.…. Porquê não encontrar uma solução de vez, para a construção da nova sede da S.I.C. o que seria muito mais útil para os coruchenses e para a afirmação do concelho?

Hoje, temos um concelho com 6 campos de futebol relvado (que custaram ao Município centenas de milhares de euros) que não têm a utilização e o aproveitamento que rentabilizem minimamente o investimento feito.
_
Mas estas têm sido as opções do PS.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

RECORDAR ADRIANO CORREIA DE OLIVEIRA HOJE E SEMPRE!

A 9 de Abril de 1942 nasce Adriano Correia de Oliveira


Adriano Correia de Oliveira, uma voz única da música portuguesa que, ao longo dos seus quarenta anos de vida, esteve sempre do lado da liberdade, da democracia, da justiça social, sempre ao lado do seu povo, sempre com o seu Partido.

Nas tuas mãos tomaste uma guitarra
Copo de vinho de alegria sã
Sangria de suor e de cigarra
Que à noite canta a festa da manhã.
_
Foste sempre o cantor que não se agarra

O que à terra chamou amante e irmã
Mas também português que investe e marra
Voz de alaúde e rosto de maçã.

O teu coração de oiro veio do Douro
Num barco de vindimas de cantigas
Tão generosas como a liberdade

Resta de ti a ilha dum tesouro
A jóia com as pedras mais antigas
Não é saudade, não! É amizade…

In “Memória de Adriano”, soneto de Ary dos Santos

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Dos leitores do blog… (4)

Aqui fica na íntegra email enviado Hoje por: Jeremias
__________

Águas do Ribatejo AUMENTO DO PREÇO DA ÁGUA

Num exercício de cálculo simples, verifica-se que um consumidor que gaste cerca de 30 m3 de água pagava 30 euros, a partir de Maio passa a pagar mais 10 euros - 40 euros - SÃO MAIS 30% NA FACTURA DA ÁGUA, foi para isto que criaram a Águas do Ribatejo?
_
As obras não são financiadas pelo Fundo de Coesão ou têm que ser os Coruchenses a pagar os sucessivos atrasos na implementação de um sistema que seria suficiente em Alta?
_
Porquê escalonar o pagamento do saneamento?
_
Está a dita empresa a enviar cartas aos consumidores para, até dia 15 de Abril, fazer um pedido de redução das tarifas em função do SMN - mas, esse dia é QUARTA-FEIRA!!


Jeremias

BERLUSCONI NEO-NAZI

As declarações do primeiro-ministro BERLUSCONI, SÃO chocantes!

_

“Não lhes falta nada. Têm cuidados médicos, comida quente... Claro que o actual lugar de abrigo é provisório, mas há que encarar a situação como um fim-de-semana no parque de campismo”

_


Não passa de um energúmeno neo-nazi!

terça-feira, 7 de abril de 2009

O "PASQUIM" TEM OS ENTREVISTADOS QUE MERECE!

Desta vez o "pasquim" brinda-nos com uma extensa "entrevista" ao presidente da junta de freguesia de Coruche. Que como sabemos é homem de discurso fluente, com grande clareza e clarividência nas analises politicas, para além de ser dotado de uma modéstia exemplar.

Aqui deixo só um cheirinho desta imperdível "entrevista":
_

Á pergunta do "pasquim"«Que balanço faz dos últimos quatro anos de mandato?»

J.B - «O balanço que faço é positivo mas também não seria honesto se não dissesse que aquilo a que me propus não está atingido na plenitude, há situações que eu contava ter realizado que não tem sido possíveis, pela conjuntura que o país atravessa, e que a junta pelos seus escassos recursos também não pode levar a efeito, são satisfações que eu já gostava que elas fossem uma realidade, enfim não o são, não deixa de ser uma falha minha de mais ninguém, mas que em termos de projecto as coisas estão conseguidas.»

O "pasquim"«Que projectos ficaram por fazer?»

J.B - «Isso, ficam sempre imensos, ás vezes perspectivamos as questões para um determinado âmbito e depois já está feito e pensamos, se fosse agora não ia por aqui ia antes por ali. Mas enfim, aquilo que eu costumo dizer é preciso é fazer trabalho.»

O "pasquim" - «Como encara a crise em Coruche?»

J.B - «Infelizmente não é só em Coruche, não queria ser um velho do Restelo, quem convive comigo sabe que eu sou um individuo de espírito aberto olho sempre em frente...»

O "pasquim" - «O actual executivo camarário é mesmo só festas como diz a oposição?»

J.B - «Não, eu se fosse oposição se calhar também diria o mesmo. Mas não é bem assim, as festas que se fazem poderão ser discutíveis se calhar menos meia dúzia de festas não seria mau. Mas a maioria delas, ou todas elas, são de muito interesse para Coruche... »

_

A "entrevista" continua, são duas páginas, digo-vos que é um pitéu "jornalístico".

_

Daria um belíssimo guião para um novo sketch dos "Gato Fedorento".

