"O que diferencia «uma mudança reformista» de «uma mudança não reformista» num regime político, é que no primeiro caso o poder continua fundamentalmente nas mãos da antiga classe dominante e que no segundo o poder passa das mãos dessa classe para uma nova."

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

E CADA VEZ SOMOS MAIS


E CADA VEZ SOMOS MAIS

Pela espora da opressão
pela carne maltratada
mantendo no coração
a esperança conquistada.

Por tanta sede de pão
que a água ficou vidrada
nos nossos olhos que estão
virados à madrugada.

Por sermos nós o Partido
Comunista e Português
por isso é que faz sentido
sermos mais de cada vez
Por estarmos sempre onde está
o povo trabalhador
pela diferença que há
entre o ódio e o amor.

Pela certeza que dá
o ferro que malha a dor
pelo aço da palavra
fúria fogo força flor
por este arado que lavra
um campo muito maior.

Por sermos nós a cantar
e a lutar em português
é que podemos gritar:
Somos mais de cada vez.

Por nós trazemos a boca
colada aos lábios do trigo
e por nunca acharmos pouca
a grande palavra amigo
é que a coragem nos toca
mesmo no auge do perigo
até que a voz fique rouca
e destrua o inimigo.

Por sermos nós a diferença
que torna os homens iguais
é que não há quem nos vença
cada vez seremos mais.

Por sermos nós a entrega
a mão que aperta outra mão
a ternura que nos chega
para parir um irmão.

Por sermos nós quem renega
o horror da solidão
por sermos nós quem se apega
ao suor do nosso chão
por sermos nós quem não cega
e vê mais clara a razão
é que somos o Partido
Comunista e Português
aonde só faz sentido
sermos mais de cada vez.

Quantos somos? Como somos?
novos e velhos: iguais.

Sendo o que nós sempre fomos
seremos cada vez mais!

Ary dos Santos

5 comentários:

Anónimo disse...

Que outro génio, poderia descrever-nos, desta maneira tão pura, tão sincera, tão sentimental, e verdadeira!
O Partido Comunista Português é um filão Cultural,e Revolucionário.
José Manangão

Anónimo disse...

JESUS em HAVANA

Fidel Castro recuperou da doença e com muita ajuda lá foi discursar
para mais de um milhão de cubanos na praça da revolução quando
surgiu uma luz vinda do céu que se aproximou de Fidel. Era Jesus Cristo.
Fidel ajoelhou-se e pediu-lhe perdão por ter duvidado da sua
existência devido ao Marxismo. Jesus segredou algo ao ouvido de
Fidel que se dirigiu ao microfone e disse ao público:
- Camaradas de revolução. Jesus Cristo sempre existe e quer dizer-lhes algo.
Então Jesus pegou no microfone e disse:
- Povo de Cuba, este homem com uma barba igual à minha, não vos deu
o pão do conhecimento igual ao meu?
E o povo exclamou:
- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Jesus disse:
- É certo que eu multipliquei o pão para matar a fome aos pobres!
Mas não é verdade que este homem inventou as senhas racionadas para
matar a fome dos pobres cubanos?
E o povo lá gritou:
- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Jesus disse:
E não é verdade que este homem construiu hospitais e clínicas para
curar os pobres como eu os curei com milagres?
E o povo entusiasmado gritou:
- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii.
Jesus disse:
E não é verdade que este homem espalhou educação e conhecimento
imposto ao povo, como eu eduquei os meus apóstolos?
E o povo excitado bramava:
- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Jesus disse:
- E não é verdade que sofreu muitas traições de camaradas de Miami,
como eu sofri a traição de Judas?
E o povo cada vez mais frenético, lá gritou:
- Sssiiiiiiiiiiiiiiiiii....
Então Jesus gritou:

- Então de que porra estão à espera para crucificarem este gajo?!?!

Anónimo disse...

Imparcial …
Muitos disparates provocatórios, percebo bem porque o Pedro não apaga isto, é um tesourinho deprimente este teu comentário, é o teu tesourinho, é a tua humilhação.

«Sendo o que nós sempre fomos
seremos cada vez mais!»

e para isso esteve a FESTA DO AVANTE PARA COMPROVAR! MUITA GENTE! MUITA JUVENTUDE e o melhor é que enganam-se aqueles que dizem que esta vem só pela música pelos concertos, a verdade é que estes estiveram muito presentes no comício, nos debates e nos seus aplausos. a pouco e pouco isto vai!

A Luta Continua!

Anónimo disse...

A palavra "imparcial" não se ajusta aos cobardes, que não se coibem de evocar Jesus Cristo, para ofenderem terceiros.
Não usem Jesus Cristo, siguam -lhe o exêmplo como faz o comandadnte FIDEL CASTRO!
Jose Manangão

Anónimo disse...

Quase quase melhor que o Ary, so o Neruda;)

Ao meu Partido

Deste-me a fraternidade para com o que não conheço.
Acrescentaste à minha a força de todos os que vivem.
Deste-me outra vez a pátria como se nascesse de novo.
Deste-me a liberdade que o solitário não tem.
Ensinaste-me a acender a bondade, como um fogo.
Deste-me a rectidão de que a árvore necessita.
Ensinaste-me a ver a unidade e a diversidade dos homens.
Mostraste-me como a dor de um indivíduo morre com a vitória de todos.
Ensinaste-me a dormir nas camas duras dos meus irmãos.
Fizeste-me edificar sobre a realidade como uma rocha.
Tornaste-me adversário do malvado e muro contra o frenético.
Fizeste-me ver a claridade do mundo e a possibilidade da alegria.
Tornaste-me indestrutível porque, graças a ti, não termino em mim mesmo.

Ao meu Partido - Pablo Neruda