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O QUARTEL MAIS UMA VEZ

A R.V.(D.P)S. - rádio vóz do partido socialista - no rescaldo da convenção do PS Coruche, deu vóz (como aliás faz todos os dias) ao presidente da câmara, que aproveitando a oportunidade não deixou de repetir um conjunto de promessas como vem fazendo há anos.
Desta vez, voltou a anunciar para breve, o início da construção do novo Quartel dos Bombeiros. A novidade está no local escolhido para edificar tal infra-estrutura, a Quinta do Chapéu em Santo Antonino.
_
O que não esclareceu (nem o diligente e submisso repórter questionou) ,foi a razão de não ter sido iniciada a construção do novo quartel em 2008, como garantiu que aconteceria o Governador Civil e líder do PS distrital, em Fevereiro do ano passado.
_
_
_
P.S: Já reapareceu o comandante, veremos se é para ficar, para bem da corporação era bom que fosse de vez.

domingo, 5 de abril de 2009

«Dar o dito, p`lo não dito»

Mais uma vez na imprensa regional, o presidente Dionísio Mendes diz, «que a câmara não tem estimulado os acampamentos de ciganos nem a construção de barracas. “ao contrário alega” do que aconteceu até 2001 em que a câmara deu blocos, e materiais e fez ligações de água a essas barracas e de alguma forma, estimulou a instalação dos que lá estão»

Perante estas afirmações impõe-se fazer os seguintes comentários:

1) Foi o senhor Dionísio Mendes que prometeu na campanha eleitoral de 2001 acabar com as barracas dos ciganos em 6 meses.

2) Passaram 8 anos, tem a maioria na câmara, tem a possibilidade de concretizar essa promessa. Porque não o faz? As barracas como todos constatamos são muitas mais do que as que existiam em 2001. O número de residentes de etnia cigana no concelho mais que duplicou, durante a gestão municipal do Sr. Mendes.

3) Ó Sr. Dionísio Mendes, então o senhor passados 8 anos de ter ganho as eleições continua a justificar-se com as decisões que câmara, segundo o senhor, tomou em 2001. É tempo de assumir as suas responsabilidades, em vez de organizar manifestações.

(Manif. organizada pelo PS, em 2005)

4) Não era o senhor Vice-presidente da câmara no período em que diz terem sido estimulados os acampamentos dos ciganos? Ou quer-nos fazer crer que desde de 2001 para cá, mais nenhum cigano se instalou no concelho? Fracamente, isso já não pega! Deu votos em 2001, hoje não dá!
Assuma?! Ficar-lhe-ia bem!!!
_
Se houvesse efectivamente vontade politica e coerência, as barracas tinham diminuído! A Câmara ao contrário do que o senhor diz tem Poder e serviços de fiscalização: _
_
_
«O Decreto-Lei nº 310/2002 de 18 de Dezembro regula o regime jurídico do licenciamento e fiscalização pelas câmaras municipais de actividades que estavam anteriormente cometidas aos governos civis. No caso dos acampamentos ocasionais, estabelece o Artigo 18º que a sua realização fora dos locais adequados à prática do campismo e caravanismo, fica sujeita à obtenção de licença da câmara municipal. Diz ainda que o acampamento só pode ser licenciado se o dono do terreno tiver dado autorização expressa. Ao nível das sanções, o Artigo 47º estabelece uma coima de 150 a 200 euros para quem for apanhado a acampar sem licença.
A instrução dos processos compete às câmaras municipais e a aplicação das coimas é da competência do presidente do município. E, segundo estabelece o Artigo 50º, o produto das coimas constitui uma receita dos municípios, que têm também a competência da fiscalização»

ENTRE_SONS (21)

Patxi Andion - "Con toda la mar detrás"
(No programa Vozes de Abril da RTP, Coliseu dos Recreios, 2008)

sexta-feira, 3 de abril de 2009

"O OÁSIS"

Com frequência o presidente da câmara e o PS afirmam que a crise económica e social, que se agrava a cada dia, passa ao lado do concelho de Coruche, que em Coruche não há despedimentos como noutros concelhos do país, segundo os números do centro de emprego.
Insinuam que isso é mérito da sua politica.

É caso para perguntar:

Desconhece o PS e o presidente da câmara, as dezenas de trabalhadores que nos últimos meses não viram renovados os seus contractos de trabalho?

E que essa não renovação dos contratos corresponde na prática a despedimentos?

Mais grave ainda é que esses trabalhadores que “formalmente não foram despedidos”, não têm direito a subsídio de desemprego, em suma ficam sem trabalho e sem qualquer subsídio.

Dizer que a crise passa ao lado do concelho de Coruche no momento actual é o cúmulo do cinismo e da hipocrisia.

ESTES GOVERNANTES E ESTAS POLITICAS TÊM DE SER DERROTADAS

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Desaparecido em Combate!

Agrava-se a crise nos Bombeiros Municipais de Coruche. O comandante que era suposto regressar hoje de férias, não apareceu no quartel. Consta que se apresentará na próxima semana mas também se fala que estará de "malas aviadas".

(Voltarei ao assunto)

Onde o PS se mete destrói!!!

ENTRE_FOTOS (3)

(Manifestação de Operários Agrícolas, 1980)